Of The Archaengel
Por Emanuel Seagal
Fonte: Of The Archaengel
Postado em 19 de agosto de 2009
O nome OF THE ARCHAENGEL (em inglês Archangel) faz referência ao conceito ocultista da dualidade entre luz e sombras sendo Arcanjo uma "patente hierarquica que pode ser atribuída igualmente a entidades superiores ou inferiores".
Até o ano de 2001, a banda formada pelo então guitarrista Alex Rodrigues atendia pelo nome de LETHAL CURSE e alcançava a marca de 11 anos de atividades contando com reconhecimento de âmbito nacional na comunidade metal underground fruto da seriedade e profissionalismo de seu trabalho durante estes anos.
Desde o inicio, na cinzenta cidade de S.Paulo em 1992 e com um line-up de "power-trio", a banda já dava indícios de sua disposição em trilhar caminhos pouco convencionais e de estar à frente de seu tempo.
Em sua única demo tape "Return To Obscurity" de 1992 a banda deixava sua marca no underground local trazendo o que era convencionalmente chamado a está altura de doom metal junto à típica sonoridade do death metal Brasileiro oitentista, gerando incompreensão juntamente com o mérito de ser um dos pioneiros na execução deste gênero no Brasil.
Participam da primeira coletânea em CD lançada no pais com bandas de heavy metal "The Winds Of A New Millennium I" em 1995, e alcançam seu "full lenght" intitulado "Rape The Innocence" em 1998 quando a tradicional gravadora Cogumelo Records (Sepultura, Sarcófago) assina a banda convencida de seu potencial, ano este onde a banda enfrentam sua primeira mudança de formação com a saída do baterista e co-fundador F. Stocco que dá lugar a Pedro Alzaga e a Paulo Moura marcando o inicio da adição de teclados na sonoridade do grupo e a sua formação como quarteto.
Percorrem posteriormente os principais clubes underground locais promovendo este álbum até 1999 destacando-se a notória turnê conjunta com a banda grega Rotting Christ de 1998, um fato de caráter histórico visto ser a primeira banda de black metal (como é reconhecido atualmente) a tocar no Brasil deste a longínqua passagem do Venom em 1985 ( ! ) proporcionando ao então LETHAL CURSE a oportunidade de levar o seu nome à audiências significativas.
Ainda em 1999 participam com a faixa "Everlasting Alone" da coletânea Belga "Sometimes Death is Better" (Shiver Records) e em 2000 de "Tribute to Sarcófago" ( onde participam ainda bandas de renome mundial como Satyricon, Impaled Nazarene, entre outros )
2001 marca o inicio da movimentação de Alex Rodrigues (Guitarras) Paulo Moura (Guitarra/Teclado) e Pedro Alzaga (Bateria) para numa visão expansiva corajosamente eliminar a sombra das influencias musicais diretas do grupo em prol do desejo genuíno de construir seu próprio som e levar a sua sonoridade para um novo e mais amplo patamar ainda que perpetuando sua forma densa de compor. Uma busca por alma musical levada ao seu nível mais sincero e verdadeiro!
Estas mudanças culminam em uma segunda mudança de formação e põem a carreira do grupo em risco com os postos de baixista e vocalista ficando sem substitutos até o final do ano de 2002.
Neste período a banda investe toda a sua energia reinventando a si mesmo criativamente, e com a entrada do novo vocalista A."Laurence" Funes registra suas novas composições que posteriormente tornaram-se a promo/demo "The Dante´s Children Extravagance" divulgada a partir de 2005, quando o jovem Lucas Barone (Baixo) une-se ao já rebatizado OF THE ARCHAENGEL nome escolhido para refletir a rica e ocultista temática lírica desenvolvida pelo agora quinteto.
2006 chega juntamente com uma nova e inesperada mudança de formação: a saída do vocalista A."Laurence" Funes que coloca a banda vitima de seus próprios diferenciais, limitando sua existência aos estúdios até o primeiro semestre de 2008, quando recuperam seu entusiasmo após despertar o interesse do selo Sleaszy Rider Records, e iniciam as negociações para o lançamento de um novo álbum com ampla distribuição mundial.
A obstinação por readquirir seu status de banda de estrada leva Alex Rodrigues a assumir o posto de vocalista para as apresentações ao vivo do grupo, e para seu lugar é recrutado Kleber Fabianni (Ex-Harppia) para as guitarras, formação com a qual o OF THE ARCHAENGEL realizou recentemente shows de pré-lançamento de seu álbum vindouro "The Extraphysicallia" em sua terra Natal ao lado dos altamente respeitáveis Paradise Lost e Opeth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps