Uli Jon Roth
Postado em 06 de abril de 2006
Por Felipe Stratton
Infelizmente até hoje o nome do excelente guitarrista Uli Jon Roth é pouco lembrado. Porém, quando o é, há sempre um vínculo com o Scorpions. Antes e após tocar nesta banda, Uli já gravou excelentes trabalhos solos e participou de várias bandas, que infelizmente não tiveram maior sucesso comercial.
Uli nasceu na Alemanha no ano de 1954, seu primeiro instrumento foi o trompete, mas, quando tinha cerca de 13 anos, começou a tocar guitarra e baixo. A primeira banda que ele fez parte, ainda que de forma bastante amadora, se chamada Blues Infinity.
Quase sempre usou guitarras Fender Stratocaster. Sua primeira foi comprada quando tinha 16, na mesma época em que começou a ouvir música clássica. Sua outra banda da época se chamava Dawn Road, mas, no ano de 1973, o guitarrista Michael Schenker iria sair da banda alemã Scorpions para entrar no UFO e convidou Uli para entrar em seu lugar.
O primeiro álbum de Uli com a nova banda foi lançado em 1974 e se chama Fly To The Rainbow, que trazia novas influências para a banda, chegando a lembrar o hoje famoso, heavy metal melódico. Foram lançados também os álbuns In Trance, Virgin Killer e Taken by Force.
O ultimo álbum de Uli no Scorpions foi o duplo ao vivo chamado Tokyo Tapes em 1978. No mesmo ano, Uli saia da banda alemã, alegando que esta estava tomando novas direções, o que não o agradou
O estilo de Uli tocar guitarra ficou bastante conhecido e influênciou muitos guitarristas, como Yngwie Malmsteen, que declara Uli como uma de suas maiores influências.
A próxima empreitada de Uli Roth foi uma banda chamada Electric Sun, que lançou seu debut em 1979 chamado Earthquake.
O Electric Sun trazia um som no estilo que Uli queria, uma sonoridade mais moderna que o Scorpions, mas com bastante influência de música clássica. O Electric Sun chegou a fazer um certo sucesso no meio heavy e recentemente o álbum Earthquake (considerado um dos melhores da banda) foi relançado em CD.
O segundo álbum do Electric Sun chama-se Firewind e o terceiro, Beyond the Astral Skies, que trás uma nova guitarra de Uli, chamada Sky Guitar, que tinha 40 frets e 7 cordas, uma inovação na época. Após esse terceiro álbum, o Electric Sun acabou, por motivos que até hoje não foram bem esclarecidos.
Após o fim da banda, Uli ficou um bom tempo sem lançar álbuns, apenas fazendo raros shows. Seu próximo álbum só viria a ser lançado em 1996, chamado Prologue to the Symphonic Legends e no mesmo ano também lançou Requiem To An Angel, discos que não foram bem divulgados.
Atualmente Uli vem se dedicando mais a música clássica, tocando com orquestras e também fez uma pequena participação no projeto G3. Será lançado também o álbum Transcedental Sky Guitar, um álbum duplo que contará com algumas faixas ao vivo e de estúdio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps