[an error occurred while processing this directive]

Matérias Mais Lidas

Megadeth: banda se pronuncia sobre vazamentos íntimos de David Ellefson e acusaçõesMegadeth
Banda se pronuncia sobre vazamentos íntimos de David Ellefson e acusações

Raimundos: Digão revela que recebeu proposta astronômica para reunião com RodolfoRaimundos
Digão revela que recebeu proposta "astronômica" para reunião com Rodolfo

Lista: 20 músicas de bandas de rock e metal que são mais antigas do que parecemLista
20 músicas de bandas de rock e metal que são mais antigas do que parecem

Raimundos: Canisso critica e, ao mesmo tempo, defende Digão por falas polêmicasRaimundos
Canisso critica e, ao mesmo tempo, defende Digão por falas polêmicas

Megadeth: David Ellefson se manifesta após ser acusado de enviar nudes a menor de idadeMegadeth
David Ellefson se manifesta após ser acusado de enviar nudes a menor de idade

KK's Priest: banda de ex-membros do Judas Priest anuncia título do primeiro álbumKK's Priest
Banda de ex-membros do Judas Priest anuncia título do primeiro álbum

Eloy Casagrande: o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhosEloy Casagrande
"o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhos"

Metallica: a canção famosa da banda que James Hetfield acha uma porcariaMetallica
A canção famosa da banda que James Hetfield acha "uma porcaria"

Pink Floyd: Seus 6 maiores shows em todos os tempos, pela Far Out MagazinePink Floyd
Seus 6 maiores shows em todos os tempos, pela Far Out Magazine

Malmsteen: Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarristaMalmsteen
Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista

Slash: Myles Kennedy conta por que não se intimidou ao trabalhar com o guitarristaSlash
Myles Kennedy conta por que não se intimidou ao trabalhar com o guitarrista

Gilby Clarke: Axl me disse aproveite seu último showGilby Clarke
Axl me disse "aproveite seu último show"

Amon Amarth: Thor é flagrado em revista da Marvel com camiseta da bandaAmon Amarth
Thor é flagrado em revista da Marvel com camiseta da banda

Manowar: O baterista Marcus Castellani conta como entrou na banda (vídeo)Manowar
O baterista Marcus Castellani conta como entrou na banda (vídeo)

Aquiles Priester: baterista se junta a Chitãozinho e Xororó em versão de EvidênciasAquiles Priester
Baterista "se junta" a Chitãozinho e Xororó em versão de "Evidências"


Arte Musical
Stamp
Edu Falaschi - Vera Cruz

Resenha - Krisiun e Asmodeus (Pirata Bar, Fortaleza, 18/01/2020)

Por Leonardo M. Brauna
Em 23/01/20

Fotos: Victor Rasga

Estilos como death metal, black metal, thrash metal e hardcore são bem acolhidos nas noites da capital cearense, até mesmo por lugares inusitados como o Pirata Bar, que é um dos locais mais frequentados pelos turistas à procura de forró às segundas-feiras, porém, não é de hoje que a tradicional casa de show recebe a cena rockeira em seu interior. Aqui mesmo há 23 anos, os protagonistas da noite de hoje visitaram o estado pela primeira vez. Sim, Fortaleza é uma das capitais brasileiras que respira metal extremo e a confirmação disso está na história underground da própria cidade, onde mais atrás, em 1984, uma banda inspirada em nomes como Venom, Hellhammer e Slayer dava os primeiros passos ao que se tornou hoje o cenário do metal no Ceará.

[an error occurred while processing this directive]

E foi esta banda, ASMODEUS, formada por Elineudo Morais (vocal, Flagelo), Fábio "Morceguinho" (guitarra e backing vocal, ex – S.O.H.), Acácio Vidal (bateria, ex – GS Ttruds) e o fundador Andreson Frota (baixo) quem ergueu os ânimos com o som old school de seu primeiro álbum 'Parabellum', lançado em 2018. Não seria habitual uma apresentação ruim deste quarteto, pois a experiência dos músicos fala por si. ‘Guerra’, ‘Sangue de Minhas Mãos’ e ‘PNCDBA’ foram as primeiras a serem tocadas. Com uma galera razoável se formando na pista enquanto a fila de bangers diminuía lá fora, a anfitriã local trouxe mais músicas empolgantes como as inéditas ‘Continuamos a Falar de Flores’ e ‘Como Lágrimas na Chuva’.

[an error occurred while processing this directive]

Um problema no equipamento de Fábio em ‘Tortura Metal’ acabou atrasando a execução completa da canção que está no ‘debut’, mas não o bastante para o sangue esfriar, foi até interessante ouvir o baixo de Andreson mandando peso por alguns segundos antes de se dar conta da falta do som da guitarra, notamos que os quase trinta anos sem tocar até o retorno da banda em 2015, não comprometeram a performance do baixista que, cinco anos após o retorno, mostra como se queima lenha com a avidez de um garoto.

[an error occurred while processing this directive]

A mensagem de cunho social conduzida por uma instrumental que beira o crossover é zona de conforto para Elineudo, que se movimenta bem e não poupa energia do "gogó". Isso só mostra o acerto de Anderson ao convidá-lo a assumir o microfone da Asmodeus, assim como acertou também em chamar Acácio que transforma a cozinha em terremoto, mas sem perder a técnica. Time entrosado em palco e de qualidade que merece longa estabilidade.

[an error occurred while processing this directive]

Quando Alex Camargo (baixo e vocal), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria) estiveram em Fortaleza pela primeira vez, em 1997, o KRISIUN já era enorme Brasil afora pelo lançamento de ‘Black Force Domain’ (1995), hoje um dos álbuns que inspiram o brutal death metal. Desde então foram muitas idas e vindas ao Ceará, sempre com o mesmo carisma dos músicos e paixão do público. No instante de começar o espetáculo, um dos engenheiros aponta um problema no PA direito do palco e, até resolvê-lo, abriu brecha pra pegar aquela última cerveja antes da "destruição", mas a demora não chegou a gerar inquietação, pois um show do Krisiun sempre compensa qualquer imprevisto com cacetadas como ‘Kings of Killing’ de ‘Apocalyptic Revelation’ (1998) no repertório. A paulada se estendeu à ‘Combustion Inferno’ de ‘Southern Storm’ (2008) e ‘Blood of Lions’ de 'The Great Execution' (2011).

[an error occurred while processing this directive]

É Inevitável a empolgação e quase obrigatória a formação de circle pits no evento, teve quem se arriscasse a se lançar no mosh com stage dives aproveitando uma bobeira aqui e ali do segurança. Alex dá o seu boa noite e fala da importância do headbanger cearense na vida do Krisiun, os anos se passaram, mas para a banda os momentos na terra de José de Alencar são vivos no coração do trio. A primeira do álbum mais recente é tocada com sua canção título ‘Scourge of the Enthroned’ (2018) que, logicamente, recebe a mesma recepção de alguns clássicos, como também a execução de ‘Slaying Steel’ que abre o CD de 2008. Mais uma de 'The Great Execution’, ‘Descending Abomination’ e o trio "fuzila" a galera com mais uma do último álbum, ‘Demonic III’.

[an error occurred while processing this directive]

Retornando à sessão clássica, a introdução aniquiladora dos riffs de ‘Vengeance's Revelation’ não faltou ao repertório, nem a metralhada de ‘Bloodcraft’ de ‘AssassiNation’ (2006). A brutalidade é a essência do show dos irmãos gaúchos, mas a simpatia também é uma característica, como a cordialidade de Alex ao parabenizar a mulher da cena metal, aqui representada pelas headbangers locais que estavam em bom número e participando do mosh. Camargo também não poupou críticas ao mau político e a quem deixa suas opções políticas comprometerem suas amizades, já Moyses foi bem mais ao ponto com a deixa: "Ei, Bolsonaro...", e o público completa: "Vai tomar no cu!", e foi assim por alguns instantes até retornarem ao repertório que ainda arregaçou com ‘Hatred Inherit’ do ótimo ‘Conquerors of Armageddon’ (2000) e ‘Slain Fate’ do álbum de 2004 ‘Bloodshed’.

[an error occurred while processing this directive]

A matança chega ao fim com ‘Conquerors of Armageddon’, ‘Ravager’ do mesmo álbum e ‘Black Force Domain’, que nem estava previsto no set list, mas depois de muito ser pedida, a banda atendeu. E assim o Krisiun cumpre mais uma missão em Fortaleza, deixando seu público satisfeito e com esperança de um breve retorno.

[an error occurred while processing this directive]

Infelizmente não presenciamos pedradas de ‘Ageless Venomous’ (2001) e ‘Works of Carnage’ (2003), mas paciência, o show foi maravilhoso! Parabéns à Underground Produções por este presente ao headbanger cearense e ao Krisiun por renovar o seu exército de fãs por aqui.

[an error occurred while processing this directive]

SET LIST ASMODEUS

Guerra
Sangue de Minhas Mãos
PNCDBA
Continuamos a Falar de Flores
Tortura Mental
Ilusão
Pobre Diabo
Como Lágrimas na Chuva
Poder Fracassado
Escravos do Mal
Asmodeus

SET LIST KRISIUN

Kings of Killing
Combustion Inferno
Blood of Lions
Scourge of the Enthroned
Slaying Steel
Descending Abomination
Demonic III
Vengeance's Revelation
Bloodcraft
Hatred Inherit
Slain Fate
Conquerors of Armageddon
Ravager
Black Force Domain

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Pentral
MOPD
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

[an error occurred while processing this directive]

Krisiun: Max Kolesne posta vídeo tocando Motörhead; um humilde tributo aos deusesKrisiun
Max Kolesne posta vídeo tocando Motörhead; "um humilde tributo aos deuses"

Krisiun: "Scourge Of The Enthroned" volta ao catálogo via Wreck Your Neck Records

Krisiun: a música do Kiss que fez Moyses Kolesne chorarKrisiun
A música do Kiss que fez Moyses Kolesne chorar

Por Dentro com Paulo Baron: Moyses Kolesne (vídeo)

Krisiun: Bnegão, do Planet Hemp, comenta como foi ver o Krisiun pela primeira vezKrisiun
Bnegão, do Planet Hemp, comenta como foi ver o Krisiun pela primeira vez

João Gordo: ele diz não ser representante do metal e cita os verdadeirosJoão Gordo
Ele diz não ser representante do metal e cita os "verdadeiros"

Krisiun, Kataklysm, Hammerfall: bandas prestam homenagens ao falecido L-G PetrovKrisiun, Kataklysm, Hammerfall
Bandas prestam homenagens ao falecido L-G Petrov

Krisiun: linha de cervejas da banda em três versões é lançadaKrisiun
Linha de cervejas da banda em três versões é lançada


Heavy Metal: as dez melhores bandas sul-americanas do gêneroHeavy Metal
As dez melhores bandas sul-americanas do gênero

Loudwire: Krisiun na lista dos dez power trios mais pesados da históriaLoudwire
Krisiun na lista dos dez power trios mais pesados da história

Krisiun: Edu Falaschi não viveu o undergroundKrisiun
"Edu Falaschi não viveu o underground"


Iron Maiden: Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo HorizonteIron Maiden
Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo Horizonte

Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo FacebookDead Fish
A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo Facebook


Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

 
 
 
 

[an error occurred while processing this directive]