RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Para Blaze Bayley, metal ainda tem muita força no underground

Os dois ícones que tocaram em duas das bandas do Big Four do thrash metal

A instrumental que abriu caminho para o clássico "Roots", do Sepultura

5 álbuns dos anos 1970 que abriram caminho para o hair metal, segundo a Loudwire

A empolgação de Angus Young nos palcos causava um efeito colateral desagradável

A curiosa diferença do figurino do Metallica e de Ozzy Osbourne, segundo Jake E. Lee

AC/DC está prestes a ter quatro músicas com mais de 2 bilhões de reproduções no Spotify

Pesquisa aponta que 24% dos brasileiros já se endividaram com idas a shows

Sex Pistols cancela vinda ao The Town e é substituído pelo Bad Religion

Confira 5 shows que você não pode perder no Setembro Negro Festival 2025

O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local

Fabio Lione diz que convidou Andre Matos para shows com o Angra: "Ele deu uma condição"

Max Cavalera conta como ser expulso de vários colégios o levou ao Sepultura

Para Steve Jones, maior contribuição de Sid Vicious ao Sex Pistols foi... morrer

Como o Aerosmith foi salvo do avião que caiu com o Lynyrd Skynyrd


70000TonsOfMetal

SOAD, a melhor banda de rock do mundo

Por Arthur Dapieve
Fonte: No Mínimo
Postado em 07 de dezembro de 2005

Vou me antecipar em três semanas ao final do ano e cravar qual o melhor novo álbum de rock que ouvi em 2005. Ele veio em duas metades, divididas no nascimento: "Mezmerize" e "Hypnotize". O material gravado pelo quarteto californiano System of a Down e produzido por seu vocalista-guitarrista Daron Malakian e por uma lenda viva dos estúdios, Rick Rubin (créditos de Run-DMC a Johnny Cash), poderia ter sido lançado como um álbum duplo. Poderia até, mesmo sem nenhuma edição, virar um parrudo álbum simples.

Malakian, Serj Tankian (voz e teclados), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria) decidiram, porém, lançar suas 23 músicas em dois CDs. "Mezmerize" saiu em maio e "Hypnotize" saiu agorinha, no final de novembro, pela Sony & BMG. Foi uma decisão mui acertada. Em vez de afogar o ouvinte num tsunami de eletricidade e humor negro, o System of a Down deu-lhe tempo para surfar com calma as duas metades de sua obra magna. Metades cujos títulos dizem a mesma coisa: mesmerizar é igual a hipnotizar.

System Of a Down - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se isso ainda não fosse o bastante para atestar a integridade conceitual da obra, o SOD abre "Mezmerize" com "Soldier side – Intro" e fecha "Hypnotize" com "Soldier side". Isto de pouco adiantaria, entretanto, se a integridade não fosse mantida também musicalmente. O que se escuta nos quase 76 minutos dos álbuns somados é um rock inovador, inteligente e aguerrido que dosa – dentro das mesmas faixas – momentos de pura brutalidade com passagens de extrema delicadeza. Tudo pesado, sempre, no instrumental ou nos versos.

A mais bem-sucedida banda a atuar neste claro-escuro foi o Nirvana, que, todavia, não o inventou. As coordenadas para se localizar o SOD, aliás, passam longe de Seattle. São algo como o heavy metal do Judas Priest ao norte, o funk metal do Red Hot Chili Peppers ao oeste, o punk hardcore do Minor Threat ao sul e o metal progressivo do Queen ao leste. Metal paca, né? Sem traços, no entanto, dos muitos clichês do gênero, como os brilhantemente sacaneados pelo Massacration, do "Hermes & Renato" da MTV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O novo metal – e aqui o termo de fato se aplica, o que não é o caso do Limp Park ou do Linkin Bizkit (ou será o contrário?) – do System of a Down se faz no estabelecimento dos próprios parâmetros. Cada canção muda tanto de andamento ou clima que é, em si, muitas. No caso de "Mezmerize/Hypnotize", que tem as músicas quase interligadas, uma audição desatenta pode até sugerir que as trocas de faixas ocorrem nos lugares errados, ou seja, onde o SOD apenas introduziu uma mudança na dinâmica interna de cada uma delas.

É um pouco como se a banda americana oscilasse o tempo todo entre música para desenho animado e trilha sonora para pesadelo. As animações contemporâneas e o mundo dos sonhos (bons ou maus) são mosaicos de imagens as mais diversas, separadas por cortes abruptos. Na "objetiva" do SOD, além do metal, do funk e do punk, entram toques operísticos, melodias orientalizadas e muito, muito desespero e sarcasmo. Tudo articulado por um senso escatológico – na acepção apocalíptica do termo – extremamente aguçado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como as partículas "-ian" de seus sobrenomes indicam, Malakian, Tankian, Odadjian e Dolmayan têm uma origem comum: são descendentes de armênios. Durante a Primeira Guerra Mundial, os turcos (muçulmanos) assassinaram sistematicamente 1,5 milhão de armênios (cristãos) em nome da segurança nacional. A magnitude do genocídio dos judeus pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial acabou obscurecendo na memória ocidental a matança dos armênios. O System of a Down berra para lembrar-nos dela.

Desde o seu primeiro álbum, de 1998, o grupo fala dos seus antepassados. Em "Hypnotize", uma das faixas faz menção direta ao genocídio armênio, "Holy mountains" ("Montanhas sagradas"): "Você consegue sentir sua presença assombrada?/ Mentiroso, assassino, demônio/ De volta ao Rio Aras." Tal qual as montanhas para as quais os resistentes armênios progressivamente se retiraram, ao serem acossados pelos turcos, o rio hoje no Irã testemunhou inúmeras atrocidades contra a população civil. "Holy mountains" é, assim, um comovente canto de guerra, porque fala de uma guerra perdida quase um século atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A consciência de que um mundo acaba a cada dia selecionou um universo poético para o System of a Down: suas canções falam de bombas, pornografia infantil, drogas, excesso de informação, perdição em geral. A grande música de "Mezmerize" – na minha opinião, aliás, a grande música de 2005 na categoria rock – era "Lost in Hollywood". A balada pesada captava (im)perfeitamente o sentido de urgência, misticismo e fim de mundo da Califórnia. Aproximei-me de "Hypnotize" procurando uma nova "Lost in Hollywood".

A inexistência dela, contudo, comprova a excelência do novo CD. "Hypnotize" tem é "Kill rock’n roll", uma linda faixa-título, "Stealing society", "Tentative" e"U-Fig", um quinteto que traz a essência do SOD: explosões de fúria e calmarias renascentistas. Tem também "Vicinity of obscenity", a faixa escolhida para as rádios. Somadas a "B.Y.O.B.", "Cigaro", "Violent pornography" e "Old school Hollywood", outros expoentes de "Mezmerize", elas me reforçam uma convicção. O System of a Down não nos deu apenas o melhor disco de rock em 2005: o System of a Down fecha o ano como a maior banda de rock do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS