Rolling Stones: Pedras que Rolam deixam traços no limbo

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rolling Stones: Pedras que Rolam deixam traços no limbo

Postado por Aline Luz | Fonte: UOL

  | Comentários:

Imagem

As obscuridades lisérgicas da maior banda de rock de todos os tempos.

São muitas as músicas feitas pelos ROLLING STONES que estão espalhadas por coletâneas e versões americanas / britânicas dos primeiros álbuns, além de compactos esquecidos no tempo.

É um trabalho prazeroso pesquisar sobre elas e tentar agrupá-las numa matéria. Porém, vamos nos ater principalmente à época psicodélica.

Existem 3 coletâneas com várias músicas descartadas em gravações, cedidas à outros interpretes ou apenas figurantes de álbuns oficiais britânicos, que retratam o período psicodélico dos ROLLING STONES, que vai um pouco antes de "Between the Buttons"(1967), até um pouco depois de "Their Satanic Majesties Request" (1967).

Imagem

A primeira delas, "Flowers"(cuja capa é do artista TOM WILKES, que criou a identidade visual do "Monterrey Pop Festival"), foi uma coletânea lançada em 1967, o verão do amor, nos EUA. É uma reciclagem de faixas da versão inglesa de "Between the Buttons" e contém também algumas faixas nunca antes lançadas: "Have You Seen Your Mother, Baby", que contém arranjos experimentais; "Sitting on a Fence", uma balada folk-psicodélica; um cover suave de "My Girl", clássico do R and B; "BackStreet Girl", uma canção sarcástica em ritmo de psicodelismo folk.

"Metamorphosis", coletânea lançada em 1975, era para ser (segundo o desejo de Bill Wyman), um extenso apanhado que se configuraria num arquivo sonoro de todo o trabalho alternativo da banda.

Mas, segundo produtores da gravadora, o álbum se tornou uma coletânea enxuta, que prioriza músicas de autoria dos próprios Stones, o que geraria mais lucros do que lançar todo o trabalho alternativo (que contém muitos covers).

As faixas de "Metamorphosis" são heterogêneas, indo de descartes da era psicodélica como: "I don't Know Why" de STEVE WONDER, mixada no dia da morte de BRIAN JONES, e "Memo from Turner", até músicas do começo da banda que foram gravadas por outros cantores. Destaques para: "Memo From Turner", trilha sonora do filme "Performance"; "Downtown Suzie", composta por Bill Wyman; "I Don't Know Why" - Blues, soul, feeling psicodélico à la JIMI HENDRIX.

A 3º coletânea importante, que contém lado B dos ROLLING STONES, é a coletânea britânica "No Stone Unturned", lançada em 1973, repleta de canções inéditas. Destaque para a lisérgica e soturna canção "Child of the Moon".

Imagem

Este disco apresenta ainda outras preciosidades como "Who's Driving Your Plane" e "Sad Day", esta ultima é uma canção de rock and roll e psicodelia precoce (idos de 1964/1965), incrivelmente injustiçada. A coletânea ainda conta com um cover de "Poison Ivy" (Venenooosa, yêhehehe, Eva Venenoosa, yêyêyê, seu veneno é Cruel.

Imagem

Outro destaque a parte é a faixa "Stoned", um blues diferente de todos os outros gravados pelos Stones.

Stoned.... Out of my mind...

Uma boa fonte é o livro de Alan Clayson: "Rolling Stones - gravações comentadas e discografia completa":
http://www.dropmusic.com.br/index.php/ultimas-noticias/3254-...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Rolling Stones"

45 Rotações de Rock: HQ reúne maiores singles do rock
Mick Jagger: Luciana Gimenez diz que ele a usou para ficar famoso
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Mick Jagger: L'Wrenn Scott deixou US$ 9 milhões para ele
Rock in Rio: Fim do mistério, The Rolling Stones em Lisboa
Rolling Stones: banda publica mensagens de apoio a Mick Jagger
Rolling Stones: Público assiste banda que tem medo de arriscar
Mick Jagger: tabloide conta como ele soube da morte da namorada
Rolling Stones: Jagger se manifesta sobre suicídio da namorada
Rolling Stones: show cancelado após morte da namorada de Jagger
Mick Jagger: Namorada do músico é encontrada morta
Rock In Rio: Stones no Brasil em 2015 pode ser a surpresa?
Rolling Stones: censura ataca banda na China
Rolling Stones: fazendo lenda na China
Bon Jovi: no topo dos que mais faturaram com o rock em 2013

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Aline Luz

Formada em Artes Visuais e fã dos Rolling Stones desde criança. Ama o rock psicodélico em todas as suas variantes, a contracultura e quase tudo o que se refira aos anos 60, além do rock como um todo.

Mais matérias de Aline Luz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas