Perfect Circle
Por Mariana Korberg
Postado em 06 de abril de 2006
O A Perfect Circle tomou forma quando Billy Howerdel, músico de estúdio e técnico de guitarras (que trabalhou com Tool, Smashing Pumpkins e Fishbone), gravou demos de canções incompletas, a fim de reunir pessoas interessadas em seu trabalho para preenchê-lo. Ele encontrou a baixista/violinista Paz Lenchantin, que criava trilhas sonoras para filmes e seriados de ficção científica (X-Files, por exemplo), e que já havia tocado em algumas bandas, entre elas The Martinis, banda do ex-Pixies Joey Santiago.
Logo, Maynard James Keenan, vocalista do Tool, se mostrou muito interessado pelo trabalho de Howerdel, que o havia conhecido durante as sessões de gravação de Aenima, do Tool. Howerdel se absteve no início, pelo fato de Maynard já ser comprometido com uma banda concreta, e Billy disse que queria um vocal feminino para suas composições. Ele na verdade não queria que sua banda soasse como o Tool. Mas, sendo que o Tool estava em animação suspensa devido a uma briga contratual com sua gravadora, Maynard instantaneamente se juntou a Howerdel e Paz.
Danny Lohner, baixista do Nine Inch Nails, se uniu ao grupo como guitarrista, e eles logo começaram a "juntar as peças" do trabalho de Howerdel. Mas Lohner não encontraria tempo disponível para ser um membro ativo no grupo, cedendo seu posto a Troy Van Leeuwen, guitarrista do Failure. Tim Alexander (ex-Primus e atual Laundry) colaborou como baterista nos ensaios, mas apenas quando Josh Freese (ex-Vandals, Devo e Guns 'n' Roses) não pôde estar presente. O grupo assumiu o nome de A Perfect Circle, tocando sets de 7 ou 5 músicas em alguns shows beneficientes, fazendo um "rodízio" entre Tim Alexander e Josh Freese.
Com a formação estabilizada, o A Perfect Circle começou o processo de gravação de Mer De Noms, lançado em 2000 pela Virgin Records. Durante a gravação e após o lançamento oficial do álbum, a banda abriu vários shows do Nine Inch Nails. A partir desta turnê, Maynard passou a usar uma peruca de fios castanhos ou louros, para diferenciar sua postura no palco do Tool e do A Perfect Circle, servindo também para se disfarçar dos seus fiéis adoradores que poderiam atrapalhar o crescimento do A Perfect Circle pelos seus próprios méritos.
O álbum de estréia do A Perfect Circle é muito bem produzido, com músicas que podem remeter a um encontro entre o Alice in Chains (na fase Tripod), Tool e Nine Inch Nails, com riffs mais pesados minimalizados pelas texturas sombrias e artificiais de algumas faixas. Mas artificial não quer dizer que o álbum soa falso! Comparado ao Tool, o A Perfect Circle soa mais objetivo, mas sem ser óbvio demais. Com certeza um dos melhores álbuns de bandas da atualidade. Destaque para "The Hollow", "Judith", "3 Libras", "Sleeping Beauty", "Rose" e "Thinking Of You".
Com Mer De Noms lançado, o single de trabalho escolhido foi "Judith". A banda foi conquistando notoriedade em vários lugares, e o "disfarce" de Maynard já não surtia o efeito esperado. Mesmo assim, ele continuou com esta maneira de separar o que ele era no Tool (cru, subjetivo e puramente artístico) e do que ele representava para o A Perfect Circle (um rockstar mais glamouroso e com um certo apelo sexual).
Mesmo com as acusações de satanismo/ateísmo das letras do grupo, sua populariedade crescia a cada apresentação, tocando em programas de TV como Tonight Show de Jay Leno, Late Show de David Letterman e o programa de Craig Killborn. A banda não se pronunciava diretamente se tinha uma ideologia satanista em suas letras, e quando indagado sobre o teor de "Judith", Maynard apenas dizia: "É uma música sobre fé cega. Não é exatamente para o Deus cristão, e sim para qualquer tipo de deus."
A banda ainda lança singles de "3 Libras" (com um belíssimo videoclipe) e "The Hollow", enquanto participa de milhares de turnês até meados de 2001, agora como ato principal de shows e festivais.
Terminadas as datas agendadas, o A Perfect Circle se encontra parado e seus membros partem para outros projetos: Maynard volta a gravar e excursionar com o Tool, após o lançamento de "Lateralus". Billy Howerdel faz algumas apresentações como convidado e produtor/engenheiro de som do Abandoned Pools, enquanto grava algum material solo. Troy Van Leeuwen monta o The Enemy (onde é o compositor principal), e excursiona com o Queens Of The Stone Age como músico de apoio. Josh Freese lança seu disco entitulado "The Notorious One Man Orgy", onde gravou a maioria dos instrumentos. Paz Lenchantin lança de maneira independente "Yellow My Sky Captain", coletânea de músicas que ela compôs desde a adolescência, e participa de projetos como a banda de seu irmão (Big Milk), Camerata Tango, Firecrasher (com Melissa Auf Der Maur), e por fim, a nova banda de Billy Corg.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
David Reece se reunirá com o Accept para dois shows na Europa
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
O emprego inusitado de Michael Sweet depois que o Stryper foi à falência
Qual é o pior álbum dos Rolling Stones? Não há consenso sobre os maiores fracassos
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Queen - Brian May confessa até hoje sofrer com a síndrome do impostor "o tempo todo"
O "maldito" estilo musical latino que Timo Tolkki detesta por vulgarizar mulheres
João Gordo questiona Yves: "Como você aguentou trocar Viper pelo pop do Capital Inicial?"

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



