Joe Walsh: processando homônimo político que usa sua canção

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Joe Walsh: processando homônimo político que usa sua canção

Traduzido por Ricardo Schuh | Fonte: Billboard

  | Comentários:

Matéria publicada em 04/02/10. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Mais um músico está reivindicando que um candidato político está desafinado com a "Lei Nacional de Propriedade Intelectual" americana. E este ainda por cima tem um “quê” de engraçado.

Joe Walsh, dos EAGLES, JAMES GANG, não está feliz que o candidato republicano ao congresso por Illinois tenha escolhido para sua campanha a música “Walk Away” e adicionado novas letras. O nome do candidato? Também é Joe Walsh!

Agora Peter Paterno, o advogado do músico, enviou uma carta que inicia ensinando ao político Joe Walsh que “pode ser bom” para ele aprender uma ou outra coisa sobre a Lei Americana de Direitos Autorais: “Ela diz muitas coisas, mas uma das coisas que diz é que você não pode usar a música de outra pessoa para promover a sua campanha política, a menos que tenha recebido permissão do proprietário do direito autoral da canção. Até onde sabemos, você não teve essa permissão. Talvez você tenha ficado tão ocupado com a sua campanha que tenha esquecido. Mas isso não está certo”.

“Segundo: pela mesma lei, você não pode pegar a música de alguém e alterar a sua letra. E isso não significa apenas que você não está autorizado a escrever letras bobas, mas se quiser, deve escrever a sua própria música. Entretanto, eu sei porque você usou a música do Joe – ela é indubitavelmente muito melhor do que qualquer música que você ou sua equipe pudessem escrever. Mas aí é que está o ponto. Considerando que Joe escreve músicas melhores do que você, a Lei dos Direitos Autorais recompensa Joe, deixando-o decidir quem pode usar as canções que ele escreve".

Daí a carta enverada na discussão da questão de marcas e registros. Pelo fato dos dois terem o mesmo nome, Paterno menciona que o público pode se confundir em relação à fonte do material e pensar que possa haver algum tipo de apoio.

A carta continua: “Já que o seu nome é Joe Walsh, eu penso que você deveria ter cuidados adicionais usando a música do Joe, porque o público pode pensar que Joe (ex-Eagles) o está apoiando ou, Deus me livre, que ele seja você.”

O gerente de campanha de Walsh defende a música, ao dizer ao jornal Lake County News-Sun: “Obviamente, não estamos usando o original de Joe Walsh, nem letras nem nada.”

Joe Walsh contra Joe Walsh é mais um capítulo do atrito entre músicos e políticos que vêm ocorrendo nos últimos anos. John McCain se desculpou, no ano passado, junto a Jackson Browne como parte do acordo sobre o uso de “Running on Empty” do candidato presidencial em sua campanha. O ex-companheiro de Joe Walsh no EAGLES, Don Henley, também está enfrentando uma batalha jurídica contra o candidato ao Congresso Charles DeVore pelo uso de suas músicas em campanha.


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Eagles"
Todas as matérias sobre "James Gang"

Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
Eagles: Hotel California homenageado com maior disco do mundo
Eagles: mulher esfaqueia companheiro por ouvir a banda
Eagles: show para inauguração da maior casa de música americana
1976: grandes álbuns lançados naquele ano
Guri de Uruguaiana: uma curiosa versão de "Hotel California"
Eagles: próxima turnê pode ser a última da banda
Eagles: possível reunião com Bernie Leadon na turnê de 2013
Tracii Guns e Joe Lynn Turner: clássicos dos Eagles e Deep Purple
The Eagles: turnê para promover documentário
Eagles: história do grupo chegando em DVD e Blu-Ray
Bandas: as dez mais turbulentas saídas de integrantes
Ultimate Classic Rock: Top 10 de músicas sobre bruxas
Ultimate Classic Rock: as melhores turnês de reunião
LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ricardo Schuh

Apreciador da boa música, que vai desde o velho blues até o metal. Fã de rock desde sua infância, por sorte tem um irmão que tinha um bom acervo de LPs e fitas cassete que serviram de passatempo por tardes ouvindo o antigo 3 em 1. Leitor assíduo de tudo relacionado ao rock, fã do Whiplash.net, decidiu colaborar com o site e ajudar a divulgar o bom e velho rock’n’roll e suas vertentes.

Mais matérias de Ricardo Schuh no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas