A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2026
Quando a gente fala do começo do Black Sabbath, a imagem que vem é aquela: chuva, sino, trítono, e uma banda que já parecia ter chegado pronta para assustar geral. Só que, lá no comecinho, nem tudo era "a banda decide e pronto". Tinha gravadora no meio, tinha pressão por single, tinha aquela tentativa de enquadrar um som estranho num mercado que ainda estava tentando entender o que estava acontecendo.
O saudoso Ozzy Osbourne falou sobre isto numa declaração publicada na Louder relembrando os anos 70: o primeiro single do Sabbath foi "Evil Woman, Don't You Play Your Games With Me", que Ozzy diz ter flopado. Porém, ao contrário do que pode parecer, a banda ficou aliviada com o fracasso.
Black Sabbath - Mais Novidades

O detalhe é o motivo. Segundo o próprio Ozzy, a música era um cover de uma banda chamada Crow, "um grupo distante" que eles nem conheciam, e a decisão não veio de tesão artístico. Ele lembra que a gravadora (Fontana) basicamente colocou a condição na mesa: se quisessem o álbum lançado, teriam que gravar "Evil Woman".
O recado dele foi assim: "A gente não queria fazer. Era um cover de uma banda lá longe que a gente nunca tinha ouvido falar. Eu nem sei o que aconteceu com eles. Mas a gravadora disse: 'Se vocês querem que a gente lance o álbum, vocês têm que fazer esse negócio de 'Evil Woman'...'. A gente ficou com tanta raiva de ter que gravar que, quando a música fracassou, a gente se sentiu aliviado. Ainda bem, porra!"
Dependendo da edição do primeiro álbum a lista de faixas pode variar, e é aí que "Evil Woman" aparece como esse passo meio de lado no meio do disco, antes da banda virar a própria definição de "clima pesado" no rock. Mas, antes disso, enquanto eles tentavam cravar sua identidade, tiveram que conviver com a gravadora tentando achar um gancho comercial rápido, e o vocalista guardando lembrança ruim de uma música que, para ele, simplesmente não tinha cara de Sabbath desde o nascimento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Morre Billy Steinberg, um dos grandes hitmakers dos anos 1980
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)


A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
Tony Iommi explica por que o Black Sabbath nunca teve um segundo guitarrista
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história


