Blaze Bayley

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Blaze Bayley


  | Comentários:

Por Douglas Miguel da Silva
Site: The Brave

O inglês Blaze Bayley, era um vocalista praticamente desconhecido da banda Wolfsbane, também inglesa. Sua banda nunca chegou a sair do underground, mesmo tendo lançado o "Live Fast, Die Fast", considerado um álbum impressionante pela crítica, mas que não obteve um sucesso satisfatório entre os fãs. Mas nem tudo foi em vão, graças a esse álbum, o Wolfsbane abriu vários show pro Iron Maiden da turnê do álbum "No prayer for the Dying" e Blaze logo de cara, impressionou Steve Harris, que caso Bruce Dickinson viesse a sair, já saberia quem colocar em seu lugar. E foi o que aconteceu! Em 1992, Bruce Dickinson sai da banda, alegando querer tomar novos rumos musicais. Após um descanso de 2 anos, Steve volta à ativa e resolve fazer um concurso para ver quem substituiria Bruce (um concurso que chegou a ser desnecessário, pois Harris já tinha em mente quem seria o novo vocalista da Donzela). Blaze, sem pensar duas vezes resolve participar, já que ele mesmo disse que o Wolfsbane estava tomando um direcionamento musical que não cabia a ele. A competição foi com Doogie White (atual Rainbow) , mas como já era de se esperar, o ex-vocalista do Wolfsbane acabou vencendo e seria ele o novo front man do Iron Maiden.

Steve estava passando por um momento complicado de sua vida, ele acabava de ter se divorciado de sua esposa e a saída de Bruce Dickinson causou um imenso problema pra ele. Ele passava por um momento de depressão e havia pensado em acabar com a banda, mas graças aos consolos de Dave Murray, ele passou a dedicar-se a banda como se fosse a única coisa do mundo pra ele. Mesmo o Blaze sendo novato, o grupo parecia mais entrosado e único do que nunca, e em 1995 sai o brilhante The X-Factor, um álbum extremamente raivoso, devido a fase que Steve tinha passado. Blaze atinge admiráveis performances vocais, como em Sign of the Cross, Lord of the Flies, Fortunes of War e Blood on the World's Hands. Mas por incrível que pareça, a recepção ao Blaze não foi das melhores, do CD então, muito menos. Logo em seguida eles começaram a turnê, onde Harris tocava toda música com uma garra e vontade invejável, assim como toda a banda. A prova disso é o legendário show do Chile, onde um infeliz cospe no Blaze, que fica furioso e começa a xingar até a 5ª geração do cara e chama ele pro braço diversas vezes, enquanto Harris estava prestes a ter um ataque de nervos. Por sorte, ele acabou sendo retirado do show e não ocorreu mais nenhum problema. A banda tocou no Brasil, participando do festival Monster of Rock. Em 1998, se iniciaram as gravações do sucessor do X-Factor, Virtual XI, com temas futuristas e dedicados a Copa do Mundo(na copa o garoto vê a final entre Brasil e Inglaterra). Com um maior astral, o cd mostrou grandes clássicos , como Futureal e The Clansman. Mas a recepção ao cd, como aos vocais do Blaze, foram impressionantemente negativas. O boato que a banda estava pra acabar só ia aumentando, e os 'fãs' disseram que essa era a melhor saída... rídiculo! Mas o pior aconteceu aqui no Brasil. No show da banda no Rio de Janeiro, um filho da puta qualquer atirou um sapato no Janick Gers, que ficou furioso e graças ao Steve, ele não desceu do palco pra quebrar a cara desse merda aí. Foi o único show de toda sua carreira em que eles saíram sem tocar o bis, alegando o calor excessivo do lugar, mas tava na cara que o motivo foi o Janick ter recebido uma sapatada. Em 1999, a Rock Brigade anuncia a saída de Blaze Bayley para a volta de Adrian Smith e Bruce Dickinson, fato que logo em seguida seria confirmado. A banda em seguida lançou o maravilhoso Brave New World, que obteve uma ótima repercursão e de quebra a banda participou do RiR 3, de onde vai lançar o seu 1º DVD, visto que o Raising Hell não foi lançado através da banda.

Logo após sua saída, Blaze deu tempo para pensar em tudo e só então seguir em carreira solo. Foi coagitada a sua volta pro Wolfsbane, que ele logo descartou de cara. Ele realizou um concurso para ver quem seria os novos membros da banda. Foram mandadas fitas de toda a região do mundo, mas ele optou por músicos britânicos de extrema competência, que segundo em entrevista à Rock Brigade, isso se deve a uma questão de cultura, pois sem sombra de dúvidas, a Inglaterra é país do Heavy Metal. E em maio, saiu o primeiro trabalho solo da banda, intitulada Blaze, o fantástico Silicon Messiah. O CD fala principalmente da inteligência artificial e sobre o mundo do silício. Parece tudo perfeito, guitarras pesadas, bateria direta,baixo de primeira linha e Blaze cantando admiravelmente bem. Alguns críticos chegaram a eleger como um clássico de todo o Heavy Metal, o que dependendo do ponto de vista, não é exagero! Destaque para as músicas Stare at the Sun, The Launch, Ghost in the Machine, Born as Stranger e The Brave. Atualmente, a banda está fazendo uma turnê conjunta com o Helloween pela Europa e Ásia e com sorte eles chegarão aqui!

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Blaze Bayley"
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: algumas curiosidades sobre a banda
Deep Purple: Dickinson e Hughes em homenagem a Jon Lord
Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas