Alcatrazz
Postado em 06 de abril de 2006
Por Allan Jones
O Alcatrazz surgiu no início da década de 80. O projeto foi idealizado por Graham Bonnet, que havia sido vocalista do MSG e do Rainbow.
Após sua conturbada saída durante as gravações do álbum "Difficult to Cure" (Rainbow), Graham começou a recrutar músicos para sua nova empreitada. O primeiro a ser recrutado foi Yngwie Malmsteen. O guitarrista sueco havia abandonado sua antiga banda (Steeler) e não relutou em aceitar o convite do ex-vocalista do Rainbow, uma banda de que Yngwie era fã confesso. Junto deles estavam o baixista Gary Shea, o tecladista Jimmy Waldo (ambos integrantes do New England e do Warrior). Fechando o time estava o baterista Jan Uvena (ex-Alice Cooper).
Em 83, foi editado o álbum "No Parole from Rock n’roll", pelo selo Grand Slamm. O disco foi bem recebido pela crítica, já que contava com músicos extremamente técnicos. O vocalista com cara de mafioso ainda era muito criticado por suas performances vocais, mas a guitarra de Yngwie e os arranjos de Jimmy Waldo ao teclado faziam com que o fato se tornasse irrelevante. Neste álbum podemos encontrar um das melhores canções da banda, a insuperável "Hiroshima Mon Amour".
A banda começou a fazer shows para promover este álbum. Por vezes durante as apresentações, rolavam covers de Rainbow e Scorpions.
A resposta ao vivo estava sendo tão surpreendente que a banda soltou em 1984, um álbum que continha sete músicas do "No Parole..." ao vivo, e mais dois covers do Rainbow, as clássicas "Since you’ve been Gone" e "All Night Long". O disco foi batizado de "Live Sentence".
Nesta época Yngwie já mostrava-se desestimulado com a banda e anunciava sua saída.
Como há males que vem para bem, o Alcatrazz recebeu proposta da Capitol para gravar o próximo álbum.
Steve Vai entrou na banda e gravou "Disturbing the Peace". O álbum teve uma melhor divulgação em relação aos anteriores, mas a mídia já pegava no pé, pois achava fraco o conteúdo das letras de Graham, que além de um vocalista mediano, nunca fora um grande compositor.
O álbum tem boas canções como "God Blessed Video" e "Will You Be Home Tonight", que fizeram com que o álbum vendesse razoavelmente, mas após o seu lançamento foi a vez de Steve também abandonar o barco para integrar a banda de David Lee Roth. Rapidamente, Graham recrutou o guitarrista Danny Johnson (ex-Axis).
O álbum "Dangerous Games" foi lançado e dividiu opiniões. Se por um lado Graham parecia evoluir, pelo outro o guitarrista Danny Johnson tentava, mas não conseguia nem fazer sombra aos guitarristas que haviam passado pela banda. O destaque do disco fica para "It’s My life". A canção "Ohayo Tokyo" foi uma média que Graham fez para o público japonês que sempre o apoiou.
Como o álbum não teve uma boa repercussão, a banda encerrou as atividades, pois estava deixando de ser um negócio lucrativo.
Graham alugou seus serviços a Chris Impelliteri e mais tarde ainda tentaria uma nova banda chamada Blackthorne. Danny Johnson formou o Private Life e os outros músicos passaram a ser freelancers.
Em 1998, foi lançado um "The best of" e apesar dos rumores, não consta um retorno oficial da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Guns N' Roses lança duas novas canções
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"


A quantia milionária que Yngwie Malmsteen pediu para tocar em uma música do Alcatrazz
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


