Lynyrd Skynyrd: o professor que inspirou nome da banda

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Lynyrd Skynyrd: o professor que inspirou nome da banda

Traduzido por Nathália Plá | Fonte: Yahoo! Music

  | Comentários:

Imagem
Leonard Skinner, o professor de ginástica de ginásio que inspirou o nome da banda LYNYRD SKYNYRD, morreu aos 77 anos em um asilo em Riverside, Flórida.

Skinner, batizado Forby Leonard Skinner, nunca pretendeu se tornar um pedaço da história do rock-and-roll. Ele estava simplesmente reforçando um código de vestuário na escola Robert E. Lee High School no final dos anos 60 quando fatidicamente levou alguns adolescentes à sala do diretor por violar novas regras sobre comprimento de cabelo. “O cabelo tinha de estar dois dedos acima das sobrancelhas, não podia tocar o colarinho”, Skinner explicou em uma entrevista há muitos anos atrás. “Um dos que mandei estava nessa banda... chamada One Percent," ele relembrou, referindo-se à banda que posteriormente se tornaria o Lynyrd Skynyrd.

O aluno, ameaçado de suspensão, trouxe o pai dele à escola para argumentar que a banda estava ajudando a contribuir com a renda doméstica – e que o cabelo comprido era um requisito para aquele visual de rock-and-roll. O diretor, sem se comover, tinha uma solução: um corte de cabelo e uma peruca. O jovem músico (a banda não identificou qual deles era, mas Skinner enumerou o guitarrista Gary Rossington e o cantor Ronnie Van Zant entre seus pupilos) acabou prendendo seu cabelo numa rede para cabelos. A banda mudou seu nome para o de Skinner em 1970 e trocou as vogais para a letra Y antes do lançamento de sua estréia de 1973 "Lynyrd Skynyrd." Apesar de soletrado diferentemente, o nome da banda é foneticamente "Leonard Skinnerd" (apesar de ser pronunciado mais frequentemente de forma errada como Lih-nerd Skinerd").

Skinner não estava ciente de sua ligação com os heróis sulistas do rock até que escutou um DJ de rádio dizer “'Eis uma música do Lynyrd Skynyrd.' Essa foi a primeira vez que eu tive noção de que algo estivesse acontecendo,” ele posteriormente se lembrou em uma entrevista com o antigo guarda costas de Van Zant, Gene Odom.

Apesar de dizer não gostar de rock, Skinner deu permissão à banda de usar uma fotografia da placa do imóvel de sua propriedade no interior da arte do álbum para o LP de 1975 "Nuthin' Fancy". Como seu verdadeiro telefone comercial estava incluído na placa, ele acabou recebendo muitas ligações de fãs curiosos ao longo dos anos.

Apesar da relação entre a banda e seu antigo professor de ginástica fosse frequentemente apresentada como tensa, Skinner sempre destacou que ele estava somente reforçando as regras da escola e nunca teve nenhum problema com o LYNYRD SKYNYRD. O grupo inclusive pagou a seu antigo técnico $100 para apresentá-los em um show em Jacksonville e Skinner se tornou amigo de Odom.

LYNYRD SKYNYRD, conhecido por seus sucessos "Freebird" e "Sweet Home Alabama," lançou 12 álbuns de estúdio, e foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em março de 2006. Quando perguntado sobre os jovens rebeldes que ele inadvertidamente inspirou, Skinner deu uma resposta justa ao rock-and-roll: “Eles trabalharam intensamente, viveram intensamente e beberam intensamente”.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Artimus Pyle: o Lynyrd Skynyrd atual é uma fraude
Lynyrd Skynyrd: campanha para shows no Brasil em 2014
Heavy Lero: Iron Maiden e Lynyrd Skynyrd no terceiro episódio
Bad Company e Lynyrd Synyrd: vídeos em Camden, NJ
Slide Guitar: do blues ao rock, a história do estilo
Lynyrd Skynyrd: banda faz novo tema para "Trato Feito"
Lynyrd Skynyrd: madura antes mesmo de lançar algum álbum
Lynyrd Skynyrd: guitarrista é hospitalizado às pressas nos EUA
Lynyrd Skynyrd: a história por trás de "Pronounced Leh-Nérd..."
Supernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série
Lynyrd Skynyrd: assista "Homegrown", clipe do novo single
Lynyrd Skynyrd: Sandy faz banda reprogramar cruzeiro
Obama: astros do rock que não apoiam o presidente
Lynyrd Skynyrd: vídeo no Late Late Show With Craig Ferguson
Lynyrd Skynyrd: restaurante abre processo de falência

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas