Lzzy Hale conta o que aprendeu tendo aulas de canto com Steve Whiteman (Kix)
Por João Renato Alves
Postado em 02 de novembro de 2025
Comandando o Halestorm desde a adolescência, Lzzy Hale se tornou uma das mais marcantes frontwoman da cena roqueira nas últimas décadas. Durante entrevista à Guitar World, a cantora e guitarrista falou sobre como faz para manter a voz em forma após tanto tempo.
Halestorm - Mais Novidades
"Faço isso há muito tempo. Acabei ficando sintonizada e ouvindo o próprio corpo. Todo dia você pensa: 'Ok, como eu me sinto? O que eu preciso exercitar hoje?' Antes, quando tinha vinte e poucos anos, fazia um aquecimento regular de 20 a 30 minutos, exatamente da mesma maneira e no mesmo horário todos os dias. Não faço mais isso. Depende de como me sinto a cada dia. Então, tipo, você acorda e pensa: 'Nossa, estou com um pouco de catarro aqui. Preciso me hidratar.' Mas é muita coisa boba. É muito sobre tentar dormir o suficiente, que é a coisa mais difícil. Eu me submeto a tortura com água todos os dias. São de sete a - sei lá - dez garrafas antes de subirmos ao palco. Você se aquece até certo ponto, geralmente de forma leve e tudo mais, mas na maior parte do tempo, para mim agora que estou no início dos meus quarenta, é quase uma questão de confiar em si mesma. É o controle da respiração e manter o ritmo e tudo mais. Mas nada do que eu faço dói. Sempre tenho que tranquilizar as pessoas, especialmente meus familiares que vêm assistir ao show. Eles ficam tipo, 'Não sei. Você deu aquele grito. Estamos preocupados com você.' E eu respondo, 'Está tudo bem. Parece que estou gargarejando lâminas de barbear, mas não estou.'"
Para alcançar um ponto de equilíbrio no início da carreira, Lzzy contou com a ajuda de um vocalista que alcançou relativo sucesso na cena hard rock oitentista. Especialmente graças à balada "Don't Close Your Eyes", que é daquelas que muita gente conhece sem saber de quem é.
"No começo da minha carreira, aos 16 anos, tive um professor incrível: Steve Whiteman, da banda Kix. Fizemos um show com o projeto paralelo dele, Funny Money, num lugar chamado The Tourist Inn, em Hallam, Pensilvânia. Era tipo um bar de motoqueiros. A gente dividia um camarim minúsculo. Ele fazia umas acrobacias vocais, todo enrolado numa toalha, para abafar o som. E eu, sendo a adolescente curiosa que era, perguntei: 'O que você está fazendo?' E ele respondeu: 'Ah, estou aquecendo a voz.' Eu fiquei tipo: 'Nossa, o que é isso?' Na época, eu não fazia a menor ideia do que estava fazendo. Aí ele me disse: 'Na verdade, me colocaram no porão da loja de música do Marty e eu dou aulas de canto. Se você quiser ir na terça-feira, eu te mostro umas coisas.' Então, fui lá naquela terça-feira e acabei continuando. Ele me ensinou tudo o que sabia. E, sim, meio que mantive isso como minha base por muitos anos. Foi realmente incrível. E que cara querido, foi incrivelmente paciente comigo. Saía das minhas aulas com ele uma pessoa completamente diferente. Adquiri confiança, uma base sólida. Experimentei outros professores de canto desde então, mas realmente não fiz nada que se desviasse do que ele me ensinou. E estou muito orgulhosa disso, na verdade."
Hale ainda destacou ter aprendido a se apresentar em frente a uma plateia enquanto estudava com Whiteman. "Lembro-me de observá-lo no palco e pensar: 'Ele não está nem um pouco nervoso. Como ele consegue?'. E é engraçado porque me lembro de ter perguntado isso a ele, e ele disse: 'Bem, primeiro você finge'. Então você tem que fingir que sabe o que está fazendo. E aí, eventualmente, você aprende o que está fazendo e isso se torna algo corriqueiro. E você pensa: 'Tudo bem.'"
O Kix encerrou atividades em 2023, após uma turnê de despedida pelos Estados Unidos. O principal motivo foi a saúde dos integrantes, todos já na casa dos 70 anos. Steve Whiteman convive com uma doença neuropática periférica. Em 2022, o baterista Jimmy "Chocolate" Chalfant chegou a sofrer um ataque cardíaco em pleno palco durante uma apresentação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
"Ace Frehley não teve qualquer influência sobre mim", diz George Lynch
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026


Lzzy Hale conta o que aprendeu tendo aulas de canto com Steve Whiteman (Kix)
"Todos chorando e se abraçando": artistas relatam bastidores da despedida de Ozzy Osbourne


