Resenha - Tarja (Bar Opinião, Porto Alegre, 22/09/2023)
Por Guilherme Dias
Postado em 02 de outubro de 2023
Uma das maiores cantoras da história do heavy metal esteve em Porto Alegre no dia 22 de setembro. A noite de sexta-feira foi muito especial para os amantes do estilo. Tarja está na "Living the Dream - The Hits Tour", apresentando o melhor da sua carreira solo. Foi a oitava passagem da Tarja em Porto Alegre, sendo 4 em carreira solo e outras 4 com o Nightwish.
Fotos por Liny Oliveira
A abertura ficou por conta da Santo Graal. O grupo formado por Natália Fay (vocais), Francioli (guitarra), Carlão Menezes (baixo), Rafaela Martini (bateria), Carol Lynn (teclados) e Rebeca Montanha (violoncelo) entrou em ação por volta das 21 horas e 45 minutos. A primeira do repertório foi "Whisper of Soul", faixa que abre o álbum "Dark Roses", lançado em 2020. Bastante feliz e emocionada, Natália disse para a plateia: "Boa noite, Porto Alegre! Estamos muito felizes de estarmos do lado da nossa ídola (Tarja). Nós somos de São Paulo e agora vamos tocar ‘Lesser Evil’" (single, lançado em 2021). A cada música, a vocalista apresentou um dos membros da banda. Após "Open Your Eyes", a cantora comentou que a cena do heavy metal é maravilhosa e pediu para que os espectadores fizessem vídeos, postassem e marcassem o grupo nas redes sociais. Ainda deixou um recado antes do último bloco, avisando que estavam com uma loja física contendo camisetas, CDs e outros itens no próprio bar. Mencionou que ela e os colegas estariam na banca para conversar com o público. O último bloco teve "Mistake Shadows", com direito a um incrível duelo de teclado e guitarra entre Carol e Francioli. O encerramento ficou com "Black Swan" e "Sunshine II". Antes de saírem do palco, foram avisados de que não teriam tempo para a tradicional foto do palco, mostrando o público, mas foram liberados e Natália brincou com a situação antes de deixarem o ambiente. Foi uma apresentação direta e objetiva. O Metal Sinfônico, muito próximo do Power Metal, agradou os presentes, que retribuíram com muitas palmas.
Tarja Turunen - Mais Novidades

Pontualmente às 23 horas, a finlandesa subiu ao palco com a sua banda. Apresentaram a ótima "Eye of the Storm", single da sua primeira coletânea, lançada em 2022. Após Tarja desejar boa noite para a plateia, ainda disse: "É um prazer estar aqui novamente, obrigada, estou super feliz. Estão prontos para detonar? Nós todos estamos!". E o show seguiu com "Demons in You", "Diva", "Love to Hate", do disco "The Shadow Self", de 2016, e "Falling Awake", presente em "What Lies Beneath" (2010), com bastante cantoria por parte dos fãs.

Após um início intenso, foi a vez de os músicos Alex Scholpp (guitarra), Julian Barrett (guitarra), Pit Barrett (baixo), Guillermo de Medio (teclados) e Alex Menichini (bateria) deixarem o palco apenas para Tarja. Sentada em um banco, apenas com a sua voz e o seu piano, a soprano disse: "Aqui estamos, finalmente, Porto Alegre. Eu senti falta de vocês, vocês estão me mandando muito amor em todos os momentos. Eu lembro da primeira vez que vim para cá, eu era muito nova. E vocês continuam me apoiando." Tarja se referiu à sua primeira visita a Porto Alegre. Ainda no Nightwish, com o mesmo Opinião lotado, na turnê do "Wishmaster" em 2000. Também em Porto Alegre, foi o seu penúltimo show com o Nightwish, no festival "Live N Louder" de 2005. Voltando ao repertório, Tarja cantou "Oasis" e "You and I" em um momento bastante emocionante. Quase ninguém teve coragem de cantar junto, apreciando ao máximo o momento. Foi possível ouvir apenas o choro de alguns fãs mais comovidos. Já em "Shadow Play", os músicos retornaram para acompanhá-la.

O show, que já estava espetacular, foi ficando cada vez melhor. Nas canções "Enough" ("My Winter Storm", 2007) e "I Feel Immortal" ("What Lies Beneath") era evidente a entrega e o entrosamento entre frontwoman e sua banda. Para esquentar ainda mais a casa de shows, Tarja apresentou "Nemo" (do disco "Once" do Nightwish, lançado em 2004). Faixa que explodiu no Brasil logo que lançada, estava na ponta da língua de todos os presentes, que aí sim cantaram muito alto, acompanhando muito bem a estrela da noite. Após muitos aplausos e cantos de "Olê, Olê, Olá! Tarja, Tarja…" pela plateia, ela comentou: "Fantástico, fico me sentindo muito especial. Muito obrigada!". As já clássicas "I Walk Alone" ("My Winter Storm") e "Victim of Ritual" ("Colours in the Dark", 2013) foram as responsáveis por encerrar a primeira parte da apresentação. Antes de deixar o palco, Tarja ainda brincou com balões que um grupo de fãs levou para o show.

Durante a noite, Tarja trocou de figurino duas vezes. Para o bis, uma roupa prateada e brilhosa. De forma bem direta, os músicos voltaram para "Innocence", "Die Alive", "Dead Promises" (com direito a participação de Alex Scholpp nos vocais) e, antes da última música, apresentou a sua banda, mencionando a primeira participação do baterista Alex com ela no Brasil. No dia do show foi divulgado que Tarja já tinha data marcada para retornar para o país e para Porto Alegre, porém junto com Marko Hietala (baixista), agora também ex-membro do Nightwish. Sobre isso, Tarja disse: "Muito obrigado por terem vindo. Espero que tenham curtido. Querem que eu volte? Mesmo? Sim, voltarei com o Marko!" e apontou para o telão ao lado do palco, que continha o cartaz da apresentação, que irá acontecer no dia 9 de março de 2024.

Após "Until My Last Breath", Tarja disse: "Eu amo todos vocês, se cuidem. Vocês estão no meu coração!". E assim foi encerrado mais um ótimo show da Tarja em Porto Alegre. O seu carisma, interpretação e qualidade técnica estão acima da média, fez no palco o que poucos fazem com tamanha perfeição. Tudo isso combinado com o seu time de músicos extremamente qualificados, precisos e com ótima presença de palco. O bom é que dessa vez nem vai dar tempo de ter saudades. Com certeza muitos fãs na plateia já estão com os ingressos comprados para o próximo show na capital gaúcha.














Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"


O que Anette Olzon acha de um show conjunto com Tarja Turunen?
10 grandes vocalistas do rock e do heavy metal que nasceram em agosto
Tarja Turunen conta por que seus presentes de fãs agora vão para outro "alguém"
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


