Keane celebra seus clássicos durante apresentação em São Paulo
Resenha - Keane (Espaço Unimed, São Paulo, 09/11/2024)
Por Bianca Matz
Postado em 16 de novembro de 2024
Conhecido pelos seus clássicos que não paravam de tocar nas rádios nos anos 2000, Keane retornou à América Latina com sua turnê, em comemoração aos 20 anos do primeiro álbum Hopes and Fears. E no último sábado (09), a apresentação ocorreu no Espaço Unimed, em São Paulo. A banda já havia realizado os shows nas outras capitais do país, como Curitiba e Rio de Janeiro.
Os britânicos já estiveram em solo brasileiro anteriormente em 2019, e agora retornam para mais uma dose de suas canções.
Fazendo jus ao estereótipo, a banda subiu ao palco pontualmente, iniciando com Can’t Stop Now, demonstrando o ritmo agitado e animado que permaneceram nas próximas horas. Ao fim da canção, Tom Chaplin, o vocalista, conversa com o público: "São Paulo, how are you tonight?" ("São Paulo, como vocês estão essa noite?", em tradução livre).

Os integrantes demonstraram ficar muito felizes pela quantidade de pessoas que estavam presentes no local, em que o número era volumoso desde a pista comum até a pista premium. Após uma breve conversa, o vocalista faz um convite ao público para que todos dancem e cantem com todos os pulmões.

Em Silenced By The Night, de forma imprevisível, Chaplin muda a letra da canção. Em que, originalmente, ele se refere a uma cidade: "Because the people in this town" ("Porque as pessoas nessa cidade", em tradução livre); trocando a tal da "cidade" por São Paulo.

Desconheço um momento em que o público ficou desanimado ou tiraram os olhos do palco, pois era contagiante a forma como a banda conseguia levar a apresentação. Pois quando não éramos surpreendidos com show de luzes, o público era agraciado com uma explosão de confetes em tom alaranjado.

Apesar da turnê ser referente à comemoração do álbum Hopes and Fears, algumas canções de outros projetos foram acrescentadas. Houve uma mudança no setlist, que até então estava seguindo o padrão do mesmo show realizado no Rio de Janeiro, em que foi acrescentado The Frog Prince, uma homenagem ao fã-clube do Keane, que leva o mesmo nome, presente na multidão.

O espetáculo chega em um dos momentos mais esperados, quando o teclado é levado ao palco, próximo do vocalista, e todos sabiam que Everybody’s Changing poderia ser uma das canções a serem tocadas nos próximos instantes. Seguido de Hamburg Song, em que todos acenderam as lanternas de seus celulares e fizeram movimentos de vai-e-vem, formando uma atmosfera delicada e emocionante.

Chaplin brinca com o público, informando que gostaria de falar em português, mas teme que, provavelmente, ninguém vai entender o que ele está falando. No entanto, como forma de conseguir transmitir gratidão pelo público, ele pega uma bandeira do Brasil e deixa amarrada em seu microfone como acessório até o final.

Próximo ao final, a banda consegue deixar o ritmo muito agitado, em que todos realmente dançam e pulam, seguindo o ritmo de Perfect Symmetry, em que o palco explodia de luzes em verde e vermelho, e inúmeros celulares apontavam à banda, gravando aquele instante. Seguido de momentos mais tarde por Crystal Ball, em que é reacendido essa chama da multidão. O vocalista rodopia sem parar de braços abertos pelo palco em meio à iluminação esbranquiçada, curtindo aquele momento.

Para fechar com chave de ouro, a última canção é Somewhere Only We Know, em que o vocalista antes de iniciar, ele revela que quer dedicá-la a São Paulo, tornando-a uma música especial para aquele momento singular, em que todos lembrarão para sempre.

E como o esperado, mesmo com os integrantes se retirando do palco, era apenas um drama. Pois eles retornam para algumas canções extras, iniciando o bloco com Disconnected, um pedido da plateia. Novamente, se diferenciando da setlist que realizaram no Rio de Janeiro.

Houve até espaço para incluir um cover de Under Pressure, performado originalmente pela banda Queen e o cantor David Bowie. Concluindo o show com Bedshaped, porém, ainda deixando no ar aos fãs a vontade de ouvir mais músicas naquela noite memorável.
Setlist
1. Can't Stop Now
2. Silenced by the Night
3. Bend and Break
4. Your Eyes Open
5. Nothing in My Way
6. Spiralling
7. Sunshine
8. The Way I Feel
9. The Frog Prince (Para o fã-clube "The Frog Prince Squad", presente no show)
10. You Are Young
11. Everybody's Changing
12. Hamburg Song
13. Untitled 1
14. A Bad Dream
15. Perfect Symmetry
16. Is It Any Wonder?
17. She Has No Time
18. This Is the Last Time
19. Crystal Ball
20. Somewhere Only We Know
Bônus:
1. Disconnected (Pedido pelo público)
2. We Might as Well Be Strangers
3. Sovereign Light Café
4. Under Pressure (do Queen & David Bowie)
5. Bedshaped










Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


