RS Metal: resenha e fotos do festival em Porto Alegre
Resenha - RS Metal (Bar Opinião, Porto Alegre, 02/12/2018)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2018
fotos de Liny Oliveira
O festival RS Metal apresentou neste domingo, dia 2, a sua nona edição, no palco do bar Opinião, em Porto Alegre. A chamada da festa dizia "unindo as tribos", e realmente fizeram jus a esse slogan. Houve espaço para todas as vertentes do som pesado produzido em terras gaudérias.
A primeira banda da noite seria escolhida através de uma enquete realizada no facebook, e quem ganhou foi a banda Gueppardo, de hard rock. Com um som feito por fãs e para fãs do estilo, eles não decepcionaram, com sua mescla de hard rock oitentista e heavy metal, e o visual produzido, como não poderia deixar de ser com uma banda desse estilo. No repertório, músicas de seu álbum Fronteira Final, de 2015.
Também houve espaço para a banda Panic, de thrash metal, veteranos do estilo, tendo começado sua carreira ainda no final dos anos 80 e dividido o palco com grandes nomes do metal nacional. E para terminar a noite, o power metal da banda Hangar, com um show extremamente competente, como é de praxe desta banda, que sempre busca a excelência em suas apresentações.
O destaque da noite ficou pela segunda banda a se apresentar, por isso que deixo para falar deles no final. A banda de death metal Rebaelliun, era a mais esperada da noite. Tendo iniciado sua carreira no final dos anos 90, a banda gravou dois álbuns, Burn The Promised Land, e Annihilation, este último sendo considerado um dos mais intensos álbuns do death metal. Apesar disso a banda cedeu a desacordos internos e se desfez em 2001. Mais de uma década depois, a banda retornou aos palcos e em 2016 lançou um novo álbum, The Hell's Decrees, que mostrou que ainda tinham muito a contribuir para a cena.
É nesse ponto que a história do grupo é marcada pela tragédia. Há alguns meses atrás, fizeram uma turnê pela Europa, divulgando seu mais recente trabalho. Poucos dias após voltarem, o guitarrista da banda, Fabiano Penna, foi internado às pressas em um hospital de São Paulo, onde foi contatado que tinha uma infecção bacteriana generalizada. Apesar da mobilização de família, amigos e fãs em busca de tratamentos e médicos, ele não resistiu e veio a falecer após cinco dias.
Portanto essa noite teve, acima de tudo, um aspecto solene, de homenagem. Antes do show da Rebaelliun, um vídeo foi exibido no telão com depoimentos de diversas pessoas ligadas à Penna, que destacaram sua competência, sensibilidade musical e dedicação. Nesse momento vi várias pessoas em prantos. Muitos tinham histórias sobre como Fabiano Penna marcou suas vidas.
Após a homenagem a Rebaelliun entra no palco. Parece um momento tenso, pois pela primeira vez se apresentariam com o novo guitarrista, Evandro Passos. Após alguns momentos de silêncio, em que a banda se cumprimenta, já começam os gritos de apoio do público presente. E realmente o novo guitarrista não decepcionou, fazendo um som pesado e preciso. O show deve continuar.
Um homem morre mas seu legado segue. E é com isso em mente que a Rebaelliun vai seguir em frente, compondo, tocando e honrando a memória de Fabiano Penna.






























Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York
Banda Hangar lança "Prisioneiro do Alvorecer", releitura em português com raízes oitentistas
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


