RS Metal: resenha e fotos do festival em Porto Alegre
Resenha - RS Metal (Bar Opinião, Porto Alegre, 02/12/2018)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2018
fotos de Liny Oliveira
O festival RS Metal apresentou neste domingo, dia 2, a sua nona edição, no palco do bar Opinião, em Porto Alegre. A chamada da festa dizia "unindo as tribos", e realmente fizeram jus a esse slogan. Houve espaço para todas as vertentes do som pesado produzido em terras gaudérias.
A primeira banda da noite seria escolhida através de uma enquete realizada no facebook, e quem ganhou foi a banda Gueppardo, de hard rock. Com um som feito por fãs e para fãs do estilo, eles não decepcionaram, com sua mescla de hard rock oitentista e heavy metal, e o visual produzido, como não poderia deixar de ser com uma banda desse estilo. No repertório, músicas de seu álbum Fronteira Final, de 2015.
Também houve espaço para a banda Panic, de thrash metal, veteranos do estilo, tendo começado sua carreira ainda no final dos anos 80 e dividido o palco com grandes nomes do metal nacional. E para terminar a noite, o power metal da banda Hangar, com um show extremamente competente, como é de praxe desta banda, que sempre busca a excelência em suas apresentações.
O destaque da noite ficou pela segunda banda a se apresentar, por isso que deixo para falar deles no final. A banda de death metal Rebaelliun, era a mais esperada da noite. Tendo iniciado sua carreira no final dos anos 90, a banda gravou dois álbuns, Burn The Promised Land, e Annihilation, este último sendo considerado um dos mais intensos álbuns do death metal. Apesar disso a banda cedeu a desacordos internos e se desfez em 2001. Mais de uma década depois, a banda retornou aos palcos e em 2016 lançou um novo álbum, The Hell's Decrees, que mostrou que ainda tinham muito a contribuir para a cena.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
É nesse ponto que a história do grupo é marcada pela tragédia. Há alguns meses atrás, fizeram uma turnê pela Europa, divulgando seu mais recente trabalho. Poucos dias após voltarem, o guitarrista da banda, Fabiano Penna, foi internado às pressas em um hospital de São Paulo, onde foi contatado que tinha uma infecção bacteriana generalizada. Apesar da mobilização de família, amigos e fãs em busca de tratamentos e médicos, ele não resistiu e veio a falecer após cinco dias.
Portanto essa noite teve, acima de tudo, um aspecto solene, de homenagem. Antes do show da Rebaelliun, um vídeo foi exibido no telão com depoimentos de diversas pessoas ligadas à Penna, que destacaram sua competência, sensibilidade musical e dedicação. Nesse momento vi várias pessoas em prantos. Muitos tinham histórias sobre como Fabiano Penna marcou suas vidas.
Após a homenagem a Rebaelliun entra no palco. Parece um momento tenso, pois pela primeira vez se apresentariam com o novo guitarrista, Evandro Passos. Após alguns momentos de silêncio, em que a banda se cumprimenta, já começam os gritos de apoio do público presente. E realmente o novo guitarrista não decepcionou, fazendo um som pesado e preciso. O show deve continuar.
Um homem morre mas seu legado segue. E é com isso em mente que a Rebaelliun vai seguir em frente, compondo, tocando e honrando a memória de Fabiano Penna.






























Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Pantera: "odiei gravar Cowboys From Hell", diz Phil Anselmo
O significado do nome "Legião Urbana", segundo Renato Russo
Capital Inicial: cinco músicas que foram escritas por Pit Passarell, do Viper
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
Os álbuns que marcaram Pedro Campos, do Hangar, e como Andre Matos mudou sua vida
Os 5 álbuns que marcaram Cristiano Wortmann (Hangar) e o show de 1983 que mudou tudo
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
