Minuto HM: os bateristas e suas obsessões

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre BSide, Fonte: Minuto HM, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Pisando numa área onde meu conhecimento é bastante limitado, afinal a bateria é um grande mistério que envolve um inexplicável senso de coordenação motora muito além do que posso entender, trago por aqui uma campanha publicitária da Sabian, grande marca de pratos para bateria, que envolve vídeos de seus mais conhecidos clientes, bateristas famosos e renomados em diversos gêneros musicais.

2169 acessosRush: em trailer de novo filme de Steven Spielberg5000 acessosRolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal

Até aí, muitos vão dizer, qual a novidade? Isso é senso comum entre todos os instrumentos, músicos de fama emprestando (e ganhando, é claro) seu prestígio para divulgar determinado modelo. A diferença, no entanto, é como essa campanha foi feita: o vídeo traz o tema obsessão e envolve, logicamente, um prato para cada instrumentista, como seu objeto de tal obsessão. Os bateristas que participam, no entanto, também trazem outros aspectos de suas vidas tidos como obsessivos. Longe de tentar fazer desse artigo uma espécie de violação da vida particular de cada um, ou uma espécie de “Revista Contigo” no Minuto HM, trago 2 exemplos constantes aqui no blog e suas excentricidades, pois essas tem direta relação com seus desenvolvimentos como músicos. E mais do que isso, momentos fantásticos de execução de seus instrumentos em detalhes.

O primeiro exemplo traz o espetacular Neil Peart conduzindo principalmente a música Subdivisions, do álbum Signals. A música dispensa comentários, está na categoria “Olimpo” do universo Rush. Neil explica sua relação com o prato de sua predileção obsessiva, um prato de condução de nome 22″ Paragon Ride, enquanto traz outras três paixões: viagens, motocicletas e livros. Seu modo de encarar as viagens, utilizando-se de motocicletas, fazem que o desgaste de inúmeras turnês passem a ser momentos agradáveis ao músico, não é segredo que Peart viaja à parte do restante da banda e crew. Por fim, seus livros nos ajudam a entender porquê as letras da banda são tão maravilhosas:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O segundo exemplo envolve o igualmente fantástico baterista Mike Portnoy. O baterista e co-fundador (e atual ex-baterista) do Dream Theater é conhecido por sua adoração por séries e filmes, além de colecionador de milhares de CDs e música em outros formatos. A coisa aqui pode ser até objeto de estudo de profissionais da área que envolva a mente humana, como psicólogos ou psicanalistas, pois algum tipo de patologia pode ser até avaliado na obsessão de Portnoy por suas coleções, que também envolvem revistas de sua predileção. O momento musical mais interessante, no entanto, está quase ao fim do vídeo, onde Mike mostra algumas de suas baterias, inclusive as que fizeram parte de três de seus tributos. São réplicas de instrumentos de determinadas épocas de alguns de seus heróis, John Bonham (Led Zeppelin), Keith Moon (The Who) e o outro obsessivo deste post, Neil Peart. No meio disso tudo, Mike Portnoy fala de seu prato signature, o Max Stax, uma espécie de prato 2 em 1, que mistura efeitos de um “China Cymball” com uma espécie de prato percursivo. Mas nessa área, eu não me arrisco muito mais do que isso, e peço a ajuda dos especialistas que habitam o blog:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por fim, há diversos outros bateristas no site da Sabian trazendo seus pratos de obsessão e outras atividades obsessivas. Estas envolvendo momentos familiares ou predileção por determinados carros, por exemplo. Quem tiver interesse, pode dar um pulo no site oficial da marca de pratos e dar uma checada.

E eu vou ficando por aqui, aguardando os sempre valorosos comentários, se possível, no post da matéria original abaixo.

http://minutohm.com/2012/09/30/bateristas-e-suas-obsessoes/...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

RushRush
Capivaras de zoológico em Toronto ganham nome do trio

2169 acessosRush: em trailer de novo filme de Steven Spielberg272 acessosAvery Molek: medley de Rush na bateria aos 10 anos de idade487 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rush"

RushRush
"Subdivisions", obra prima do trio que vale por dez

Hard RockHard Rock
As 25 melhores músicas acústicas do gênero

GuitarristasGuitarristas
Os 10 músicos mais subestimados de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"0 acessosTodas as matérias sobre "Mike Portnoy"

Rolling StoneRolling Stone
As 10 melhores bandas de Heavy Metal

Edu FalaschiEdu Falaschi
Os dez vocalistas brasileiros preferidos dele

MotorheadMotorhead
A gafe nazista de Lemmy em Nuremberg

5000 acessosThe Voice Kids: até Brian May ficou impressionado com brasileiro5000 acessosSlash: explicando como foi seu primeiro contato com Justin Bieber5000 acessosKurt Cobain e Layne Staley: a coincidência de suas mortes5000 acessosLinkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a banda5000 acessosRachel Sheherazade: cantando Iron Maiden com o Ultraje A Rigor no The Noite5000 acessosFotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith

Sobre Alexandre BSide

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online