Em 25/10/2008 | Metallica: Kirk fala sobre novo disco e downloads ilegais

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metallica: Kirk fala sobre novo disco e downloads ilegais

Traduzido por André Biasuz | Fonte: The Pitch

  | Comentários:

Saby Reyes-Kulkarni, do site “The Pitch”, recentemente entrevistou o guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, que dentre outras coisas, falou mais uma vez sobre a questão dos downloads ilegais.

The Pitch: Voltando ao “Black Album”, por que vocês começaram a escrever músicas mais curtas? A banda tinha composto três álbuns consecutivos com músicas progressivas e muito envolventes, e a base de fãs da época tinham sido atraídos por causa destas características.

Kirk: "Simplesmente nos cansamos daquilo. Queríamos fazer algo com mais groove e que tivesse um pouco mais de alma. O que tínhamos feito nos anos 80 tinha muito a ver com apenas mostrar o quanto éramos rápidos".

The Pitch: Então porque voltar a essa fórmula com o “Death Magnetic”?

Kirk: "Nos cansamos de novo (rindo). Quando começamos a compor o 'Death Magnetic', nos demos conta que nosso lado progressivo estava soando bem de novo. Não tocávamos assim fazia um tempo, e de repente tudo parecia soar bem fresco. Muito disso tem a ver com o fato que Rick (Rubin, o produtor do disco) disse que queria fazer o álbum definitivo do METALLICA. Na cabeça dele, este trabalho teria que seguir o direcionamento do que fazíamos nos anos oitenta".

The Pitch: No documentário de 2007 “Get Trashed” você disse que o “METALLICA inventou o Thrash Metal.” Eu queria te perguntar sobre o EXODUS, onde você esteve antes do METALLICA. Seu antigo companheiro de banda Gary Holt disse que quem estava lá no começo de tudo sabe o papel que o EXODUS teve no processo.

Kirk: "Quer saber (rindo)? Eu acho que estive no centro de duas tempestades. Se eu ainda estivesse no EXODUS na época, eu diria que foi o EXODUS que criou o Thrash Metal. Eu falei aquilo porque estava no METALLICA. No início foi tudo passo a passo, e tinham um grupo de músicos que estavam andando por eles. Eu diria que METALLICA e EXODUS praticamente juntos, ANTHRAX e SLAYER também, estávamos todos apenas tendo idéias a partir do que ouvíamos e de como estava a cena Heavy na época. Era algo que todos sentíamos juntos".

The Pitch: Depois da reação negativa dos fãs em relação à briga com o Napster, como você vê hoje a tentativa da banda de combater os downloads ilegais?

Kirk: "Ainda sou contra tudo isso. Eu ainda acho que as pessoas deveriam respeitar o conceito de propriedade intelectual. Eu não acho ruim baixar essa 'propriedade intelectual' quando quem tem que ser pago por ela de fato é. Tecnologia é uma faca de dois gumes. É conveniente e rápida, mas pagamos um preço alto por essa conveniência, esta impaciência. Eu acharia muito melhor sair para comprar um CD com uma qualidade ótima do que um MP3 péssimo. Todos esse e-mails e programas de mensagens instantâneas – eu acho que isso não nos aproxima mais e sim nos isola. Eu sinto um pouco de falta de como as pessoas se relacionavam antigamente".

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Metallica"

Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema
Metallica: banda disponibiliza imagens do show no Paraguai
Metallica: Assista vídeo oficial do show de Santiago
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Metallica: Assista vídeo oficial do show de São Paulo
Metallica: banda libera áudio do show em São Paulo para download

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre André Biasuz

Com 5 anos já incomodava seus pais com uma guitarra de brinquedo verde lilas muito hard rock. Ainda se lembra do dia que, com 13 anos, seu amigo o apresentou à donzela de ferro. Hoje, depois de varias tentativas frustadas de matar os vizinhos com seu alto grau de excelência guitarrística, deixou um pouco de lado as 6 cordas e estuda Automação Industrial na faculdade. Tem 19 anos e ouve muito Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth, Metallica, Arch Enemy, Rammstein, Pantera e Black Sabbath.

Mais matérias de André Biasuz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas