Buzzcocks
Por Vanessa Felipetto
Postado em 06 de abril de 2006
Falar bem de Buzzcocks é redundância. Originários de Manchester, os Buzzcocks são integrantes da primeira onda punk em 77, na Inglaterra, juntamente com os Sex Pistols e The Clash, porém com uma proposta musical dissociada da política. O que eles queriam mesmo era farra, e conseqüentemente, falar de desencontros e encontros amorosos como ninguém. É também considerada a primeira banda a lançar o primeiro selo próprio, o "New Hormones".
Lançam dois álbuns em 78, o "Another music in a different kitchen" e o "Love Bites". O primeiro já nascia com clássicos como "I don’t mind", "Autonomy", "16", "Fast cars", e outras. O "Love Bites" trazia marcas registradas como "Ever fallen in Love (with someone you shouldn’t’ve)", e outras como "Real world", "E.S.P", "Nothing left", e "Just lust", que integraria o futuro "Singles going steady". Em 79, lançam "A different kind of tension" com pérolas "buzzcocknianas" como "You say you don’t love me", "I don’t know what to do with my life" e "I believe" e ainda em 79, lançam o clássico dos clássicos, o "Singles going steady", uma coletânea, porém, apenas com 4 músicas de álbuns anteriores.
No início de 80, quando já estavam bem reconhecidos, param, mas retornam no final de 80 com o álbum "Many Parts". Lançam ainda uma coletânea em 91, o "Operator’s Manual", e o "Trade Test Transmissions", de 1993. Em 1996, viria o "All Set", e em 99 o "Modern".
Firme, forte e honesto até hoje, os Buzzcocks lançam em 2003 o álbum intitulado apenas "Buzzcocks", com Shelley assinando 7 músicas (duas delas com Howard Devoto, vocalista da formação original dos Buzzcocks, mas que logo saiu, deixando espaço livre para Shelley, que assumiria de vez os vocais e a guitarra), e Diggle assinando 5 delas. O álbum foi lançado pela Merge Records e trazido ao Brasil pela Trama. O álbum abre com "Jerk", com solos bem agudos, marca registrada dos Buzzcocks, "Wake up call", com contrabaixo bem trabalhado, "Friends" que é muito semelhante à "19th nervous breakdown" dos Stones, a bela "Sick city Sometimes" cantada por Steve Diggle, "Certain move", a regravação "Lester Sands", "Up for the crack", e a fantástica "Useless", com "solinhos" que não saem da cabeça. Destaque maior para as já citadas "Friends", "Sick city Sometimes" e "Useless". Na letra de "Jerk", percebe-se que o Buzzcocks do início ainda está lá, com a mesma inspiração nas letras e na musicalidade.
Os Buzzcocks já aportaram pelo Brasil algumas vezes, sendo a última delas em 2001. Talvez em 2004 apareçam por aqui para mostrar o novo trabalho. Obviamente, o álbum não é lá um "Singles going Steady", mas isso realmente não importa, mesmo porque voltar às raízes e soar como novo não é fácil, mas também não é impossível para os Buzzcocks, que mostram muita vitalidade, energia e muito bom gosto neste álbum. E viva os Reis!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler
"Já fui chamada de Barbie do metal, mas não dou a mínima", diz Simone Simons
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



