Monster
Postado em 06 de abril de 2006
Por Nati Oliveira
Tudo começou em fevereiro de 1998 quando Renato Stone (Guitarra), resolveu convidar Paul "X" (Baixo e Voz), seu antigo amigo dos tempos de colegial, para fazer uma jam. Renato sugeriu o nome de E.V. Sword para a bateria. Após alguns minutos, E.V. (que respondeu ao telefone com a frase: "- Estou indo pra aí agora!!!") estava junto dos outros dois. Após uma hora estavam em um estúdio de ensaio e no final do dia já haviam composto juntos a primeira música. Todos eles já tocavam há mais de dez anos e tinham experiências em várias bandas anteriores.
A primeira demo, "Worst Nightmare (The 1st demo tape)" foi lançada no final daquele ano. Mais de 800 cópias foram distribuídas e as críticas foram excelentes. Todas falavam sobre o profissionalismo, a apresentação do material da banda (que sempre foi muito acima da média) e da qualidade de som da demo, que por incrível que pareça foi gravada na cozinha dos pais de "X". A banda também é a responsável pela gravação, fotos, texto e arte do encarte. Mais independente que isso impossível.
A seqüência natural seria gravar o primeiro Cd. E assim foi feito. Em Junho de 1999 começaram a gravar o "1st Cd", só que desta vez queriam algo diferente, queriam superar a qualidade da demo e sabiam que não seria fácil. Para tal resolveram gravar no estúdio Midas, um dos dez maiores estúdios da América Latina. A produção ficou a cargo de Paulo Anhaia (Fates Prophecy, Wizards, CPM 22, entre outros) e Paul "X", e a arte da capa, assim como todo o material gráfico já apresentado pela banda, ficou novamente a cargo de Renato Stone. O Cd conta com a participação especial do "MonsteR Choir", uma reunião de "MonsteR Friends" que totalizou 45 pessoas cantando com a banda em algumas das músicas e do solo do guitarrista Carlos Anhaia, antigo professor de guitarra de Stone, na música "Rain".
O Cd demorou mais de um ano pra ser finalizado, devido a várias experiências com a mixagem e masterização, para tentar chegar ao resultado que a banda procurava. A qualidade de som é de fazer inveja a vários Cd’s "top" internacionais e a repercussão também foi muito além do esperado. Depois de alguns meses tentando negociar o "The Nightmare Continues", a banda resolve lançá-lo de forma independente. A oferta das gravadoras, em termos de divulgação e suporte, não chegava nem perto do que a banda estava procurando. Eles tinham nas mãos um material excelente, um material único que sabiam que merecia muito mais do que estava sendo oferecido. Confiando no trabalho e sem medo de investir, a banda fez um projeto de marketing nunca visto antes em termos de heavy metal no Brasil. O MonsteR colocou anúncios em revistas, programas de rádio, lambe lambes nas ruas, durante quatro meses, que criavam uma expectativa: "Dia 13 de Outubro de 2001... O Pesadelo Continua...". A capa do Cd nas propagandas, no início disforme, ia se tornando mais "clara" a cada mês que passava, até que em setembro ela foi finalmente revelada. O trabalho e o investimento realmente valeram a pena e o MonsteR finalmente conseguiu uma parceria que prometia dar o suporte desejado pela banda. A Louder Music, uma nova gravadora 100% metal do Brasil, relançou o The Nightmare Continues. Agora, contando com uma distribuição muito superior, a gravadora planeja negociar o lançamento do mesmo em outros países, dando continuidade à sua divulgação.
Mas se você realmente quer conhecer o MonsteR, precisa ir assistir a um show da banda. MonsteR é uma banda de palco e é no palco que mostra a que veio. Influenciados por uma época em que um show era muito mais do que algumas pessoas tocando seus instrumentos e balançando a cabeça em cima de um palco, Paul "X", Renato Stone e E.V. Sword, fazem um show energético, muito divertido, com uma ótima movimentação, e com uma comunicação absurda com o público, algo muito difícil de se ver hoje em dia. Tudo isso sem perder o peso e a precisão necessárias em um show de Metal. Se você souber que o MonsteR vai tocar na sua cidade e ainda não rolou oportunidade de ver a banda, não pense duas vezes. Certamente você sairá maravilhado e realizado. Se você já foi a algum show dos caras, sabe muito bem do que estou falando.
Line Up:
Paul "X" – Vox & Bass
Renato Stone – Guitar & vocals
E.V. Sword – Drums & vocals
Site: www.monstermetal.com
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Paul Stanley relembra como o Kiss tratava bandas de abertura, como o AC/DC
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"
A história do hit do Raimundos inspirado em quando Rodolfo "descobriu que a vida é boa"

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



