Ideologia Rock: o que aconteceu com a MTV?

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Ideologia Rock: o que aconteceu com a MTV?

Postado por David Oaski | Fonte: Ideologia Rock

  | Comentários:

Lançada no Brasil em 1990, a emissora já consagrada nos Estados Unidos e em alguns outros países buscava ampliação e disseminação da marca, chegando dessa forma a terras tupiniquins.

Na época do seu surgimento, a música vivia uma entressafra, pois as bandas de sucesso do rock nacional dos anos 80 já não estavam nos seus melhores momentos, assim como os artistas da MPB, tampouco a música internacional que via o contínuo desgaste da new wave e do metal farofa.

Contudo, surgiu o movimento grunge ainda na primeira metade da década de 90 e bandas como Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Alice in Chains e Soundgarden, coincidindo com ótimos lançamentos de Guns N’ Roses, Metallica, entre outras alavancaram a emissora a ditadora de tendência e a determinaram como membro ativo da cultura jovem. Em meados da década ainda viriam a surgir grandes nomes do rock nacional, como Raimundos, O Rappa, Charlie Brown Jr., Skank, Chico Science & Nação Zumbi sempre com o aporte da tv, veiculando seus clipes, com as bandas participando ao vivo dos programas, repórteres realizando coberturas em loco, enfim, uma sintonia total com o movimento de um modo geral.

Minha geração cresceu assistindo e foi muito influenciada pela emissora, programas como o Disk Mtv, Neurônio, Lado B, Riff, Dataclipe, Jornal da Mtv, além do Verão Mtv, entre outros, tinham enorme apelo e traziam sempre atrações bacanas. De forma que muito do conhecimento que tenho das histórias, mitos e lendas do mundo da música, vieram de programas como Mtv Mais, Lendas do Rock, entre outros tantos especiais que eram produzidos de tempos em tempos, sempre com muita informação e de forma simples.

Então em meados da década de 2000, a emissora resolveu rever seus rumos e decidiu que o formato não estava mais agradando, mudando completamente o foco da programação da música para os programas de comportamento, game shows, séries e outras porcarias diversas. A partir dali, a Mtv se perdeu, não conseguiu mais ter a força que tinha sendo vista desde então como uma emissora ultrapassada, uma espécie de moda que passou. Triste.

Nos últimos anos, ao que parece, a direção e produção da emissora notou o passo errado e retomou o foco para a música, voltando com programas de clipes, mas com bastante espaço também a comédia, tendo como carro chefe o talentoso Marcelo Adnet. No entanto, as bandas já não oferecem tanto encantamento, os artistas tratados são essas febres adolescentes e a maior parte da programação soa alienada e juvenil, uma espécie de TV Fama infantil.

Tudo que é feito nos últimos tempos, principalmente na tv, é baseado na audiência, sendo que não importa se tal programa tem qualidade ou não, o importante é ter audiência e creio que a Mtv tenha seguido esse caminho do emburrecimento coletivo, deixando, dessa forma, de ter aquela sagacidade dos seus tempos áureos, quando conseguia ser popular e ser roqueira, sem perder a atitude.

Faz falta no nosso país, algum veículo que tente chacoalhar essa bundamolice, que não nade com a corrente, que não siga o caminho mais fácil. Seria ótimo se eles tentassem resgatar as raízes e bombardeassem a molecada de informação, de música boa, com artistas tanto clássicos, quanto contemporâneos, divulgando e apoiando a cena independente do país, gerando discernimento na geração que vem vindo. Porém não é o que parece acontecer, seguimos dependendo do surgimento de bandas novas a fim de fazerem a diferença, porém sem o devido apoio e reconhecimento, muita dessas bandas, por mais atentos e curiosos que sejamos, não chegarão aos nossos olhos e ouvidos, enquanto Justin Beabers e afins tomam todo espaço para si.

Torço pra que um dia a Mtv volte a ser relevante culturalmente ou que surja outro veículo com tamanha força que volte a influenciar de forma positiva as gerações, com estilo próprio e de forma original, não seguindo a maré.

David Oaski

Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2012/08/o-que-aconteceu-co...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.

Mais matérias de David Oaski no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas