Angel Dust
Postado em 06 de abril de 2006
Por Paulo Finatto Jr
A banda de thrash metal alemã Angel Dust surgiu na época em que o estilo estava no seu auge. O grupo foi considerado uma promessa na época em que Metallica, Testament e Anthrax dominavam a cena.
Em 1985 o primeiro trabalho do Angel Dust chegou às lojas, o então LP "Into the Dark Past". Apesar de algumas divergências internas em 1987 saiu o segundo trabalho, "From Dust You Will Decay". Apesar da boa aceitação de público e crítica, a banda encerrou suas atividades em 1989 em conseqüência de problemas internos. O thrash metal perdia uma de suas grandes promessas.
Depois de oito anos fora do ar, em 1997 o Angel Dust voltava à ativa. Apenas dois integrantes da antiga formação estavam presentes: o baixista Frank Banx e o baterista Dirk Assmuth. Para completar a banda foram recrutados Dirk Turisch (vocal), Bernd Aufferman (guitarra) e Stephen Banx (teclado), responsáveis entre outros fatores pela modernização do som do Angel Dust. Aquela banda oitentista de thrash estava completamente morta, e no seu lugar via-se um outro Angel Dust, com muito mais influências do heavy metal tradicional e grandes pitadas de progressivo.
Um ano após a volta o álbum "Border of Reality" foi lançado. O trabalho seria muito importante para consolidar o nome do grupo em um outro estilo, mas a crítica não gostou. Shows e mais shows de divulgação foram feitos, até o lançamento de mais um álbum, "Bleed", de 1999. As características de "Border of Reality" foram mantidas e novamente a banda caiu na estrada, mas novamente sem obter um bom resultado de vendas e nem reconhecimento por parte da crítica. Nenhuma música estava emplacando como sucesso. Na verdade nenhuma música tinha algo de especial para ser mostrado. Nada no CD era novidade.
Em 2001, "Enlighten the Darkness" foi lançado, agora com a sonoridade tendendo para o power metal mais agressivo, o que finalmente agradou aos fãs e à mídia. A repercussão do disco foi muito boa. Como Dirk Assmuth não estava conseguindo conciliar a banda e a sua vida pessoal, para a turnê de divulgação foi contratado às pressas o baterista Michael Stincken (ex-House of Spirits). No segundo semestre de 2001, por diferenças musicais, Bernd Aufferman deixou a banda, e Assmuth decidiu voltar ao seu posto na bateria. O novo guitarrista da banda ficou sendo Ritchie Wilkinson (Demons & Wizards), mudanças ocorridas pouco tempo antes da turnê da banda pela América do Norte.
Lançado em 2002, o novo trabalho do Angel Dust, "Of Human Bondage", foi muito bem recebido por todos e logo considerado o melhor lançamento de sua carreira. Merece destaque a versão metal de "Killer", clássico do vocalista pop Seal, no começo dos anos 90.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"


Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


