RS Metal: resenha e fotos do festival em Porto Alegre
Resenha - RS Metal (Bar Opinião, Porto Alegre, 02/12/2018)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2018
fotos de Liny Oliveira
O festival RS Metal apresentou neste domingo, dia 2, a sua nona edição, no palco do bar Opinião, em Porto Alegre. A chamada da festa dizia "unindo as tribos", e realmente fizeram jus a esse slogan. Houve espaço para todas as vertentes do som pesado produzido em terras gaudérias.
A primeira banda da noite seria escolhida através de uma enquete realizada no facebook, e quem ganhou foi a banda Gueppardo, de hard rock. Com um som feito por fãs e para fãs do estilo, eles não decepcionaram, com sua mescla de hard rock oitentista e heavy metal, e o visual produzido, como não poderia deixar de ser com uma banda desse estilo. No repertório, músicas de seu álbum Fronteira Final, de 2015.
Também houve espaço para a banda Panic, de thrash metal, veteranos do estilo, tendo começado sua carreira ainda no final dos anos 80 e dividido o palco com grandes nomes do metal nacional. E para terminar a noite, o power metal da banda Hangar, com um show extremamente competente, como é de praxe desta banda, que sempre busca a excelência em suas apresentações.
O destaque da noite ficou pela segunda banda a se apresentar, por isso que deixo para falar deles no final. A banda de death metal Rebaelliun, era a mais esperada da noite. Tendo iniciado sua carreira no final dos anos 90, a banda gravou dois álbuns, Burn The Promised Land, e Annihilation, este último sendo considerado um dos mais intensos álbuns do death metal. Apesar disso a banda cedeu a desacordos internos e se desfez em 2001. Mais de uma década depois, a banda retornou aos palcos e em 2016 lançou um novo álbum, The Hell's Decrees, que mostrou que ainda tinham muito a contribuir para a cena.
É nesse ponto que a história do grupo é marcada pela tragédia. Há alguns meses atrás, fizeram uma turnê pela Europa, divulgando seu mais recente trabalho. Poucos dias após voltarem, o guitarrista da banda, Fabiano Penna, foi internado às pressas em um hospital de São Paulo, onde foi contatado que tinha uma infecção bacteriana generalizada. Apesar da mobilização de família, amigos e fãs em busca de tratamentos e médicos, ele não resistiu e veio a falecer após cinco dias.
Portanto essa noite teve, acima de tudo, um aspecto solene, de homenagem. Antes do show da Rebaelliun, um vídeo foi exibido no telão com depoimentos de diversas pessoas ligadas à Penna, que destacaram sua competência, sensibilidade musical e dedicação. Nesse momento vi várias pessoas em prantos. Muitos tinham histórias sobre como Fabiano Penna marcou suas vidas.
Após a homenagem a Rebaelliun entra no palco. Parece um momento tenso, pois pela primeira vez se apresentariam com o novo guitarrista, Evandro Passos. Após alguns momentos de silêncio, em que a banda se cumprimenta, já começam os gritos de apoio do público presente. E realmente o novo guitarrista não decepcionou, fazendo um som pesado e preciso. O show deve continuar.
Um homem morre mas seu legado segue. E é com isso em mente que a Rebaelliun vai seguir em frente, compondo, tocando e honrando a memória de Fabiano Penna.






























Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Amy Lee odiava um dos grandes hits do Evanescence - que superou 1 bilhão de plays no YouTube
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa


Banda Hangar lança "Prisioneiro do Alvorecer", releitura em português com raízes oitentistas
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


