Em 2004, Dave Mustaine defendeu George Bush e invasão ao Iraque
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2026
George Walker Bush presidiu os Estados Unidos da América entre 2001 e 2009. Foi durante seu governo, mais precisamente no início de 2003, que uma coalizão militar liderada por tropas norte-americanas invadiu o Iraque com o objetivo de localizar e eliminar supostas armas de destruição em massa.
Megadeth - Mais Novidades
Como aponta vídeo publicado pela BBC Brasil, a ofensiva também foi apresentada como uma ação para libertar a população iraquiana. Um dos trechos do mini-documentário traz uma declaração de Bush, reproduzida a seguir.
"Neste momento, tropas americanas e de coalizão estão no estágio inicial de uma operação militar para desarmar o Iraque, libertar seu povo e defender o mundo de um grande perigo."
Enquanto parte da opinião pública se posicionou contra a invasão, houve também quem a defendesse. Dave Mustaine, guitarrista e vocalista do Megadeth, está entre os que apoiaram a ação.
O músico falou sobre a Guerra do Iraque em entrevista ao site Metal Temple, publicada em 2004. Na ocasião, defendeu tanto a intervenção militar quanto o então presidente dos Estados Unidos.
"Era necessário. Os americanos entraram lá para libertar o Iraque. Muitas pessoas acham que eles não estavam sendo libertados porque a França não participou, a Alemanha não participou e nem a Rússia."
"O pessoal da indústria musical, nos Estados Unidos, fica falando mal do Bush... sabe de uma coisa? Cale a boca! Você é músico; não sabe nada sobre governar um país! Se houvesse alguém melhor para governar os Estados Unidos agora, a gente já teria escolhido, é um processo democrático. Tem um monte de caras que se candidatam, todo mundo escolhe ele, ele passa para a próxima fase. Cale a boca, ele é o presidente, caramba! Vai ter eleição, se você não gosta dele, vote no outro. Não fique aí sentado reclamando."
A Guerra do Iraque se estendeu por oito anos. Durante o conflito, Saddam Hussein (que governou o país por mais de duas décadas) foi capturado e posteriormente executado. Centenas de milhares de pessoas morreram, e as armas de destruição em massa não foram encontradas.
O Megadeth lançou o último álbum de sua carreira no dia 23 de janeiro deste ano. Autointitulado, o disco antecede a turnê de despedida do grupo, que pode se estender por alguns anos. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Matanza Ritual anuncia festival na Audio, em São Paulo, no dia 1º de maio de 2027
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Sharon Osbourne revela qual música de Ozzy gostaria de ouvir no próprio funeral
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
Como um solo de Ace Frehley ajudou Marty Friedman a mudar de vida após uma viagem que deu ruim
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Dave Mustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?
Os 10 melhores discos da história do thrash metal, segundo o Loudwire


