RS Metal: resenha e fotos do festival em Porto Alegre

Resenha - RS Metal (Bar Opinião, Porto Alegre, 02/12/2018)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Luciano Schneider
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

fotos de Liny Oliveira

Crianças: veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outrasJack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"

O festival RS Metal apresentou neste domingo, dia 2, a sua nona edição, no palco do bar Opinião, em Porto Alegre. A chamada da festa dizia "unindo as tribos", e realmente fizeram jus a esse slogan. Houve espaço para todas as vertentes do som pesado produzido em terras gaudérias.

A primeira banda da noite seria escolhida através de uma enquete realizada no facebook, e quem ganhou foi a banda Gueppardo, de hard rock. Com um som feito por fãs e para fãs do estilo, eles não decepcionaram, com sua mescla de hard rock oitentista e heavy metal, e o visual produzido, como não poderia deixar de ser com uma banda desse estilo. No repertório, músicas de seu álbum Fronteira Final, de 2015.

Também houve espaço para a banda Panic, de thrash metal, veteranos do estilo, tendo começado sua carreira ainda no final dos anos 80 e dividido o palco com grandes nomes do metal nacional. E para terminar a noite, o power metal da banda Hangar, com um show extremamente competente, como é de praxe desta banda, que sempre busca a excelência em suas apresentações.

O destaque da noite ficou pela segunda banda a se apresentar, por isso que deixo para falar deles no final. A banda de death metal Rebaelliun, era a mais esperada da noite. Tendo iniciado sua carreira no final dos anos 90, a banda gravou dois álbuns, Burn The Promised Land, e Annihilation, este último sendo considerado um dos mais intensos álbuns do death metal. Apesar disso a banda cedeu a desacordos internos e se desfez em 2001. Mais de uma década depois, a banda retornou aos palcos e em 2016 lançou um novo álbum, The Hell's Decrees, que mostrou que ainda tinham muito a contribuir para a cena.

É nesse ponto que a história do grupo é marcada pela tragédia. Há alguns meses atrás, fizeram uma turnê pela Europa, divulgando seu mais recente trabalho. Poucos dias após voltarem, o guitarrista da banda, Fabiano Penna, foi internado às pressas em um hospital de São Paulo, onde foi contatado que tinha uma infecção bacteriana generalizada. Apesar da mobilização de família, amigos e fãs em busca de tratamentos e médicos, ele não resistiu e veio a falecer após cinco dias.

Portanto essa noite teve, acima de tudo, um aspecto solene, de homenagem. Antes do show da Rebaelliun, um vídeo foi exibido no telão com depoimentos de diversas pessoas ligadas à Penna, que destacaram sua competência, sensibilidade musical e dedicação. Nesse momento vi várias pessoas em prantos. Muitos tinham histórias sobre como Fabiano Penna marcou suas vidas.

Após a homenagem a Rebaelliun entra no palco. Parece um momento tenso, pois pela primeira vez se apresentariam com o novo guitarrista, Evandro Passos. Após alguns momentos de silêncio, em que a banda se cumprimenta, já começam os gritos de apoio do público presente. E realmente o novo guitarrista não decepcionou, fazendo um som pesado e preciso. O show deve continuar.

Um homem morre mas seu legado segue. E é com isso em mente que a Rebaelliun vai seguir em frente, compondo, tocando e honrando a memória de Fabiano Penna.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Hangar"Todas as matérias sobre "Rebaelliun"


Aquiles Priester: A impressionante bateria que ele previu em 1986Aquiles Priester
A impressionante bateria que ele previu em 1986

Iron Maiden: Aquiles Priester e a foto de uma vidaIron Maiden
Aquiles Priester e a foto de uma vida

Aquiles Priester: 50 discos essenciais na vida do bateristaAquiles Priester
50 discos essenciais na vida do baterista


Crianças: veja como cresceram as de Nevermind, War e outrasCrianças
Veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras

Jack Bruce: Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!Jack Bruce
"Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"

Led Zeppelin: Stairway To Heaven vale mais de US$500 milhões?Led Zeppelin
"Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

Metallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIRSupergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal HammerIgor Cavalera: "Quando todos tentavam ir mais rápido, eu estava diminuindo"Guns N' Roses: Silvester Stallone se prepara para Rambo V com "Welcome To The Jungle"

Sobre Luciano Schneider

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336