Resenha - Fábio Lione e Marcelo Barbosa (Bar Opinião, Porto Alegre, 30/11/2021)
Por Guilherme Dias
Postado em 22 de dezembro de 2021
A última noite do mês de novembro foi muito especial para os gaúchos que curtem Angra, power metal e rock and roll. Isso porque estiveram na capital do Rio Grande do Sul os músicos Fábio Lione (Angra, Rhapsody) e Marcelo Barbosa (Angra, ex-Almah). A dupla excursiona pelo Brasil realizando apresentações em voz e violão. Intitulado de "Rocking Your Life", o projeto acústico consiste na dupla tocando clássicos do hard rock e heavy metal de suas bandas favoritas.
O palco estava simples, porém muito bonito e organizado, com luzes baixas, dois bancos altos e duas mesinhas com luzes de vela, e taças de vinho. Eles subiram no palco do bar Opinião pontualmente às 21h agradecendo a todos pela presença em plena terça-feira. Lione chegou avisando: "vamos tocar algumas coisas em um formato diferente" e Barbosa iniciou as primeiras notas de "Open Your Heart", do Europe. Na sequência "Love Ain’t No Stranger" do Whitesnake, banda que recebeu mais dois tributos no decorrer do show. Foram apresentadas também as baladas "The Deeper The Love" e "Sailing Ships".
Marcelo disse que ambos haviam conversado sobre a possibilidade da tour acústica sem nem discutir o repertório, sendo ele escolhido de forma simples e direta. Na conversa mencionaram que teriam que tocar músicas do Angra e do Rhapsody. Do Angra apresentaram "Make Believe", "Lisbon" (com direito a Lione substituir a letra no trecho "Here in Lisbon", por "Here in Porto Alegre"), "Rebirth", "Gentle Change" (que funcionou perfeitamente nesse formato) e "Always More". Já do Rhapsody estiveram presentes no set "Wings of Destiny", "The Magic of the Wizard's Dream" e "Lamento Eroico". "Lamento Eroico" foi um show à parte, ou melhor, um espetáculo à parte. A presença de palco do Mago Lione e o seu alcance vocal deixaram a plateia de boca aberta, foi um momento mágico para quem assistiu.
Muitos diálogos e interações com a plateia durante a noite. Entre as conversas Marcelo disse que os italianos tomam muito vinho, inclusive já no café da manhã, sendo esse o principal objetivo da excursão: beber vinho (proporcionando risadas na plateia). Revelando que toda a noite dividem uma garrafa, o que realmente estava acontecendo no palco. A proximidade entre músicos e público foi tão intensa que teve fã que recebeu um gole de vinho em seu copo e outro que teve a sua camisa de banda reconhecida e elogiada por Lione.
O repertório ainda teve canções de Skid Row, Iron Maiden, Aerosmith, Scorpions, Dream Theater, entre outros. Um fã da dupla pediu incansavelmente uma música do Helloween, mas teve como resposta apenas um "happy happy Helloween", cantado por Lione. Destaque para "Tears of the Dragon" (Bruce Dickinson), "The Show Must Go On" e "We Are The Champions" (Queen), que encerrou a noite.
É lógico que os fãs de heavy metal querem ouvir guitarras distorcidas, bumbos duplos e volume máximo, mas devido a pandemia do Covid-19 (que ainda está entre nós), não é possível uma banda completa. Um show de porte nacional vai muito além de 4 ou 5 integrantes. Para uma turnê é necessário uma equipe com técnicos de som, roadies, entre outros profissionais que trabalham nos bastidores das apresentações. Mas o que Fábio Lione e Marcelo Barbosa fizeram foi uma prévia do que voltaremos a ver com frequência em breve. A voz de Lione soou perfeitamente bem em todos os momentos, assim como o som do violão de Marcelo, com uma clareza e nitidez magnífica.
O próximo encontro de Lione com os gaúchos acontecerá em breve. O Turilli/ Lione Rhapsody tem data marcada para o dia 8 de fevereiro no mesmo bar Opinião em Porto Alegre. A utilização de máscaras segue obrigatória em ambientes fechados, o que foi respeitado na maior parte do tempo, assim como o distanciamento social, visto que o bar Opinião é um bar imenso, possibilitando o público de se manter afastado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps