Roger Waters: o Rock, a Sociedade e a Causa Palestina
Por Adriano Carlos Tardoque
Fonte: Blog Sonoro Panegírico
Postado em 29 de novembro de 2012
Ouvindo Pink Floyd eu não tive somente música para agradar aos ouvidos. Cada álbum que lançava, trouxe envolvido em peculiar engenharia musical, o retrato do período em que fora concebido, compondo um mosaico de existencialismo, crítica social e grito de manifesto. Tal estrutura, em grande parte, se deu pela atormentada e genial alma de Roger Waters, ex-líder, baixista e compositor da banda.
Afastado dos demais membros do grupo, partiu para a produção de discos solo, com as mesmas angústias que permeavam o mundo, desde o final dos anos 60 ao começo dos anos 80. Em 21 de julho de 1990, fez um monumental show em Berlin, na comemoração da queda do muro que dividiu como uma lâmina, o bom senso e a condição humana. Numa fusão de teatro, coral, orquestra e banda militar, somando a presença de diversos músicos de sucesso, realizou uma versão ao vivo do álbum The Wall (1979 - que ganhara incrível estética no cinema com o genial filme hononimo de Alan Parker, em 1982 - com roteiro do próprio Waters), considerado até hoje um dos marcos da história do rock e um dos maiores shows de todos os tempos.
3 de abril de 2012, estádio do Morumbi, São Paulo. Roger Waters já havia se apresentado dois dias antes, causando grande impressão para os fãs. No público, como é habitual, as gerações se alternavam nos espaços com sua ansiedade pulsante. Um grande aparato tecnológico, reproduz imagens antigas e contemporâneas, intercaladas com psicodelia, palavras de ordem, cenas do filme e em um muro que aos poucos vai sendo construído para, na apoteose do espetáculo, vir abaixo! Um porco inflável voador, um avião descontrolado que cai no palco e explosões pirotécnicas adornam as canções e completam o grande delírio coletivo. As execuções de "Mother", "Googbye Blue Sky", "Young Lust", e "Bring the boys back home" beiraram o inacreditável!
O mundo ainda tem muros insanos, como o que divide os povos de Israel e Palestina. Waters adotou a militância da causa dos palestinos (subjugados violentamente em suas terras) declarando a criação de um Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorrerá no Brasil com sua presença (texto que está na íntegra no link http://www.icarabe.org/noticias/roger-waters-anuncia-forum-social-palestina-livre). O rock, acusado de envelhecimento, pode ser considerado na verdade, um "velho" maduro e sábio. Melhor do que ninguém, soube e sabe olhar para a sociedade, dar-lhe a mão ou as costas, cantar para ela e gritar em sua direção. Em sua obra, Roger Waters fez com que eu entendesse que posso ser mais do que um tijolo no muro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
O músico veterano que acha que o Angine de Poitrine não faria sucesso sem as máscaras
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
Nicko McBrain compara sua música favorita do "The Book of Souls" com "Hallowed Be Thy Name"
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
Os dois namoros de Nando Reis com Marisa Monte contados através das parcerias musicais
A crítica ácida de Daniela Mercury ao hit "Anna Júlia", dos Los Hermanos

O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



