RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Stamp
Bangers Open Air

O Som do LP de vinil é superior?: Sabe de nada, inocente!

Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 27 de maio de 2014

Por JIM SMITH para o HIGH FIDELITY REPORT.

Você provavelmente sabe que os LPs de vinil estão desfrutando de uma incrível regeneração de interesse. Não que ele tenha morrido em muitos dos círculos que eu encontro. Pelo contrário, na verdade. Já que este é meu primeiro artigo para o High Fidelity Report, e a maioria dos autores – e provavelmente a maioria de seus leitores – são vinilófilos, eu achei que seria uma boa ideia irritá-los. Só que não!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas eu quero mesmo dizer algumas coisas que podem deixar alguns leitores descontentes. Então aceitem isso como um compartilhamento de uma ideia.

Por que eu me irrito

Em minhas viagens, comparecendo e participando de feiras, eventos de representantes e incontáveis sessões, incluindo aquelas datando de mais de 35 anos atrás, eu ainda estou para encontrar um único toca-discos que eu achasse que estivesse calibrado tão bem quanto possível. Isso mesmo, eu nunca ouvi um que eu achasse que estivesse reproduzindo a música em toda sua plenitude!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A má notícia é que todas elas poderiam ser melhores. Alguns aparelhos só precisavam de um pouco de ajuda – e, infelizmente, alguns precisavam de muita. A boa notícia é que – pelo menos recentemente – não se precisa de muito para efetuar uma melhoria. Quando eu tive e oportunidade de experimentar, sempre acabou sendo o caso de eu poder fazer o equipamento reprodutor de vinil soar melhor. E em muitas ocasiões, não demorou muito par afazê-lo. Talvez seja por isso que eu me irrite quando vejo audiófilos afirmando que seus toca-discos soam tão bem. Eles podem soar bem, mas eles estão tocando no nível que poderiam estar? Provavelmente não.

O Vinil – vivo ou apagado? – uma dúzia de dilemas

Para ser justo, quem é que sabe como o nosso toca-discos de vinil deve soar? A verdade é que nenhum de nós tem essa informação, e [com algumas exceções], isso pode incluir o engenheiro de masterização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1] A maioria de nós se gaba de ser puristas que jamais conectaria um equalizador – analógico ou digital – a nossos equipamentos. Eu não consigo me lembrar de qualquer audiófilo respondendo SIM a essa pergunta: "Você usaria um equalizador de faixa plena em seu sistema?" Ainda que toda vez que toquemos um LP, o som passe por não um, mas dois níveis de equalização! Primeiro, a curva de masterização estabelecida pela RIAA é imposta ao próprio LP, e daí devemos tocar o LP através de uma fase pré-amplificadora em fono que contém [espera-se que sim] a equalização da imagem espelhada para nos retornar esse sinal ‘sem curva’.

Essa situação pressupõe que curvas projetadas com precisão por esse espelho [gravação e reprodução], que são, verdade seja dita, menos frequentes do que possamos imaginar. Gravadoras diferentes introduzem ênfases levemente distintas. Antes, as gravações pré-RIAA usavam suas próprias curvas de equalização ‘da casa’. Então temos dois níveis da repudiada equalização, e eles podem não ser tão apuradamente equalizadas para algumas de nossas gravações, pra começar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2] A maioria dos audiófilos presta atenção quando vê um desenho que conseguiu ‘burlar’ com um estágio a mais de ganho, contudo, por algum motivo, nós damos ao estágio adicional do fono com ganho relativamente alto uma passagem. Não obstante, se estivermos usando cartuchos de bobina móvel, então pode ser que queiramos comprar um pré-amplificador fono de alta qualidade. A mesma questão da equalização, mesmo ganho exigido, soque agora apresentamos ainda mais cabos e conexões à equação. Claro, isso vai totalmente ao que atestamos acreditar que seja o melhor – menos fases de ganho, menos conexões e cabos, mas, hey, isso é analógico, então esquece!

3] Você nunca verá uma menção à equalização variante nas frequências altas à medida que você chegar mais para o centro do LP. Em outras palavras, as diretrizes exigidas de corte do vinil podem precisar de uma sutil [ou por vezes severa] mudança nas frequências mais altas à medida que se reproduz os sulcos menores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4] Infelizmente, nenhum avanço na engenharia ocorreu a ponto de reduzir significantemente a distorção dos sulcos de menor circunferência – isso simplesmente faz parte do vinil.

