Jackie Lomax
Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006
Lembrado largamente por ser o primeiro artista contratado pelo selo Apple Records, a gravadora dos Beatles, Jackie Lomax soué o classico exemplo do artista talentoso que jamais conseguiu vender. Excelente intérprete de soul e rhythm & blues, entre os ingleses branco ele é, segundo alguns, comparável apenas a Steve Winwood, embora não tenha, nem de perto, o mesmo reconhecimento. Jackie Lomax nasceu em 10 de maio de 1944 em Wallasey, localizado no outro lado do rio Mersey em Liverpool. Se interessou pelo violão graças à moda do skiffle, como tantos garotos ingleses daquela geração. No inicio da década de sessenta se tornou guitarra rítmo de uma banda de Wallasey chamada Dee & the Dynamites.
Em janeiro de 1962, se uniu ao the Undertakers, outra banda de Wallasey bem mais famoso localmente. Nos Undertakers, Lomax teve que se contentar em ser baixista antes de assumir os vocais quando o cantor principal saiu do grupo. Sua voz lhe conferiu fama de excelente cantor de soul e rhythm & blues, pontos fortes do repertório da banda. Não demorou muito para a boa fama das apresentações dos Undertakers ficar ainda melhor, se tornando uma das cinco melhores bandas da região.
Quando os Beatles se tornaram uma mania internacional, um mercado para bandas de Liverpool naturalmente se abriu e the Undertakers acabaram contratados pela gravadora Pye Records em 1963. Infelizmente a relação entre a gravadora e a banda não foi das mais harmoniosas levando the Undertakers a lançar somente quatro compactos dentro do prazo de um ano em que ficaram com a gravadora, todos vendendo pobremente.
Livres da gravadora, toda a banda menos um guitarrista se mudou para os Estados Unidos no final de ‘64, atrás de um anúncio que oferecia emprego para bandas inglesas. A proposta era do empresário Bob Harvey, com quem assinaram um contrato juntamente com outra banda inglesa que respondeu ao anuncio, The Pete Best Combo. Harvey acabou se mostrando mais interessado em vender Pete Best com seu status de ex-Beatles, deixando The Undertakers tocando em lugares menos nobres e por dinheiro ínfimo. Passaram por dificuldades financeiras até serem finalmente abandonados pelo empresário em Montreal no Canadá.
Voltaram para Manhattan, onde moravam em um estúdio junto com os músicos do Pete Best Combo. Para se manterem financeiramente, gravavam para outros artistas e faziam alguns shows à noite. Com o tempo ocioso acabaram gravando material para um álbum inteiro. Deste, apenas um compacto "I Fell In Love" com "Throw Your Love Away Girl", acabou saindo em ‘65, lançado pelo selo Black Watch. Este lado B é o primeiro trabalho que se conhece que inclui uma composição de Jackie Lomax. O compacto, para não fugir à regra, foi totalmente ignorado pelo público americano. Desiludidos, a banda se desfez, metade voltando para a Inglaterra e metade permanecendo nos Estados Unidos.
Bugs Pemberton arrumou trabalho em uma banda de Queens chamada The Mersey Lads. Logo trouxe Lomax para a banda, embora Pemberton tenha enjoado rapidamente do Queens e saiu encontrando outra banda, desta vez de Manhattan. Eles tinham apresentações regulares em um clube no Greenwich Village e trouxeram Jackie Lomax para integrar esta banda também. A banda se chamava The Lost Souls e o repertório era largamente influenciado nos Beatles. Com a chegada de Lomax, sua criatividade e energia, logo mudou-se todo o repertório do grupo transformando o que era uma banda de rock imitação dos Beatles para uma autentica banda branca de soul e rhythm & blues. Com a nova direção musical, um novo nome: The Lomax Alliance.
O quarteto compreendia além de Jackie e Bugs, dois americanos, John Canning e Tom Caccetta nas guitarras. Quando os Beatles vieram tocar no Shea Stadium, sendo de Liverpool e tendo feito parte da mesma cena musical que os Beatles, Lomax teve pleno acesso ao grupo. Depois do show, voltou com eles ao Warwick Hotel e conversou com os rapazes sobre sua situação. Depois Epstein pediu que ele o procurasse em Londres.
Jackie Lomax então voltou para Londres e com uma pequena ajuda de Cilla Black conseguiu estabelecer um contato com Brian Epstein. Conhecendo seu talento desde os tempos dos Undertakers, Epstein queria tratar de um contrato somente com Jackie. Lomax porém fez questão que Epstein ouvisse suas fitas com toda a banda. Impressionado tanto com a qualidade das canções como com a da banda, Brian Epstein conseguiu intermediar um contrato com a Columbia Records para The Lomax Alliance gravar seu primeiro álbum. Planos incluia também uma apresentação no Saville Theatre para promover a banda e o disco. Algumas músicas já estavam gravadas na America com a assitência de Roy Halee que já trabalhara para Bob Dylan, The Byrds entre outros. Em Londres nos estúdios da Columbia trabalharam com Dave Siddle que já tinha uma carreira com the Animals, Donovan e etc. Ainda em 1967 foi lançado na Inglaterra o primeiro compacto do Lomax Alliance, "Try As You May" / "See The People", que apesar da força investida por Epstein, não teve boa vendagem.
Ainda assim havia bastante positivismo no ar com a preparação do primeiro álbum, porém, quando tudo finalmente parecia encaminhar adiante, Brian Epstein morre. Com sua morte houve toda uma nova situação e uma reavaliação dos compromissos. Apesar de existir material mais do que suficiente para um album, a Columbia cancelou o projeto. Robert Stigwood, que herdou o contrato do grupo estava dedicando-se mais aos BeeGees e deixou o Lomax Alliance à deriva.
The Lomax Alliance voltou para os Estados Unidos porém não demorou muito e Jackie Lomax deixou o grupo, voltando para Londres. O trio então passou a se chamar One, lançando nos Estados Unidos outro compacto com material da recente sessão. "Hey Taxi", uma composição da dupla Lomax e Cannon, acompanhado por "Enter Into My World", apesar de se tratar de The Lomax Alliance, tendo Jackie Lomax cantando e tocando nos dois lados, é lançado pela CBS como sendo da banda One, o novo nome do trio que restou.
Enquanto isto, em Londres, Stigwood arranjou uma nova sessão de gravação que culminou com o compacto "Genuine Imitation Life", composião de Lomax e "One Minute Woman", composição dos irmãos Gibb. O compacto saiu em outubro de ‘67 e como os demais trabalhos, foi ignorado pelo mercado. Lomax ainda conseguiu gravar uma terceira faixa, "Honey Machine" com uma banda creditada como The Lomax All-Stars que provavelmente era o lado B originalmente intencionado por Lomax para seu compacto.
Ao final do ano, Jackie Lomax procurou John Lennon que lhe sugeriu que ele gravasse em dois canais o material novo que tivesse e levasse até a Apple Publishing, que ficava acima da Apple Boutique. Foi o que ele fez e perto do ano novo, George Harrison lhe telefonou comunicando que ele leu as letras e ouviu as canções e estaria interessado em produzi-lo depois dele voltar de um retiro espiritual com os demais Beatles na India.
Com a volta dos Beatles da India nasceu a Apple Corps, e nela residiu a mais nova gravadora com escritorios em Londres e Nova York, Apple Records. Jackie Lomax assinou com a Apple passando a ser o primeiro artista contratado pelo selo. Com a assistência de George Harrison, passou parte do verão de 1968 gravando seu novo álbum. No mesmo periodo, os Beatles estavam gravando o "Album Branco" e Lomax foi convidado a fazer vocais de fundo em "Dear Prudence."
Em setembro, sai "Sour Milk Sea", literalmente o terceiro compacto da gravadora ("Hey Jude" e "Those Were The Days" o antecederam), tornando-se também o primeiro compacto da gravadora a fracassar nas paradas de sucesso. A canção, composta por George Harrison, foi gravada com os Beatles, menos John Lennon, como banda, mais Eric Clapton e Nicky Hopkins. Seu primeiro álbum solo a ser de fato lançado, "Is This What You Want?" chegou as lojas em janeiro de ’69.
O álbum tem uma seleção de músicos convidados de fazer inveja a qualquer um. Entre outros músicos mais conhecidos estão George Harrison e Eric Clapton como dupla de guitarras, Nicky Hopkins no piano, Billy Preston no órgão, Paul McCartney no baixo e Ringo Starr na bateria. Outros músicos nas sessões incluem Klaus Voorman no baixo e Hal Blaine na bateria. Apesar de muita expectativa cercando o album pela mídia, o disco foi um retumbante fracasso de vendas.
McCartney também produziria duas faixas, "Thumbin’ A Ride", velho hit dos Coasters e "Going Back To Liverpool", esta segunda acabando de fora. Nela temos Jackie no baixo e Paul na bateria, mais George na guitarra e Billy Preston nos teclados. Outra faixa, "New Day", sem maiores celebridades, seria produzido por Mal Evans e o próprio Jackie Lomax.
A Apple iria ainda lançar outros três compactos, todavia Lomax jamais iria conseguir um hit com a gravadora, o que foi uma surpresa para todos os Beatles envolvidos no projeto. Para se fazer justiça ao artista, o álbum foi muito mal promovido pela gravadora. Jackie ainda participaria do disco de Doris Troy, outro artista do selo Apple, fazendo vários vocais de fundo. Com a Apple Records em crise e Allen Klein assumindo controle, Jackie Lomax deixou a gravadora, se associando à banda de hard blues Heavy Jelly. Nela ficou apenas alguns meses, o tempo suficiente para escrever e gravar um álbum inteiro, o terciro em sua carreira que não chegaria a ser lançado.
Heavy Jelly foi uma banda que existiu entre 1968 e 70, que similarmente sofreu com vários problemas contratuais em parte por ter membros ainda presos a antigos contratos. Neste curto periodo de tempo a banda teve várias formações, incluindo Chris Wood e Jim Capaldi de Traffic. Porém em ‘70 quando Jackie Lomax se juntou a eles, o grupo era formado por Alex Dmochowski (baixo) e John Moorshead (guitarra), ambos ex-Aynsley Dunbar Retaliation, e Barry Jenkins (bateria) ex-Animals. O álbum "Heavy Jelly" gravado para Island Records chegou a ter uma prensagem promocional rodada. O disco foi produzido por Jackie Lomax, que além de compor e cantar todas as canções, tocou guitarra e piano. O disco ainda contaria com convidados como Jim Price, Bobby Keys e a dupla do Badfinger, Pete Ham e Tom Evans fazendo vocais de fundo. A banda ainda tocou na BBC, registrando em fita sua participação. Quem sabe algum dia esse material reaparece?
[an error occurred while processing this directive]Lomax ainda em ‘70, se juntou a outra banda desta vez de hard rock, chamada Balls, uma união sem muito impacto na sua carreira. De fato, algumas biografias procuram negar que ele tenha participado desta banda. Em todo caso, Jackie acaba por voltar aos Estados Unidos optando por morar no campo, na cidade de Woodstock. Grava uma pequena participação no album de estreia de Jesse Ed Davis e assina um contrato com a Warner Bros Records. Escreve e grava o material para seu segundo album "Home Is in My Head". O disco conta novamente com a assistência dos ex-Lomax Alliance Tony Caccetta no baixo e Bugs Pemberton na bateria. Considerado por muitos como seu melhor trabalho, este disco provou que Jackie Lomax pode montar um ótimo trabalho sem um elenco de estrelas. Infelizmente, o grande publico ignorou.
No ano seguinte, seu terceiro album apropriadamente chamado "Three", continuou sem vender. Estranho considerando que este, como em seu primeiro disco gravado pela Apple, tem excelentes músicas, todas bem interpretadas por Lomax e a banda é da melhor qualidade. Convidados incluem membros do The Band em duas faixas, "Hellfire" e "Night-Crier". Warner Brothers ainda gastou um dinheiro promovendo o album, distribuindo para a imprensa um disco de entrevistas com Lomax. Apesar de receber criticas favoráveis, o disco nada vendeu.
Jackie também fez algumas sessões para o segundo disco de Bonnie Riatt, contribuindo com vocais de fundo.
Desanimado com o mercado americano, Lomax volta para Londres a tempo de se juntar à banda Badger do ex-Yes Tony Kaye. Sua influência sobre a banda transformou este ótimo grupo de rock progressivo em uma excelente banda de soul e rhythm & blues. A banda que não tinha nenhum material para um segundo álbum se tornou um veículo para Lomax, soando muito mais como uma continução de "Three" do que o rock progressivo encontrado no primeiro disco. Por causa disto, houve uma visível falta de motivação durante todo o projeto. Deste trabalho sai em 1974 o disco "White Lady" que inacreditavelmente foi totalmente ignorado por crítica e público apesar de novamente oferecer um produto final de qualidade. Badger em convulção por causa da repentina mudança de direção artística acaba pouco depois que o disco chega as lojas.
[an error occurred while processing this directive]Lomax e o baixista Kim Gardner continuaram trabalhando juntos promovendo músicas do álbum com uma banda batizado de White Lady. Porém não demorou muito para o grupo acabar desfeito. Frustrado mas não vencido Lomax volta mais uma vez para os Estados Unidos, desta vez tentando a sorte na costa oeste. Morando agora em Los Angeles, ele se junta novamente com Jesse Ed Davis e Levon Helm em uma participação no disco "Cupids Arrow" de David Blue. Lomax acaba acertando um contrato com a Capitol Records em 75 que lhe obriga a produzir dois discos solos.
Sai então em 1976 o disco "Livin' for Lovin'" que conta novamente com seu velho amigo Bugs Pemberton. O disco mantém o alto nível da maioria dos trabalhos de Lomax, mas como em outras ocasiões, nada vendeu. Sai então seu próximo álbum pela gravadora, "Did You Ever Have That Feeling?" Este último, lançado em 1977, tem um desenho de Klaus Voorman como capa e conta com músicos de estudio do quilate de Jim Price e Steve Madaio nos sopros mais Max Middelton nos teclados. Apesar de um disco agradável, como nenhum de seus dois álbums venderam, a Capitol não se interessou em renovar com o artista.
Jackie ficou os próximos três anos sem contrato e sem gravar até conseguir participar do álbum "Foolish Behavior" de Rod Stewart em 1980. Contudo, a esta altura já existem outras prioridades em sua mente. Após sofrerem um acidente de carro que quase deixou sua esposa paralisada, Jackie deixou de lado sua carreira artistica para passar mais tempo em casa cuidando dela. Ao final da década de oitenta, ele se muda para Ojai em Ventura County, California.
Durante a década de noventa, Jackie Lomax apareceu mais vezes, agora sempre na guitarra tocando nos arredores de Los Angeles. Logo em 1992, ele entrou novamente num estúdio para participar do disco de Tamiya Lynn, gravando slide guitar para o álbum. Fez uma série de apresentações como baixista para bandas que ele admirava na adolescência como the Drifters, the Diamonds, the Coasters e the Shirelles, em diferentes ocasiões. Durante este periodo, Lomax deixou de lado seu lado soul e passou a explorar mais o blues.
Em 1997, Jackie emprestou sua voz para o primeiro disco solo de Michael Bruce, que ele havia gravado originalmente em 1974, recém saido do Alice Cooper Band, mas que só agora na era do CD seria lançado. Jackie depois passou a se apresentar esporadicamente com bandas avulsas com as mais variadas formações. Entre músicos mais conhecidos com quem Lomax tem tocado na década de noventa estão Mick Taylor, Terry Reid, Brian Auger e Jack Lancaster. Seus redutos favoritos para tocar são the Café Voltaire em Ventura, the Coconut Teaser no Sunset Strip e Libby Park em Ojai.
Em 1999, ele se associou ao Ashford Gordon Band, cuja formação inclui Ashford Gordon na guitarra e vocais, Jackie Lomax no slide guitar, Orest Balaban no baixo, Dynamic Dave Stewart na bateria, e Hippie Mark no Blues Harp. Um album saiu desta associação, "Somewhere Down The Line" lançado em dezembro do ano 2000. E no ano seguinte, Jackie Lomax acaba por lançar o seu primeiro disco desde a década de setenta, "The Ballad of Liverpool Slim". O disco conta com distribuição exclusivamente pela internet através do endereço www.mp3.com. O material é dentro do estilo que ele melhor domina, soul e rhythm & blues.
Discografia:
The Undertakers
Apesar de o material gravado entre 1963-65 não ter sido lançado na época, acabaram copilados em formato de CD pelo selo Big Beat Records.
1995 - Unearthed
The Lomax Alliance
Outro volume de material que não saiu na época. Este continua aguardando uma oportunidade para ver a luz do dia.
Heavy Jelly
Apesar de toda controversia o promocional intitulado de Heavy Jelly acabou encontrando um lançamento oficial no formato de LP pela Psycho Records com outro nome. Um lançamento em CD ocorreu em 1998 pela Greyhound Flash Records. É a mesma compilação que a anterior. Ambos estão atualmente fora de catalogo.
1984 - Take Me To The River
Badger
1974 - White Lady
The Ashford Gordon Band
2000 - Somewhere Down The Line
Jackie Lomax solo
1969 - Is This What You Want?
1971 - Home Is In My Mind
1972 - Three
1976 - Livin' for Lovin'
1977 - Did You Ever Had The Feeling?
2001 - The Ballad of Liverpool Slim
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