Dave Pirner
Por Alexandre Luzardo
Postado em 25 de junho de 2006
Originalmente publicada no site Dying Days
Em 2002, após completar 20 anos de Soul Asylum, Dave Pirner lança no mercado seu primero álbum solo, Faces And Names. A idéia do disco saiu meio sem querer, mas na verdade não é a primeira atividade de Pirner longe de seus colegas de banda.
O mais notório dos projetos extra-Soul Asylum foi a participação na Backbeat Band em 1993, supergrupo montado para a trilha sonora do filme de mesmo nome (saiba mais aqui). Dave também colaborou com diversos outros artistas, entre eles Paul Westerberg, Mike Watt, Victoria Williams e o Golden Smog, projeto paralelo de seu colega de Soul Asylum Dan Murphy. Pirner também tocou bateria por um tempo na banda O'Jeez, de Minneapolis, que se apresentava em bares locais com repertório de covers, sem jamais lançar qualquer registro gravado.
Por volta de 1999, o Soul Asylum deixa a gravadora Columbia e inicia um longo período de atividades apenas esporádicas. Dave se muda para New Orleans, o chamado berço do jazz. Segundo o que disse em entrevistas, Dave estava procurando um ambiente onde pudesse viver mais próximo à música e nenhum lugar é melhor para isso do que New Orleans. E foi justamente esse ambiente que proporcionou a gravação de seu álbum solo.
Pirner tinha algumas músicas compostas (em geral músicas que não encaixavam no repertório do Soul Asylum) e soube que um velho estúdio onde gostava de ensaiar seria fechado. Disposto a aproveitar as últimas semanas em que o estúdio estaria funcionando, Pirner juntou uma turma talentosa de músicos locais para fazer um último registro no velho estúdio, a um custo bastante baixo. O resultado foi Faces And Names, álbum de forte influência de r&b, soul music e jazz.
Com o álbum pronto, Dave fechou com a pequena gravadora Ultimatum Music, que colocou o disco nas lojas em Julho de 2002. Algumas apresentações solo se seguiram e foi só, Dave retornou ao Soul Asylum ainda sem planos de uma segunda empreitada solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
A banda que obrigou o Jethro Tull a buscar um som mais original



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