5] Você sabe com certeza que nenhum cartucho fono soa igual a outro, não sabe? A pergunta é: esse que você possui é o melhor da linhagem dele? Você já o comparou com os outros cartuchos do mesmo fabricante e com os da mesma linha? Só to perguntando… ☺

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

6] A espessura variante dos LPs significará que você por muitas vezes não estará os reproduzindo no SRA [‘Stylus Rake Angle’, o ângulo no qual o braço, cartucho e agulha devem estar alinhados perpendicularmente ao disco sendo tocado] otimizado. Você vai reajustar a cada disco diferente que ouvir, ou simplesmente viver com a degradação resultante da qualidade do som?

7] Como alguém que já fez centenas de gravações master, tanto em analógico 30 IPS como digital, dizer que LPs analógicos reproduzem a música com mais poder é como eu dizer que eu nunca ouvi um master comparado ao LP comercial. A fita master faz com que o LP soe defeituoso – sem dinâmica, tons ou presença. Nenhum toca-discos – não importa a que preço – pode preencher a lacuna inerente entre a fita master e o LP masterizado. Ela é ENORME – e lembre-se que tal comparação foi feita com o uso de um equipamento corretamente calibrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

8] Hoje em dia, qualquer um que esteja disposto a trabalhar e gastar para tocar discos de vinil deveria ter se educado para executar apropriadamente os aspectos mecânicos básicos de ajuste seu toca-discos. E agora, há um grande número de ferramentas úteis que tornam o aspecto mecânico da tarefa viável. Quando eu menciono que ainda encontro toca-discos que deixam a desejar, raramente é por causa do aspecto mecânico do ajuste – overhang [a distância angular entre o pino central e o ponto de suspensão da agulha], o azimuth, etc. Isso é uma boa notícia. O único aspecto mecânico que ainda pode ser questionado de vez em quando é o isolamento do toca-discos.

9] Outra questão mecânica que pode às vezes vir à tona seria a taxa variante de momento de inércia do contrapeso e do cartucho [quando tal opção estiver disponível].

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

10] As áreas que parecem se beneficiar consistentemente de um pouco mais de trabalho são a carga do cartucho fono, a força de tração vertical, VTA/SRA, e anti-derrapagem. Eu NÃO acho que medidores possam desempenhar essa tarefa – você precisa OUVIR aos efeitos de todos eles. E eles são todos interligados – assim como é a temperatura da sala.

11] Por fim, se o sistema principal não foi configurado para ‘encher a sala’, como é que o amante do vinil pode saber se os ajustes dele ou dela estão indo no rumo certo? Isso me lembra dos clientes do [sistema de avaliação e ensino de avaliação de diferentes instalações de equipamento de reprodução fonográfica/ RoomPlay Reference, que chegam aqui, e a determinado momento, pedem para ouvir seus CDs, porque ‘eles conhecem’. Em minha opinião, eles provavelmente NÃO conhecem, mas eu tento não dizê-lo – pelo menos não de cara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

12] Eu preciso mencionar o ruído de superfície dos LPs?

Uma última consideração

Quando um sistema digital é feito do modo certo, ou pelo menos muito bem feito, a música pode fluir e dedilhar as cordas do seu coração. Apesar de eu amar ouvir aos meus vinis, eu não o faço há muitos anos, preferindo, por vários motivos, ir atrás de fazer meus próprios arquivos digitais na minha mídia escolhida. A maioria dos ouvintes conclui – e frequentemente cita – que uma razão pela qual o som é tão audível é que eu estou tocando arquivos digitais de alta resolução, mas não, é material 16/44.1. Isso geralmente é uma grande surpresa para eles. Ninguém nunca se queixa ou expressa desejo de ouvir vinil. Talvez seja apenas um público incomumente educado, vai saber.

[an error occurred while processing this directive]

Tendo dito tudo isso, eu queria que não houvesse essa divisão entre as fontes, mas ela é bastante real. Felizmente, parece estar se dissipando. E talvez isso seja saudável, se nos mantiver debatendo. Seria bom se alguns audiófilos parassem e pensassem antes de declararem que sua reprodução de discos é o meio superior/mais preciso/de maior resolução. Talvez seja para eles, mas, hoje em dia, não o é, necessariamente, para os outros.

A atual oferta de música digital vale o esforço de explorá-la agora, até pelo razão de arquivar seus amados LPs analógicos. E sim, em alguns casos, pelo som melhor. Pronto, falei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Você prefere o som do vinil ou do CD?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)
Mais matérias de Nacho Belgrande.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS