Guitarrista base de Steve Vai conta como quase foi demitido em seu primeiro show
Por André Garcia
Postado em 16 de maio de 2023
Que guitarrista não sonha dividir o palco com uma lenda viva como Steve Vai? Para Dante Frisiello, esse sonho quase virou pesadelo: seu primeiro show como guitarrista base na banda de Vai foi um desastre.
Dante em 2022 largou seu emprego em um escritório de advocacia para trabalhar como técnico de som de guitarra e baixo de Steve Vai na turnê INVIOLATE. Em 2023, com a saída do guitarrista base Dave Wiener, Frisiello foi o escolhido para ocupar o posto. Seu primeiro show foi na abertura da perna europeia da turnê, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, em 24 de março.
Conforme publicado pela Guitar World, em vídeo disponível no Youtube, Dante relembrou com bom-humor como foi aquela noite, contando como ele quase foi demitido já em seu primeiro show. Apesar da extensa passagem de som de quatro horas feita pela banda, a apresentação foi marcada por falhas técnicas — muitas delas aconteceram logo com o pobre estreante:
"Comecei a tocar e tudo estava ótimo. Mas, quando chegamos ao meu solo — logo depois de Steve me apresentar — pisei no botão para tirar a guitarra do mudo, aí fez um barulhão e meu equipamento parou! Foi exatamente no momento em que eu deveria começar meu solo, então eu não sabia o que fazer. Eu comecei a rir de nervoso e pensei, 'Meu Deus, não consigo acreditar que isso está acontecendo logo agora!' Chegou uma hora que Steve disse: 'Bem, vamos seguir em frente'. Foi só ele dizer aquilo que minha guitarra voltou a funcionar!' Duas músicas antes disso, em 'Lights Are On', Steve e eu fazemos um duelo de guitarra… e eu estourei a minha corda mi fina! Então eu tive que terminar o duelo na minha guitarra de sete cordas."
Felizmente, tanto a banda quanto a plateia (e o patrão) foram compreensivos, e deu tudo certo.
"Foi um daqueles shows onde, cara, tudo estava dando errado [risos]! O retorno no meu ouvido estava zoado… As coisas estavam mudando a noite toda, foi um show esquisito, mas até que nos divertimos. A platéia foi ótima! Os ingressos esgotaram em uma casa enorme, então foi ótimo."
Steve Vai iniciou sua carreira aos 20 anos, em 1980, tocando com ninguém menos que o obsessivamente exigente Frank Zappa. Portanto, ele sabe bem como é estar naquela situação pelo qual Dante passou, e foi empático ao relevar suas pisadas na bola. Com o emprego mantido, Frisielo levantou a cabeça e já na manhã seguinte tratou de trabalhar para que aquilo não tornasse a acontecer.
"Assim que eu voltar da academia, vou sentar com meu caderno e repassar todo o setlist da noite anterior. Vou listar todos os erros que cometi, todas as coisas em que desejo melhorar. Assim, amanhã eu ataco; aqueço para amanhã superar aquelas falhas."
Steve Vai (munido de sua guitarra de três braços) segue pela Europa com a turnê INVIOLATE. Aos 62 anos, o veterano está esbanjando disposição: agora em maio, só entre os dias 13 e 20 ele passará pela Holanda, Reino Unido, Suíça e Itália. Depois disso, a próxima parada é no Brasil, em 3 de junho, para tocar em São Paulo, no Best of Blues and Rock Festival.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética

O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
O guitarrista que para Frank Zappa colocava Eddie Van Halen no chinelo


