Clamus
Postado em 06 de abril de 2006
Release-Oficial
Formada em março de 1999, a banda cearense Clamus já passou por várias modificações em sua formação, as quais foram responsáveis por consideráveis mudanças tanto em sua ideologia quanto musicalidade. Dentre suas apresentações em vários eventos ligados ao Underground na cidade de Fortaleza, destacam-se a participação nas três edições do ForCaos – importante festival cearense organizado pela ACR que ocorre anualmente envolvendo bandas locais e de todo o Brasil – e na abertura do show da banda gaúcha Krisiun de Brutal/Death Metal.
Contando inicialmente com Lucas Gurgel e Joaquim Cardoso nas guitarras e vocais, Rodrigo Rocha no baixo, Wilker D'Angelo na bateria, e aliando um vocal agressivo/melódico a outro gutural, a banda decide, após algumas apresentações, concentrar-se nos ensaios para entrar em estúdio e gravar seu primeiro trabalho.
Em meados de novembro de 1999 e já em fase final de gravação, Rodrigo Rocha sai da banda sendo substituído por Carlos James (ex-Blood Laced Misery) que também assume os vocais. O material auto-intitulado com quatro faixas de puro Heavy/Thrash Metal cujos temas socio-comportamentais, econômicos e religiosos expressam o lado crítico dos integrantes, foi amplamente divulgado em fanzines, lojas, shows na cidade e no interior do estado. Valendo ressaltar o Araturí Fest 2000, a II Mostra de Bandas de Rock do Ceará no Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, o festival "Brasil: com o Rock são outros 500" e o 2º ForCaos. Estes dois últimos com uma cobertura da revista especializada Rock Brigade.
Após a boa repercussão de seu primeiro trabalho, tanto por adoradores do estilo quanto pela mídia especializada, a banda é convidada a participar da coletânea "Chaos Compilation" na qual participaram nove bandas de todo o Brasil. Contudo, por motivos pessoais, em meados de outubro de 2000, Wilker D'Angelo também deixa a banda, fazendo com que o Clamus parasse suas atividades por algumas semanas em busca de um novo baterista. Após alguns testes, quem assume as baquetas é o veterano Clerton Holanda (ex-Cerberus).
Ainda divulgando seu material, a banda segue seus shows pela cidade de Fortaleza. Com o tempo surge a necessidade de divulgar novas influências e composições, e ao início do mês de abril de 2001, o Clamus entra em estúdio para gravar aquele que sucede seu primeiro trabalho. Com uma maior maturidade musical os integrantes reúnem seis composições coesas , mais influenciadas pelo Thrash/Death Metal, em um bem produzido EP intitulado "II"; contando assim como no primeiro trabalho, com letras em inglês, português e francês, mas diferenciando-se por apresentar agora três vocalistas.
O lançamento de "II" proporcionou à Banda importantes participações em festivais nordestinos nas cidades de Teresina, Mossoró e Natal, e em 2002 participam da Coletânea "Warriors of the Morbid Moon" promovida pelo selo Moondo Records.
De formação estabilizada e com uma maior maturidade musical, o Clamus entra em estúdio em meados de 2004 para a gravação de seu debut-CD. Intitulado "Influences", o registro é lançado em maio de 2005 permeado de uma técnica, peso e agressividade característicos da Banda. Atualmente em fase de divulgação de "Influences" o Clamus planeja uma tour brasileira para a promoção massiva de seu álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Dave Mustaine explica de onde vem sua capacidade de "criar músicas do nada"
Nelson Motta lembra composição com Erasmo Carlos: "Está entre as cinco melhores que fiz"
O álbum de Ozzy que ele odeia: "produtor não foi bom, tudo soa igual e sem imaginação"
O clássico do Black Sabbath que Iommi admite ter sido "um álbum confuso"

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?



