Minuto HM: os bateristas e suas obsessões
Por Alexandre BSide
Fonte: Minuto HM
Postado em 01 de outubro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Pisando numa área onde meu conhecimento é bastante limitado, afinal a bateria é um grande mistério que envolve um inexplicável senso de coordenação motora muito além do que posso entender, trago por aqui uma campanha publicitária da Sabian, grande marca de pratos para bateria, que envolve vídeos de seus mais conhecidos clientes, bateristas famosos e renomados em diversos gêneros musicais.
Até aí, muitos vão dizer, qual a novidade? Isso é senso comum entre todos os instrumentos, músicos de fama emprestando (e ganhando, é claro) seu prestígio para divulgar determinado modelo. A diferença, no entanto, é como essa campanha foi feita: o vídeo traz o tema obsessão e envolve, logicamente, um prato para cada instrumentista, como seu objeto de tal obsessão. Os bateristas que participam, no entanto, também trazem outros aspectos de suas vidas tidos como obsessivos. Longe de tentar fazer desse artigo uma espécie de violação da vida particular de cada um, ou uma espécie de "Revista Contigo" no Minuto HM, trago 2 exemplos constantes aqui no blog e suas excentricidades, pois essas tem direta relação com seus desenvolvimentos como músicos. E mais do que isso, momentos fantásticos de execução de seus instrumentos em detalhes.
O primeiro exemplo traz o espetacular Neil Peart conduzindo principalmente a música Subdivisions, do álbum Signals. A música dispensa comentários, está na categoria "Olimpo" do universo Rush. Neil explica sua relação com o prato de sua predileção obsessiva, um prato de condução de nome 22″ Paragon Ride, enquanto traz outras três paixões: viagens, motocicletas e livros. Seu modo de encarar as viagens, utilizando-se de motocicletas, fazem que o desgaste de inúmeras turnês passem a ser momentos agradáveis ao músico, não é segredo que Peart viaja à parte do restante da banda e crew. Por fim, seus livros nos ajudam a entender porquê as letras da banda são tão maravilhosas:
O segundo exemplo envolve o igualmente fantástico baterista Mike Portnoy. O baterista e co-fundador (e atual ex-baterista) do Dream Theater é conhecido por sua adoração por séries e filmes, além de colecionador de milhares de CDs e música em outros formatos. A coisa aqui pode ser até objeto de estudo de profissionais da área que envolva a mente humana, como psicólogos ou psicanalistas, pois algum tipo de patologia pode ser até avaliado na obsessão de Portnoy por suas coleções, que também envolvem revistas de sua predileção. O momento musical mais interessante, no entanto, está quase ao fim do vídeo, onde Mike mostra algumas de suas baterias, inclusive as que fizeram parte de três de seus tributos. São réplicas de instrumentos de determinadas épocas de alguns de seus heróis, John Bonham (Led Zeppelin), Keith Moon (The Who) e o outro obsessivo deste post, Neil Peart. No meio disso tudo, Mike Portnoy fala de seu prato signature, o Max Stax, uma espécie de prato 2 em 1, que mistura efeitos de um "China Cymball" com uma espécie de prato percursivo. Mas nessa área, eu não me arrisco muito mais do que isso, e peço a ajuda dos especialistas que habitam o blog:
Por fim, há diversos outros bateristas no site da Sabian trazendo seus pratos de obsessão e outras atividades obsessivas. Estas envolvendo momentos familiares ou predileção por determinados carros, por exemplo. Quem tiver interesse, pode dar um pulo no site oficial da marca de pratos e dar uma checada.
E eu vou ficando por aqui, aguardando os sempre valorosos comentários, se possível, no post da matéria original abaixo.
http://minutohm.com/2012/09/30/bateristas-e-suas-obsessoes/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Anthrax divulga vídeo de "Everybody's Got a Plan", faixa de seu próximo álbum
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
O motivo que levou Marcelo Nova a nunca ter ido ao programa de Chacrinha
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O álbum de Ozzy que quase não saiu por atitude fedorenta: "Ficávamos engasgando com o cheiro"
As duas bandas do rock nacional que Humberto Gessinger criticou por falta de propósito
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida



Baixista do Napalm Death afirma que Rush é uma de suas bandas preferidas
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A música do Rush que virou um pesadelo para Geddy Lee
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
O álbum dos anos 60 que Neil Peart disse reunir tudo o que amava na música
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



