Angra: uma apresentação objetiva e satisfatória em Porto Alegre
Resenha - Angra (URB Stage, Porto Alegre, 14/12/2024)
Por Guilherme Dias
Postado em 18 de janeiro de 2025
No mês de setembro, o Angra anunciou uma pausa nas suas atividades, mas antes desse hiato, uma turnê para celebrar os 20 anos do disco "Temple of Shadows". A banda já havia se apresentado em Porto Alegre esse ano, no mês de abril, no Bar Opinião, ainda na turnê do disco "Cycles of Pain". Dessa vez o show foi no URB Stage, localizado na zona norte da cidade.
Fotos por: Rust Costa
Próximo das 21 horas, a Mortticia subiu ao palco para a sua apresentação. Formada por Lucas Zawacki (vocais), Lúcio Brenner e Iago Schaeffer (guitarras), Guilherme Wiersbicki (baixo) e Doug Mansur (bateria), os gaúchos iniciaram com "Limiar", música presente no álbum "A Light in the Black", lançado em 2020. Desse disco também foram apresentadas "Hear My Words" e "Ocean of Change". Lucas demonstrou satisfação por terem sido convidados para a apresentação, dizendo que o "Temple of Shadows" é o seu disco favorito do Angra. Ao introduzir a canção seguinte, Lucas contou que ela tem a participação da cantora Cintia Rodrigues na gravação, se referindo a "Mother", single lançado em 2024. Dois singles de 2023 também estiveram presentes no repertório, sendo um cover de Kate Bush para "Running Up That Hill" e "Plethora", que encerrou a primeira parte da noite. Lucas foi bastante comunicativo, agradeceu bastante a participação do público e divulgou as redes sociais da banda e também a banca de merchandising, que continha camisetas, CDs e até fita cassete. Apesar de problemas técnicos, como o volume da bateria muito alto em boa parte da apresentação, os músicos se dedicaram e deixaram uma ótima impressão para quem ainda não os conhecia, e mostraram mais maturidade e entrosamento para quem já acompanha o trabalho da Mortticia.

A formação do Angra segue a mesma desde 2015: Fabio Lione (vocais), Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa (guitarras), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). A primeira música do set foi "Faithless Sanctuary", presente no último lançamento e teve um vídeo clipe lançado recentemente. Em seguida, Lione desejou boa noite para o público e anunciou "Acid Rain", com direito aos fãs cantarem junto não só a letra, mas também as melodias dos solos de guitarra. A primeira parte do show ainda teve as duas partes do single "Tide of Changes".

"Agora é hora", disse Lione antes da introdução "Deus le Volt!", que abriu os caminhos para a magnífica "Spread Your Fire". Após ela, Lione perguntou para os fãs: "Qual a próxima?" e obviamente todos responderam "Angels and Demons". Após "Waiting in Silence", o frontman perguntou se a plateia estava gostando do show e recebeu apenas respostas positivas. A balada "Wishing Well" acalmou os ânimos, porém por pouco tempo. Bastante comunicativo, Lione anunciou: "Agora temos que mudar a pegada, gostaria de todos vocês de Porto Alegre cantando junto" e os primeiros acordes de "The Temple of Hate" foram apresentados. Passando ainda por "The Shadow Hunter", "Winds of Destination", "Sprouts of Time" e "Morning Star", Lione mencionou que chegavam ao final do álbum "Temple of Shadows", mas não do espetáculo. Ainda havia espaço para "Late Redemption", com Rafael introduzindo-a no violão e cantando os versos originalmente gravados por Milton Nascimento.

"Muito bem, Porto Alegre, vamos tocar mais algumas músicas, temos mais uma, duas? Três ou quatro, então? Pelo menos uma de Holy Land" disse Lione antes de "Make Believe". Em seguida estiveram presentes no repertório "Vida Seca" de "Cycles of Pain" e a clássica "Rebirth", cantada do início ao fim por todos os presentes. No bis não foi diferente, a introdução "Unfinished Allegro" anunciava "Carry On" em medley com "Nova Era" para plena satisfação de todo o público.

Foi uma apresentação objetiva e satisfatória, o Angra entregou o que prometeu com muita qualidade. Em 2025, o grupo fará uma pausa para os músicos trabalharem em projetos particulares, para no futuro retornarem com novos trabalhos e com certeza visitarem Porto Alegre novamente.





Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir


Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
5 to Rock: escolhas e histórias de Aquiles Priester
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
Principal reclamação de Fabio Lione sobre Angra faz sentido? Especialista em Angraverso opina
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


