Rainbow

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

O grupo Rainbow começou em 1975 como um projeto do lendário Ritchie Blackmore, ex-guitarrista do Deep Purple, que chamou para acompanhá-lo os integrantes de uma até então praticamente desconhecida banda Elf. O nome escolhido para a banda foi Ritchie Blackmore's Rainbow (para aproveitar a fama do ex-Deep Purple), mais tarde mudado para apenas Rainbow. Possivelmente este nome foi tomado de um clube de Los Angeles em que Blackmore e a banda Elf costumavam tocar (o Elf havia feito a abertura de algusn shows do Deep Purple).

3396 acessosDeep Purple: Ritchie Blackmore toparia subir ao palco com a banda5000 acessosGhost: De quais bandas brasileiras eles gostam?

A formação inicial, que gravou um disco com o nome de Ritchie Blackmore's Rainbow, contava com Ronnie James Dio no vocal (segundo vocalista do Black Sabbath e que mais tarde viria a seguir uma bem sucedida carreira solo), Craig Grubber no baixo, Gary Driscoll na bateria e Mickey Soule nos teclados. Obviamente sendo uma banda de músicos experientes e conhecidos não tiveram que galgar degraus em sua carreira, se tornando imediatamente aceita pelos fãs do hard rock europeu (posição que seria mudada mais tarde com a mudança da banda para os Estados Unidos e a escolha pela música que agradasse ao público americano).

Os egos gigantescos de Blackmore e Dio rapidamente gerariam atritos com os outros componentes. Logo após a gravação do primeiro disco houveram diversas mudanças de formação. A banda viria a se estabilizar novamente com Cozzy Powell na bateria (mais tarde no Black Sabbath), Jimmy Bain no baixo e Tony Carey nos teclados. Com esta formação lançaram um álbum ao vivo (On Stage) e o segundo álbum de estúdio da banda, Rainbow Rising, em 1976. Esta formação foi a mais duradoura da banda e a mais aclamada pelo seu público antigo.

O próximo álbum a ser lançado seria Long Live Rock and Roll, em 1978. Com certeza o mais difícil da carreira da banda, pois após o início das gravações seguiram-se problemas entre Blackmore e os outros integrantes. Jimmy Bain é demitido e seu substituto, Mark Clark, dura apenas algumas semanas na banda, sendo logo substituído por Bob Daisley (que viria a tocar com Uriah Heep, Gary Moore, Black Sabbath, Ozzy Osbourne e Yngwie Malmsteen). Como Bob foi contratado apenas para a turnê o próprio Blackmore gravou o baixo no disco. Tony Carey também foi substituído por David Stone. Após uma curta turnê a banda se separa oficialmente e Dio inicia sua bem sucedida carreira solo (acompanhado pelo baixista Jimmy Bain). Aparentemente Blackmore desejava seguir uma musicalidade menos clássica, fazer canções mais assimiláveis pelo mercado americano, abandonar a temática medieval e fazer canções românticas, tendo sido apoiado apenas por Cozy Powell.

Em 1980 Blackmore reformulou a banda, lançando Down to Earth, com Cozy Powell na bateria, Roger Glover no baixo, Don Airey nos teclados e o desconhecido Graham Bonnet nos vocais. A mudança no som da banda prova ter sido válida pelo menos comercialmente e o Rainbow inicia sua fase de maior vendagem. Após a saida de Cozzy Powell (substituído por Boby Rondinelly, que mais tarde iria para o Black Sabbath) e a entrada de Joe Lynn Turner (que mais tarde participaria do Deep Purple) no lugar de Grahan Bonnet lançam em 1981 um outro álbum no mesmo estilo. A mesma formação (incrível) lança Straight Between the Eyes em 1983 e após a substituição de Boby Rondinelly por Chuck Burgi lançam Bet Out Of Shape em 1984.

Em virtude da reunião do Deep Purple em 1985 a banda Rainbow foi extinta até o lançamento de Stranger in Us All de 1995. O disco deveria ser um trabalho solo de Blackmore mas o apelo de usar o nome Rainbow foi maior. A banda formada por Doogie White nos vocais, Greg Smith no baixo, John O'Reilly na bateria e Paul Morris nos teclados, embora não apresentasse nenhuma ligação com a banda antiga (a não ser o guitarrista, claro) foi batizada novamente de Ritchie Blackmore's Rainbow. Chuck Burgi (antigo baterista) participou da turnê que se seguiu.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Deep PurpleDeep Purple
Ritchie Blackmore toparia subir ao palco com a banda

1107 acessosRainbow: vídeos da performance da banda de Blackmore em Londres0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rainbow"

David CoverdaleDavid Coverdale
"Ritchie Blackmore foi meu mentor, um grande professor!"

Anos 90Anos 90
10 shows pouco comentados

Sabbath e PurpleSabbath e Purple
A genealogia intercalada das 2 bandas inglesas

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rainbow"

GhostGhost
De quais bandas brasileiras eles gostam?

Metal BrasileiroMetal Brasileiro
10 bandas recomendáveis fora o Sepultura

The DoorsThe Doors
Jim Morrison está vivo e criando cavalos nos EUA?

5000 acessosMetallica: a letra que fez Hammett e Hetfield chorar5000 acessosOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação5000 acessosFotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura5000 acessosMetallica: Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas da década passada5000 acessosX-Factor Brasil 2016: cantora arrebenta com "Highway To Hell" do AC/DC!5000 acessosTankard: "Crystal é uma cerveja tão ruim quanto a Heineken"

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online