Matérias Mais Lidas

imagemCinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

imagemWandinha, da Netflix, resgata banda icônica do Rock em canção com letra sacana

imagemO curioso ritual do Fleetwood Mac antes de subir ao palco, revelado por Christine McVie

imagemTitãs: traído, o baterista destruiu o quarto; Paulo Ricardo viu na TV a traição

imagemMetallica: se você achou caro o pacote do Titãs, fuja dos preços da turnê de Hetfield & Cia

imagemA bonita homenagem que Angra fará a Andre Matos em novo álbum, segundo Fabio Lione

imagemMarko Hietala anuncia retorno ao mundo da música e fãs pedem volta ao Nightwish

imagemEx-vocalista do Mötley Crüe não bota fé na aposentadoria de Mick Mars

imagemFãs não perdoam e reclamam da bateria de Lars Ulrich em novo single do Metallica

imagemO dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa

imagem"Não há reunião do Pantera sem Vinnie e Dime", afirma espólio de Vinnie Paul

imagemJohn Lennon sentia que seu filho Julian "queria que Paul McCartney fosse seu pai"

imagemCinco músicos que nunca voltarão para as bandas que os consagraram

imagemA importância da ex-esposa de James Hetfield em sua luta contra o alcoolismo

imagemRed Hot Chili Peppers virá ao Brasil no próximo ano, diz José Norberto Flesch


Summer Breeze
Samael Hypocrisy

Resenha - Fábio Lione e Marcelo Barbosa (Bar Opinião, Porto Alegre, 30/11/2021)

Por Guilherme Dias
Postado em 22 de dezembro de 2021

A última noite do mês de novembro foi muito especial para os gaúchos que curtem Angra, power metal e rock and roll. Isso porque estiveram na capital do Rio Grande do Sul os músicos Fábio Lione (Angra, Rhapsody) e Marcelo Barbosa (Angra, ex-Almah). A dupla excursiona pelo Brasil realizando apresentações em voz e violão. Intitulado de "Rocking Your Life", o projeto acústico consiste na dupla tocando clássicos do hard rock e heavy metal de suas bandas favoritas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O palco estava simples, porém muito bonito e organizado, com luzes baixas, dois bancos altos e duas mesinhas com luzes de vela, e taças de vinho. Eles subiram no palco do bar Opinião pontualmente às 21h agradecendo a todos pela presença em plena terça-feira. Lione chegou avisando: "vamos tocar algumas coisas em um formato diferente" e Barbosa iniciou as primeiras notas de "Open Your Heart", do Europe. Na sequência "Love Ain’t No Stranger" do Whitesnake, banda que recebeu mais dois tributos no decorrer do show. Foram apresentadas também as baladas "The Deeper The Love" e "Sailing Ships".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Marcelo disse que ambos haviam conversado sobre a possibilidade da tour acústica sem nem discutir o repertório, sendo ele escolhido de forma simples e direta. Na conversa mencionaram que teriam que tocar músicas do Angra e do Rhapsody. Do Angra apresentaram "Make Believe", "Lisbon" (com direito a Lione substituir a letra no trecho "Here in Lisbon", por "Here in Porto Alegre"), "Rebirth", "Gentle Change" (que funcionou perfeitamente nesse formato) e "Always More". Já do Rhapsody estiveram presentes no set "Wings of Destiny", "The Magic of the Wizard's Dream" e "Lamento Eroico". "Lamento Eroico" foi um show à parte, ou melhor, um espetáculo à parte. A presença de palco do Mago Lione e o seu alcance vocal deixaram a plateia de boca aberta, foi um momento mágico para quem assistiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Muitos diálogos e interações com a plateia durante a noite. Entre as conversas Marcelo disse que os italianos tomam muito vinho, inclusive já no café da manhã, sendo esse o principal objetivo da excursão: beber vinho (proporcionando risadas na plateia). Revelando que toda a noite dividem uma garrafa, o que realmente estava acontecendo no palco. A proximidade entre músicos e público foi tão intensa que teve fã que recebeu um gole de vinho em seu copo e outro que teve a sua camisa de banda reconhecida e elogiada por Lione.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O repertório ainda teve canções de Skid Row, Iron Maiden, Aerosmith, Scorpions, Dream Theater, entre outros. Um fã da dupla pediu incansavelmente uma música do Helloween, mas teve como resposta apenas um "happy happy Helloween", cantado por Lione. Destaque para "Tears of the Dragon" (Bruce Dickinson), "The Show Must Go On" e "We Are The Champions" (Queen), que encerrou a noite.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É lógico que os fãs de heavy metal querem ouvir guitarras distorcidas, bumbos duplos e volume máximo, mas devido a pandemia do Covid-19 (que ainda está entre nós), não é possível uma banda completa. Um show de porte nacional vai muito além de 4 ou 5 integrantes. Para uma turnê é necessário uma equipe com técnicos de som, roadies, entre outros profissionais que trabalham nos bastidores das apresentações. Mas o que Fábio Lione e Marcelo Barbosa fizeram foi uma prévia do que voltaremos a ver com frequência em breve. A voz de Lione soou perfeitamente bem em todos os momentos, assim como o som do violão de Marcelo, com uma clareza e nitidez magnífica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O próximo encontro de Lione com os gaúchos acontecerá em breve. O Turilli/ Lione Rhapsody tem data marcada para o dia 8 de fevereiro no mesmo bar Opinião em Porto Alegre. A utilização de máscaras segue obrigatória em ambientes fechados, o que foi respeitado na maior parte do tempo, assim como o distanciamento social, visto que o bar Opinião é um bar imenso, possibilitando o público de se manter afastado.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Stamp


[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]

Angra: por que Fabio Lione não consegue mais escutar power metal

Angra: "Fabio Lione saiu do Rhapsody porque queria ficar no Angra"

Fabio Lione relembra participação da Sandy no Angra; "a banda fez algo singular e legal"

Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"

David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd


Sobre Guilherme Dias

Fanático por heavy metal e hard rock desde os 12 anos de idade. Coleciona CDs e LPs, principalmente do Helloween e seus derivados. Colabora com o site desde 2013. Nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Mais matérias de Guilherme Dias.