Lynyrd Skynyrd: a grande roda ainda gira

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Lynyrd Skynyrd: a grande roda ainda gira


  | Comentários:

Imagem
Pense em filmes como “Paris, Texas”, “A Encruzilhada”, “Quase Famosos” assistidos com o som no mute. Pense em “Easy Rider” e suas lisérgicas cenas no deserto com o Bolero de RAVEL ao invés de STEPPENWOLF ao fundo, nas antigas propagandas daquela famosa marca de cigarro tocando funk carioca no lugar de clássicos como “Breaking all The Rules” ou “Don´t Stop Believing” .

Travou? SCHOPENHAUER já dizia que a única coisa realmente libertária nessa vidinha mais ou menos daqui de baixo, é a expressão artística - a construção de nossos paraísos artificiais aqui na terra. Desde que os BEATLES descobriram que não podiam estar em todos os lugares ao mesmo tempo e inventaram o videoclipe com “Help”, o rock n´roll assumiu o papel de ilustrar um pouco aquela vontade latente de dar um chute na bunda do chefe, comprar uma garrafa de tequila e sair por aí dirigindo por uma estrada esburacada - imaginando a Rota 66 como o próprio purgatório da monotonia do dia a dia.

Fato é que toda banda que se preze teve seu hit “cinematográfico –libertário”, na melhor esteira da esquizofrenia interativa e casual entre som e imagem: dirija a vinte por hora ouvindo “Dreams “ do VAN HALEN ou se sinta deprimido em um boteco ouvindo “Lick It Up” se puder. Se a música é a religião elétrica - como dizia o diácono HENDRIX – os botequeiros sulistas do LYNYRD SKYNYRD são o Concílio de Trento, o conclave episcopal do rock n´roll.

“Se pronuncia Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd” era o aviso contido no título da primeira epístola de 1973. Se imagem e som formam uma amálgama do consciente coletivo, os caras de Jacksonville, Flórida, mostram que as cores do pântano de sua terra natal podem se tornar uma ilustração atraente para ouvintes do Nepal ou da Etiópia com a mesma facilidade; mostrou que porres, diversão, terça- feiras que se vão e pássaros que não se engaiolam fácil estão espalhados em cada pedaço longíquo desse mundão esquisito.

Faixas como “Poison Whiskey”, “Needle and the Spoon”, “That Smell”, apesar de indicarem que uma estranha luz no painel se acendia naqueles insólitos anos, mostraram a diversão e o desprendimento dignos de um filme de TERENCE HILL e BUD SPENCER; os lamentos de “Simple Man” e “Freebird” parecem colados na mesma placenta de grandes panorâmicas de velhos filmes de LEE VAN CLEEF ou CLINT EASTWOOD; a energia de petardos como “Gimme Three Steps” ou o cover encampado de “Call me The Breezze” seriam a coloração perfeita para as surreais perseguições de carros dos filmes de BURT REYNOLDS nos anos setenta.

Em uma das cenas do filme “Con Air” enquanto prisioneiros escutavam “Sweet Home Alabama” e a aeronave começa a cair, uma das personagens diz em tom irônico: “Morreremos ouvindo a música de uma banda que morreu em um acidente de avião”. Morreram, ressurgiram e continuam por aí. São como os filmes: perdem um pouco de cor, mas continuam eternos.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Artimus Pyle: o Lynyrd Skynyrd atual é uma fraude
Lynyrd Skynyrd: campanha para shows no Brasil em 2014
Heavy Lero: Iron Maiden e Lynyrd Skynyrd no terceiro episódio
Bad Company e Lynyrd Synyrd: vídeos em Camden, NJ
Slide Guitar: do blues ao rock, a história do estilo
Lynyrd Skynyrd: banda faz novo tema para "Trato Feito"
Lynyrd Skynyrd: madura antes mesmo de lançar algum álbum
Lynyrd Skynyrd: guitarrista é hospitalizado às pressas nos EUA
Lynyrd Skynyrd: a história por trás de "Pronounced Leh-Nérd..."
Supernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série
Lynyrd Skynyrd: assista "Homegrown", clipe do novo single
Lynyrd Skynyrd: Sandy faz banda reprogramar cruzeiro
Obama: astros do rock que não apoiam o presidente
Lynyrd Skynyrd: vídeo no Late Late Show With Craig Ferguson
Lynyrd Skynyrd: restaurante abre processo de falência

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas