Catamenia
Por Por Nataly Keifer
Postado em 17 de dezembro de 2006
O Catamenia é mais uma banda de destaque da Finlândia. Apesar de ainda não ser tão conhecida aqui no Brasil, fazem muito sucesso na cena Black Metal em toda a Europa.
Lançaram álbuns de muita qualidade, músicas bem pesadas e ao mesmo tempo melódicas, com muita originalidade.
A banda foi fundada em 1995, pelos membros Riku Hopeakoski (guitarra e teclados) e Mika Tönning (vocais), em Oulu. Conseguiu seu primeiro contrato com a gravadora Massacre Records, e logo após veio a divulgação da Demo-Tape "Winds", em 1997.
No ano seguinte, o grupo lançou seu primeiro álbum, o "Halls of Frozen North", dando início a uma saga de quatro trabalhos de estúdio, onde cada tema era ligado ao outro por algum fato da história de cada álbum.
O segundo álbum foi lançado em 1999, o excelente "Morning Crimson", quando conseguiram destaque entre as grandes bandas de Black Metal na Europa.
Após esse álbum o Catamenia sofreu algumas mudanças em seu line-up. Saiu o guitarrista Sampo Ukkola e o baterista Toni Tervo, e foram substituídos por Ari Nissilä e o drummer Sir Luttinen (Black League). Mas essa formação só durou ás gravações do terceiro álbum, chamado "Eternal Winter's Prophecy". Depois, o batera Sir Luttinen e a tecladista Heidi Riihinen resolveram deixar a banda.
Em 2002, com a participação do baterista Janne Kusmin (Kalmah), e os teclados nas mãos de Riku Hopeakoski, o grupo volta destruindo tudo, com o seu mais forte álbum de estúdio, "Eskhata" (altamente recomendado!!).
Mais dois ótimos álbuns foram lançados, o "ChaosBorn", também considerado um dos melhores trabalhos da banda, com destaque na música "Calm Before the Storm ", e o álbum mais recente "Winternight Tragedies", que para NÃO variar, é mais uma perfeição.
O Catamenia continua com as gravações e pretendem vir ao Brasil, pela primeira vez, o mais breve possível, e assim poder desvendar, pessoalmente, todos os segredos que fazem deles uma das maiores bandas de Black Metal Melódico ‘from Finland’!
Website: www.catamenia.net
Formação atual:
Riku Hopeakoski - Guitarra e vocais
O.J. Mustonen - Vocais
Ari Nissilä - Guitarra e Vocais Limpos
Toni Kansanoja - Baixo
Tero Nevala - Teclado
Veikko Jumisko – Bateria
Músicas recomendadas:
Kuolon Tanssi
The Fear's Shadow
Calm Before the Storm
Verikansa
My blood stained path
Ice Over.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A facada no coração que deu origem ao maior hino alternativo do Reino Unido
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper
Bumblefoot diz que seu pior show com o Guns N' Roses foi no RIR
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



