Clamus
Postado em 06 de abril de 2006
Release-Oficial
Formada em março de 1999, a banda cearense Clamus já passou por várias modificações em sua formação, as quais foram responsáveis por consideráveis mudanças tanto em sua ideologia quanto musicalidade. Dentre suas apresentações em vários eventos ligados ao Underground na cidade de Fortaleza, destacam-se a participação nas três edições do ForCaos – importante festival cearense organizado pela ACR que ocorre anualmente envolvendo bandas locais e de todo o Brasil – e na abertura do show da banda gaúcha Krisiun de Brutal/Death Metal.
Contando inicialmente com Lucas Gurgel e Joaquim Cardoso nas guitarras e vocais, Rodrigo Rocha no baixo, Wilker D'Angelo na bateria, e aliando um vocal agressivo/melódico a outro gutural, a banda decide, após algumas apresentações, concentrar-se nos ensaios para entrar em estúdio e gravar seu primeiro trabalho.
Em meados de novembro de 1999 e já em fase final de gravação, Rodrigo Rocha sai da banda sendo substituído por Carlos James (ex-Blood Laced Misery) que também assume os vocais. O material auto-intitulado com quatro faixas de puro Heavy/Thrash Metal cujos temas socio-comportamentais, econômicos e religiosos expressam o lado crítico dos integrantes, foi amplamente divulgado em fanzines, lojas, shows na cidade e no interior do estado. Valendo ressaltar o Araturí Fest 2000, a II Mostra de Bandas de Rock do Ceará no Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, o festival "Brasil: com o Rock são outros 500" e o 2º ForCaos. Estes dois últimos com uma cobertura da revista especializada Rock Brigade.
Após a boa repercussão de seu primeiro trabalho, tanto por adoradores do estilo quanto pela mídia especializada, a banda é convidada a participar da coletânea "Chaos Compilation" na qual participaram nove bandas de todo o Brasil. Contudo, por motivos pessoais, em meados de outubro de 2000, Wilker D'Angelo também deixa a banda, fazendo com que o Clamus parasse suas atividades por algumas semanas em busca de um novo baterista. Após alguns testes, quem assume as baquetas é o veterano Clerton Holanda (ex-Cerberus).
Ainda divulgando seu material, a banda segue seus shows pela cidade de Fortaleza. Com o tempo surge a necessidade de divulgar novas influências e composições, e ao início do mês de abril de 2001, o Clamus entra em estúdio para gravar aquele que sucede seu primeiro trabalho. Com uma maior maturidade musical os integrantes reúnem seis composições coesas , mais influenciadas pelo Thrash/Death Metal, em um bem produzido EP intitulado "II"; contando assim como no primeiro trabalho, com letras em inglês, português e francês, mas diferenciando-se por apresentar agora três vocalistas.
O lançamento de "II" proporcionou à Banda importantes participações em festivais nordestinos nas cidades de Teresina, Mossoró e Natal, e em 2002 participam da Coletânea "Warriors of the Morbid Moon" promovida pelo selo Moondo Records.
De formação estabilizada e com uma maior maturidade musical, o Clamus entra em estúdio em meados de 2004 para a gravação de seu debut-CD. Intitulado "Influences", o registro é lançado em maio de 2005 permeado de uma técnica, peso e agressividade característicos da Banda. Atualmente em fase de divulgação de "Influences" o Clamus planeja uma tour brasileira para a promoção massiva de seu álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O hit da Legião Urbana vetado por trocadilho genial que integrante não concordava
O hit da época de Ricardo Confessori que Aquiles Priester só entendeu como toca em 2023
O álbum mais completo do Pink Floyd na opinião de David Gilmour; "É subestimado por alguns"


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers



