Monster
Postado em 06 de abril de 2006
Por Nati Oliveira
Tudo começou em fevereiro de 1998 quando Renato Stone (Guitarra), resolveu convidar Paul "X" (Baixo e Voz), seu antigo amigo dos tempos de colegial, para fazer uma jam. Renato sugeriu o nome de E.V. Sword para a bateria. Após alguns minutos, E.V. (que respondeu ao telefone com a frase: "- Estou indo pra aí agora!!!") estava junto dos outros dois. Após uma hora estavam em um estúdio de ensaio e no final do dia já haviam composto juntos a primeira música. Todos eles já tocavam há mais de dez anos e tinham experiências em várias bandas anteriores.
A primeira demo, "Worst Nightmare (The 1st demo tape)" foi lançada no final daquele ano. Mais de 800 cópias foram distribuídas e as críticas foram excelentes. Todas falavam sobre o profissionalismo, a apresentação do material da banda (que sempre foi muito acima da média) e da qualidade de som da demo, que por incrível que pareça foi gravada na cozinha dos pais de "X". A banda também é a responsável pela gravação, fotos, texto e arte do encarte. Mais independente que isso impossível.
A seqüência natural seria gravar o primeiro Cd. E assim foi feito. Em Junho de 1999 começaram a gravar o "1st Cd", só que desta vez queriam algo diferente, queriam superar a qualidade da demo e sabiam que não seria fácil. Para tal resolveram gravar no estúdio Midas, um dos dez maiores estúdios da América Latina. A produção ficou a cargo de Paulo Anhaia (Fates Prophecy, Wizards, CPM 22, entre outros) e Paul "X", e a arte da capa, assim como todo o material gráfico já apresentado pela banda, ficou novamente a cargo de Renato Stone. O Cd conta com a participação especial do "MonsteR Choir", uma reunião de "MonsteR Friends" que totalizou 45 pessoas cantando com a banda em algumas das músicas e do solo do guitarrista Carlos Anhaia, antigo professor de guitarra de Stone, na música "Rain".
O Cd demorou mais de um ano pra ser finalizado, devido a várias experiências com a mixagem e masterização, para tentar chegar ao resultado que a banda procurava. A qualidade de som é de fazer inveja a vários Cd’s "top" internacionais e a repercussão também foi muito além do esperado. Depois de alguns meses tentando negociar o "The Nightmare Continues", a banda resolve lançá-lo de forma independente. A oferta das gravadoras, em termos de divulgação e suporte, não chegava nem perto do que a banda estava procurando. Eles tinham nas mãos um material excelente, um material único que sabiam que merecia muito mais do que estava sendo oferecido. Confiando no trabalho e sem medo de investir, a banda fez um projeto de marketing nunca visto antes em termos de heavy metal no Brasil. O MonsteR colocou anúncios em revistas, programas de rádio, lambe lambes nas ruas, durante quatro meses, que criavam uma expectativa: "Dia 13 de Outubro de 2001... O Pesadelo Continua...". A capa do Cd nas propagandas, no início disforme, ia se tornando mais "clara" a cada mês que passava, até que em setembro ela foi finalmente revelada. O trabalho e o investimento realmente valeram a pena e o MonsteR finalmente conseguiu uma parceria que prometia dar o suporte desejado pela banda. A Louder Music, uma nova gravadora 100% metal do Brasil, relançou o The Nightmare Continues. Agora, contando com uma distribuição muito superior, a gravadora planeja negociar o lançamento do mesmo em outros países, dando continuidade à sua divulgação.
Mas se você realmente quer conhecer o MonsteR, precisa ir assistir a um show da banda. MonsteR é uma banda de palco e é no palco que mostra a que veio. Influenciados por uma época em que um show era muito mais do que algumas pessoas tocando seus instrumentos e balançando a cabeça em cima de um palco, Paul "X", Renato Stone e E.V. Sword, fazem um show energético, muito divertido, com uma ótima movimentação, e com uma comunicação absurda com o público, algo muito difícil de se ver hoje em dia. Tudo isso sem perder o peso e a precisão necessárias em um show de Metal. Se você souber que o MonsteR vai tocar na sua cidade e ainda não rolou oportunidade de ver a banda, não pense duas vezes. Certamente você sairá maravilhado e realizado. Se você já foi a algum show dos caras, sabe muito bem do que estou falando.
Line Up:
Paul "X" – Vox & Bass
Renato Stone – Guitar & vocals
E.V. Sword – Drums & vocals
Site: www.monstermetal.com
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
O hit do Ira! que Edgard Scandurra se arrependeu de escrever: "Metáforas infelizes"
O clássico do Deep Purple cujo riff Ritchie Blackmore tirou da música do seriado do Batman
O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



