Matérias Mais Lidas


Instrução Musical: Número de alunos cai progressivamente

Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 29 de junho de 2012

O site Digital Music News recebeu esse email de David Smolover, fundador do National Guitar Workshop. O proprietário do DGM, Paul Resnikoff, optou por reproduzi-lo na íntegra:

Original Message:
From: David Smolover
To: [email protected]
Cc:
Date: Wednesday, June 20 2012 12:03 PM
Subject: another digital casualty

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

"Paul,

Tenho sido um seguidor entusiasmado do seu site faz alguns anos e eu realmente aprecio seus comentários sobre nosso ramo. Você luta pelos direitos de um músico abrir um envelope com um cheque ao invés de contendo um comunicado de despejo, o que é admirável.

Desde 1984 minha esposa e eu administramos National Guitar Workshop, um programa musical de verão para hobbistas e músicos aspirantes. Começou com uma tentativa minha de viver como músico sem ter que morar em meu carro.

Tivemos sorte. A idéia veio logo quando a guitarra chegou ao auge de sua popularidade. Ao longo dos 25 anos seguintes, passamos de um campus com 160 alunos para um programa internacional com sedes pelos EUA, Canadá e Europa. No ápice de nosso programa, contratamos 500 músicos a cada verão para ensinar a quase 6 mil estudantes. O negócio foi a fundação de duas outras empresas – uma de publicação de metodologia musical, a Workshop Arts Publications, e um site de instrução musical online, o WorkshopLive. Já formamos 25 mil alunos, incluindo Trey Anastasio, Mike Gordon, Dr. Luke e o compositor ganhador do Grammy Robert Lee Castleman. Olhando assim, uma excelente maneira de se passar um quarto de século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O progresso natural de um negócio ocorreu. Sucesso gera competição. Outros entraram no mercado, mas conseguimos todos sobreviver e até prosperar. Daí veio a recessão. Mesmo apesar de ela ter devastado muitos programas de verão, nós conseguimos sobreviver. Cortes, reduções, você faz o que tem que fazer para continuar a respirar.

Mas algo muito diferente está acontecendo agora e eu achei que deveria compartilhar nossa história.

Hoje você escreveu que ‘a música gravada tornou-se, para todos os efeitos, sem valor’. Transformar a música em um bem lucrativo tem complicações bem distantes que vão muito além da destruição da indústria fonográfica. Um dos resultados é a desvalorização generalizada da experiência musical.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Como educadores, nosso ‘produto’ sempre foi nosso amor e conhecimento musical. Se pudéssemos compartilhar essa paixão de modo honesto e justo, nós poderíamos fornecer um serviço de nível e manter uma subsistência. Infelizmente, essa premissa é baseada na idéia de que as pessoas valorizem o serviço que você oferece. Quando a música se torna gratuita, isso tem uma conseqüência não-intencional e insidiosa. Ao invés de se tornar mais valiosa através do acesso ilimitado, ela se torna menos valiosa. Ao risco de soar tão velho como eu seja, quando você tinha que trabalhar, ou mendigar, pelo dinheiro para comprar um disco, a música estava ligada ao esforço que você havia feito para adquiri-la. Através do seu esforço/ trabalho/ mendicância, você indexava um valor à música. Pode ter custado só $ 7.95, mas qu7ando você estava ganhando $2.50 por hora, tinha valor genuíno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Nós temos testemunhado uma mudança de comportamento em nossos estudantes de música, nossa clientela. Uma expectativa existe agora, a de que todas as experiências estarão no YouTube e que ela será inevitavelmente gratuita – seja um show, uma aula avançada ou uma simples lição. Com tanto fornecimento, literalmente centenas de milhares de aulas no YouTube, você pode entender o que se passa na cabeça deles. Eu sempre defendi o apaixonado argumento que estar numa sala com um bom professor e outros estudantes apaixonados é uma experiência modificadora de vida. Mas quando a paixão é menor que a conveniência, você está basicamente falando com as paredes. Então o mesmo que dizimou a indústria musical está prestes a aleijar uma das oportunidades que sobraram para os músicos – a instrução. Mais músicos talentosos e professores dedicados procurando por outro emprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

É melhor que eu pare ou eu vou começar a bombardear você com histórias sobre estudantes de guitarra matriculados em escolas conceituadas de jazz que não sabem quem são Charlie Christain ou George Benson [ah, e os dois estão no YouTube]. Quando tudo é de graça e o único filtro que você tem é a playlist do seu amigo, o joio nem sempre se separa do trigo.

Obrigado por estar do lado do bem nessa luta.

David Smolover,
Fundador
National GuitarWorkshop"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bootlegs: como surgiram e porque duram até hoje

Música: como as crianças de hoje reagem aos walkmans


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)
Mais matérias de Nacho Belgrande.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS