Kix
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Kix é mais uma banda americana de Hard rock, surgida nos anos 80. a diferença para as outras? Eles não eram de Los Angeles, eram de Baltimore. Apesar de não ter tido o mesmo sucesso que outras bandas conseguiram, o Kix é bastante respeitado no meio musical "hard" americano.
Os líderes da banda são Donnie Purnell (bass) e Ronnie Younkins (guitar). Ronnie tinha o engraçado apelido de 10/10 (Ten ten). Os dois idealizaram a banda em 1980, e após muitas formações e tentativas frustradas, o grupo se estabilizou com Steve Whiteman (vocals), Brian Forsythe (guitar) e Jimmy Chalfant (drums).
O Kix disputava espaço com bandas como Motley Crue e Ratt. Existia uma espécie de rivalidade entre as bandas do cenário hard Americano. Por azar do Kix, a maioria das suas rivais se davam bem antes deles. Apesar de terem assinado um contrato logo em 1981, a banda não teve a atenção que precisava da gravadora (Atlantic). Seu primeiro disco não teve quase nenhuma divulgação e a banda teve que fazer tudo por si própria.
"Atomic Bomb" foi o primeiro disco, e o segundo álbum se chamou "Cool Kids". O título (Garotos legais) talvez fosse uma tentativa desesperada de chamar a atenção do público, o que não deu nenhum resultado. Os discos continham boas músicas como "Yeah, yeah, yeah", "The kid" e "Body talk", mas estas não foram suficientes para gerar vendas.
Para o terceiro álbum, a gravadora e a banda resolveram apostar pesado e contrataram o produtor Beau Hill, que no futuro trabalharia com Warrant e Ratt e faria com que seu nome se tornasse sinônimo de competência e eficiência. "Midnight Dynamite" (85) fez um enorme estardalhaço, o que fez com que a banda fosse convidada a abrir a turnê de retorno do Aerosmith. O disco trazia os hits "Bang Bang" e "Cold Shower". A banda finalmente conquistava seu merecido espaço em meio ao hard americano.
Reza a lenda que, nesta época, estava surgindo uma banda chamada Poison no cenário de Los Angeles, e o vocalista copiava descaradamente a performance de palco do Kix. Quando a banda foi convidada a brir o show do Poison em Los Angeles, descobriu que o cantor já era figurinha conhecida em seus shows... seria um fã?
Deixando o dito pelo não dito, O Kix começou a preparar mais um disco, desta vez com o conceituado Tom Werman. "Blow my Fuse" foi editado em 88, foi sucesso na América e trouxe o primeiro hit a entrar nas paradas, a balada "Don’t close your Eyes". Outras canções como "Cold Blood", "Blow My Fuse", "Red Lite, Green Lite, TNT" também se tornaram hits em meio aos jovens e também na MTV, que exibia seus clips diariamente.
Com todo este sucesso, o Kix começou a fazer shows em arenas, juntos a monstros sagrados como AC/DC e Kiss. Com a entrada da nova década e os problemas que ela trazia, com o Kix não foi diferente. O interesse do público pela banda desapareceu.
Ainda tiveram um último suspiro chamado "Hotwire". Seu primeiro single chamado "Money Girl" ainda foi exibido pela MTV, e isso ajudou nas vendas de apenas 200 mil cópias. Como o mar não estava para peixe, a banda se mandou pro Japão para fazer alguns shows e faturar um pouco.
A gravadora ainda aproveitou para lançar um disco ao vivo em seguida. Este seria o último registro da gloriosa carreira do Kix.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Andreas Kisser revela seus solos de guitarra preferidos no Metal, com três bandas brasileiras
Quando Raul Seixas fingiu ser gringo para tentar conquistar Rita Lee - e se deu mal
Como era dividir o apartamento com o calado Jimi Hendrix, segundo Ron Wood


Lzzy Hale conta o que aprendeu tendo aulas de canto com Steve Whiteman (Kix)
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



