Steve Vai: guitarrista fala sobre novo álbum

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Steve Vai: guitarrista fala sobre novo álbum

Traduzido por Fernando Portelada | Fonte: Blabbermouth

  | Comentários:

Matéria publicada em 27/12/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Imagem

Anthony Morgan, do MetalForcesmagazine.com, recentemente conduziu uma entrevista com o virtuoso guitarrista Steve Vai. Alguns trechos desta conversa podem ser lidos abaixo:

Sobre seu novo álbum, “The Story Of Light”:

Steve: “Eu estava querendo fazer um disco conceitual, mas talvez algo mais fora do comum do que os típicos discos conceito. Eu tinha esta história que era bem esotérica e profunda. Eu pensei ‘Por que não conto esta história com uma série de uns três discos?’ Durante este feito, eu decidi fazer com que as músicas indicassem personalidades, personagens e elementos da história. Eu não queria dar tudo de mão beijada, porém, então as músicas não estão na ordem certa para revelar a história.”

“Para desvendar os elementos da história, você deve ler as notas de rodapé e escutar com cuidado as letras. Este tipo de coisa foi pensado para não ficar martelando as pessoas com histórias esotéricas quando eles só querem realmente ouvir a música. Após eu lançar os três discos, que são mais ou menos as parcelas desta história, eu pensei que talvez pudesse fazer uma embalagem com 4 discos. Eu poderia pegar os três já lançados e colocar as músicas na ordem correta. Eu talvez colocasse as letras em algumas das músicas instrumentais e lançar com um outro disco narrado, ou músicas adicionais. Desta forma você poderia ouvir a história do começo ao fim de uma forma bem linear, e seria algo completamente diferente dos discos instrumentais que eu normalmente faço.”

Sobre a faixa “No More Amsterdam”, com a vocalista convidada Aimee Mann:

Steve: “Eu estava indo para a Berklee College of Music e Aimee também, nós de fato freqüentamos a escola juntos, e vivíamos no mesmo prédio, com algumas portas de distância um do outro. Minha namorada naquela época (Pia Maiocco), que agora é minha esposa, era a melhor amiga de Aimee, então, através dos anos, eu sempre tinha a música de Aimee em minha casa. Eu sempre gostava muito quando ela lançava algo. Eu tinha esta música chamada ‘Innerness’ e ela era uma bela faixa acústica. Eu queria descrever a história de uma forma que fosse cantada por duas pessoas, um homem e uma mulher. É a história de um cara olhando para um lago e ele vê em seu reflexo o seu anjo da guarda, como a voz de sua consciência. Eles então têm uma conversa. Eu escrevi a primeira linha, mas então tive um bloqueio criativo. Foi um aviso de que eu precisava fazer outra coisa. Eu contei a minha esposa, Pia, sobre isto e ela então ela disse: ‘Por que você não chama Aimee?’ De início eu pensei: ‘Steve Vai e Aimee Mann? Isso é uma música muito contrastante’, por mais que eu amasse o que ela fazia. Ela é como uma poetisa e sua voz é bem forte e confiante. Esta música era tão doce que eu achei que ela não fosse ter interesse. Então nós entramos em contato e ela realmente gostou da ideia. Trabalhar com ela foi uma linda experiência. [...] Ema escreveu todas as letras e a chamou de “No More Amsterdam”. Tudo isto soa muito bem com a história. [...]”

Sobre o andamento de seu álbum conceito:

Steve: “Eu tenho músicas escritas e certas histórias estruturadas, mas eu não acho que vai ser meu próximo álbum de estúdio. Há outros projetos que eu quero fazer, e eu quero evoluir minha percepção de interesses na vida antes de realmente entrar nisso. Se estiver no meu destino viver para fazê-lo, eu espero conseguir [risos]. O projeto final é na verdade uma quadrilogia.”

Você pode ler a entrevista completa, em inglês, na matéria da Metal Force:

http://www.metalforcesmagazine.com/site/feature-steve-vai-11...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Steve Vai"

Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Steve Vai: procurando beta testers para App no Android
Steve Vai: Video de For the Love of God com orquestra na China
Edu Ardanuy: técnica que aprendeu com Steve Vai e Sergio Buss
Steve Vai: vídeo ao lado de Billy Sheehan e com Mike Portnoy
Steve Vai: registro de mais de uma hora do show de São Paulo
Steve Vai: homenagem a Michael Jackson com Andy Timmons em 2009
Rig Rundown: dentro do estúdio do Steve Vai
Steve Vai: resenha do show em SP no Minuto HM
Steve Vai: Impossível ficar indiferente ao talento e criatividade
Steve Vai: O mestre da guitarra na capital do Brasil
Steve Vai: público de BH vai ao delírio com apresentação
Steve Vai: galeria de fotos do show no Citibank Hall
Steve Vai: A arte da guitarra desembarcou em São Paulo
Steve Vai: Mais uma vez dividindo palco com Eric Johnson

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Fernando Portelada

25 anos, Blogger, Podcaster, Gamer, Leitor de Quadrinhos, Ouvinte de Rock, Jornalista, e chato acima de tudo. Ouviu Imaginations From The Other Side do Blind Guardian aos 13 anos, emprestado por um amigo de escola. Ainda é um de seus álbuns preferidos.

Mais matérias de Fernando Portelada no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas