Dave Grohl: "desenterrada" opinião sobre downloads ilegais

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Dave Grohl: "desenterrada" opinião sobre downloads ilegais

Por Afonso Viana

  | Comentários:

Uma entrevista cedida pelo líder do FOO FIGHTERS, DAVE GROHL, no ano 2000, voltou a circular com sucesso pela internet devido aos recentes acontecimentos envolvendo os projetos de lei norte americanos SOPA e PIPA, que visam acabar com a quebra de direitos autorais na internet.

Quando o vocalista foi abordado sobre sua opinião a respeito do Napster, que na época era um serviço de compartilhamento de músicas – diferente de hoje, que o serviço vende músicas respeitando os direitos autorais –, Grohl declarou: “Eu acho que é uma boa ideia porque são pessoas trocando músicas. Isso não tem nada a ver com indústrias ou finanças. São apenas pessoas que querem música e não existe nada de errado com isso. É o mesmo que alguém ligar a porra de um rádio; é o mesmo que alguém colocar uma fita cassete pra gravar quando a BBC toca um especial na rádio. Eu não acho que é um crime, isso tem sido assim por anos. É o mesmo que pessoas fazerem fitas umas para as outras. A indústria está se sentindo mais ameaçada porque é a rede mundial, é uma esfera maior de troca, mas eu não acho que uma coisa horrível pra caralho como dizem. A primeira coisa que deveríamos fazer é mandar todos esses milionários desgraçados calarem suas bocas e pararem com essa boiolagem devido a 25 centavos que eles estão perdendo por segundo.”

O Foo Fighters sempre apoiou o compartilhamento de músicas, pois para Grohl “o amor pela música está acima da ganância das empresas”.

Os projetos de lei seriam votados no senado americano dia 24 de janeiro, porém devido à repercussão causada, a votação foi adiada para uma data indeterminada. Diversas empresas estão contra essas leis, pois afirmam que muito além de apenas garantir os direitos autorias como pretendem, estas reprimem a liberdade de expressão na internet, indo contra a própria constituição americana. Em protesto, sites como Google, Wikipédia, Yahoo!, Facebook, Twitter, Amazon, eBay e outros seriam fechados durante o dia 23, assim como fizeram alguns destes durante o dia 18, para assim mostrarem como seria a internet caso as leis sejam aprovadas.

Recentemente o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo, o MegaUpload, foi fechado pelo FBI, mas não devido à questões de direitos autorais e sim à acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, mesmo assim, foi motivo de comemoração para as indústrias do entretenimento.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Foo Fighters"

Foo Fighters: produtor diz que metade de álbum já está gravado
Courtney Love: abraço sela a paz com Dave Grohl
Dave Grohl: o quinto baterista do Nirvana agradece antecessores
Sound City: o documentário dirigido por Dave Grohl
Nirvana: Joan Jett pode tocar com a banda no RRHF
Foo Fighters: baterista lança áudio do seu novo projeto
Foo Fighters: "Estamos tocando como jamais tocamos antes"
Foo Fighters: ouça faixa da nova banda de Taylor Hawkins
Teenage Time Killer: Grohl, Taylor, Biafra, Cavalera, Oliveri...
Dave Grohl: ele tornou-se músico por influência dos Beatles
Courtney Love: citando Dave Grohl em estreia no YouTube
NME: os clipes mais legais da história, na opinião dos leitores
Foo Fighters: Grohl quer gravar álbum em 12 cidades diferentes?
Grammy: Dave Grohl, QOTSA e Nine Inch Nails na cerimônia
Foo Fighters: banda já está em estúdio para oitavo álbum

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Afonso Viana

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas