Of The Archaengel
Por Emanuel Seagal
Fonte: Of The Archaengel
Postado em 19 de agosto de 2009
O nome OF THE ARCHAENGEL (em inglês Archangel) faz referência ao conceito ocultista da dualidade entre luz e sombras sendo Arcanjo uma "patente hierarquica que pode ser atribuída igualmente a entidades superiores ou inferiores".
Até o ano de 2001, a banda formada pelo então guitarrista Alex Rodrigues atendia pelo nome de LETHAL CURSE e alcançava a marca de 11 anos de atividades contando com reconhecimento de âmbito nacional na comunidade metal underground fruto da seriedade e profissionalismo de seu trabalho durante estes anos.
Desde o inicio, na cinzenta cidade de S.Paulo em 1992 e com um line-up de "power-trio", a banda já dava indícios de sua disposição em trilhar caminhos pouco convencionais e de estar à frente de seu tempo.
Em sua única demo tape "Return To Obscurity" de 1992 a banda deixava sua marca no underground local trazendo o que era convencionalmente chamado a está altura de doom metal junto à típica sonoridade do death metal Brasileiro oitentista, gerando incompreensão juntamente com o mérito de ser um dos pioneiros na execução deste gênero no Brasil.
Participam da primeira coletânea em CD lançada no pais com bandas de heavy metal "The Winds Of A New Millennium I" em 1995, e alcançam seu "full lenght" intitulado "Rape The Innocence" em 1998 quando a tradicional gravadora Cogumelo Records (Sepultura, Sarcófago) assina a banda convencida de seu potencial, ano este onde a banda enfrentam sua primeira mudança de formação com a saída do baterista e co-fundador F. Stocco que dá lugar a Pedro Alzaga e a Paulo Moura marcando o inicio da adição de teclados na sonoridade do grupo e a sua formação como quarteto.
Percorrem posteriormente os principais clubes underground locais promovendo este álbum até 1999 destacando-se a notória turnê conjunta com a banda grega Rotting Christ de 1998, um fato de caráter histórico visto ser a primeira banda de black metal (como é reconhecido atualmente) a tocar no Brasil deste a longínqua passagem do Venom em 1985 ( ! ) proporcionando ao então LETHAL CURSE a oportunidade de levar o seu nome à audiências significativas.
Ainda em 1999 participam com a faixa "Everlasting Alone" da coletânea Belga "Sometimes Death is Better" (Shiver Records) e em 2000 de "Tribute to Sarcófago" ( onde participam ainda bandas de renome mundial como Satyricon, Impaled Nazarene, entre outros )
2001 marca o inicio da movimentação de Alex Rodrigues (Guitarras) Paulo Moura (Guitarra/Teclado) e Pedro Alzaga (Bateria) para numa visão expansiva corajosamente eliminar a sombra das influencias musicais diretas do grupo em prol do desejo genuíno de construir seu próprio som e levar a sua sonoridade para um novo e mais amplo patamar ainda que perpetuando sua forma densa de compor. Uma busca por alma musical levada ao seu nível mais sincero e verdadeiro!
Estas mudanças culminam em uma segunda mudança de formação e põem a carreira do grupo em risco com os postos de baixista e vocalista ficando sem substitutos até o final do ano de 2002.
Neste período a banda investe toda a sua energia reinventando a si mesmo criativamente, e com a entrada do novo vocalista A."Laurence" Funes registra suas novas composições que posteriormente tornaram-se a promo/demo "The Dante´s Children Extravagance" divulgada a partir de 2005, quando o jovem Lucas Barone (Baixo) une-se ao já rebatizado OF THE ARCHAENGEL nome escolhido para refletir a rica e ocultista temática lírica desenvolvida pelo agora quinteto.
2006 chega juntamente com uma nova e inesperada mudança de formação: a saída do vocalista A."Laurence" Funes que coloca a banda vitima de seus próprios diferenciais, limitando sua existência aos estúdios até o primeiro semestre de 2008, quando recuperam seu entusiasmo após despertar o interesse do selo Sleaszy Rider Records, e iniciam as negociações para o lançamento de um novo álbum com ampla distribuição mundial.
A obstinação por readquirir seu status de banda de estrada leva Alex Rodrigues a assumir o posto de vocalista para as apresentações ao vivo do grupo, e para seu lugar é recrutado Kleber Fabianni (Ex-Harppia) para as guitarras, formação com a qual o OF THE ARCHAENGEL realizou recentemente shows de pré-lançamento de seu álbum vindouro "The Extraphysicallia" em sua terra Natal ao lado dos altamente respeitáveis Paradise Lost e Opeth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Cheio de humildade, Brian May fala sobre guitarristas que considera melhores que ele
John Lennon ficou decepcionado com solo de guitarra feito por Eric Clapton em sua canção
David Gilmour elege os dois piores álbuns do Pink Floyd


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



