Roger Waters: o Rock, a Sociedade e a Causa Palestina
Por Adriano Carlos Tardoque
Fonte: Blog Sonoro Panegírico
Postado em 29 de novembro de 2012
Ouvindo Pink Floyd eu não tive somente música para agradar aos ouvidos. Cada álbum que lançava, trouxe envolvido em peculiar engenharia musical, o retrato do período em que fora concebido, compondo um mosaico de existencialismo, crítica social e grito de manifesto. Tal estrutura, em grande parte, se deu pela atormentada e genial alma de Roger Waters, ex-líder, baixista e compositor da banda.
Afastado dos demais membros do grupo, partiu para a produção de discos solo, com as mesmas angústias que permeavam o mundo, desde o final dos anos 60 ao começo dos anos 80. Em 21 de julho de 1990, fez um monumental show em Berlin, na comemoração da queda do muro que dividiu como uma lâmina, o bom senso e a condição humana. Numa fusão de teatro, coral, orquestra e banda militar, somando a presença de diversos músicos de sucesso, realizou uma versão ao vivo do álbum The Wall (1979 - que ganhara incrível estética no cinema com o genial filme hononimo de Alan Parker, em 1982 - com roteiro do próprio Waters), considerado até hoje um dos marcos da história do rock e um dos maiores shows de todos os tempos.
3 de abril de 2012, estádio do Morumbi, São Paulo. Roger Waters já havia se apresentado dois dias antes, causando grande impressão para os fãs. No público, como é habitual, as gerações se alternavam nos espaços com sua ansiedade pulsante. Um grande aparato tecnológico, reproduz imagens antigas e contemporâneas, intercaladas com psicodelia, palavras de ordem, cenas do filme e em um muro que aos poucos vai sendo construído para, na apoteose do espetáculo, vir abaixo! Um porco inflável voador, um avião descontrolado que cai no palco e explosões pirotécnicas adornam as canções e completam o grande delírio coletivo. As execuções de "Mother", "Googbye Blue Sky", "Young Lust", e "Bring the boys back home" beiraram o inacreditável!
O mundo ainda tem muros insanos, como o que divide os povos de Israel e Palestina. Waters adotou a militância da causa dos palestinos (subjugados violentamente em suas terras) declarando a criação de um Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorrerá no Brasil com sua presença (texto que está na íntegra no link http://www.icarabe.org/noticias/roger-waters-anuncia-forum-social-palestina-livre). O rock, acusado de envelhecimento, pode ser considerado na verdade, um "velho" maduro e sábio. Melhor do que ninguém, soube e sabe olhar para a sociedade, dar-lhe a mão ou as costas, cantar para ela e gritar em sua direção. Em sua obra, Roger Waters fez com que eu entendesse que posso ser mais do que um tijolo no muro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
O clipe do Marillion que nem mesmo os integrantes da banda entenderam; "Uma porcaria"
A coincidência macabra associada com o Talking Heads, mas a "culpa" era do Alice Cooper
A fabulosa música do Pink Floyd que David Gilmour jamais tocará ao vivo novamente
Porque Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, criou o British Lion e mora nas Bahamas
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk

Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
O hit do Pink Floyd que David Gilmour vetou na reunião com Roger Waters
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



