RS Metal: resenha e fotos do festival em Porto Alegre
Resenha - RS Metal (Bar Opinião, Porto Alegre, 02/12/2018)
Por Luciano Schneider
Postado em 13 de dezembro de 2018
fotos de Liny Oliveira
O festival RS Metal apresentou neste domingo, dia 2, a sua nona edição, no palco do bar Opinião, em Porto Alegre. A chamada da festa dizia "unindo as tribos", e realmente fizeram jus a esse slogan. Houve espaço para todas as vertentes do som pesado produzido em terras gaudérias.
A primeira banda da noite seria escolhida através de uma enquete realizada no facebook, e quem ganhou foi a banda Gueppardo, de hard rock. Com um som feito por fãs e para fãs do estilo, eles não decepcionaram, com sua mescla de hard rock oitentista e heavy metal, e o visual produzido, como não poderia deixar de ser com uma banda desse estilo. No repertório, músicas de seu álbum Fronteira Final, de 2015.
Também houve espaço para a banda Panic, de thrash metal, veteranos do estilo, tendo começado sua carreira ainda no final dos anos 80 e dividido o palco com grandes nomes do metal nacional. E para terminar a noite, o power metal da banda Hangar, com um show extremamente competente, como é de praxe desta banda, que sempre busca a excelência em suas apresentações.
O destaque da noite ficou pela segunda banda a se apresentar, por isso que deixo para falar deles no final. A banda de death metal Rebaelliun, era a mais esperada da noite. Tendo iniciado sua carreira no final dos anos 90, a banda gravou dois álbuns, Burn The Promised Land, e Annihilation, este último sendo considerado um dos mais intensos álbuns do death metal. Apesar disso a banda cedeu a desacordos internos e se desfez em 2001. Mais de uma década depois, a banda retornou aos palcos e em 2016 lançou um novo álbum, The Hell's Decrees, que mostrou que ainda tinham muito a contribuir para a cena.
É nesse ponto que a história do grupo é marcada pela tragédia. Há alguns meses atrás, fizeram uma turnê pela Europa, divulgando seu mais recente trabalho. Poucos dias após voltarem, o guitarrista da banda, Fabiano Penna, foi internado às pressas em um hospital de São Paulo, onde foi contatado que tinha uma infecção bacteriana generalizada. Apesar da mobilização de família, amigos e fãs em busca de tratamentos e médicos, ele não resistiu e veio a falecer após cinco dias.
Portanto essa noite teve, acima de tudo, um aspecto solene, de homenagem. Antes do show da Rebaelliun, um vídeo foi exibido no telão com depoimentos de diversas pessoas ligadas à Penna, que destacaram sua competência, sensibilidade musical e dedicação. Nesse momento vi várias pessoas em prantos. Muitos tinham histórias sobre como Fabiano Penna marcou suas vidas.
Após a homenagem a Rebaelliun entra no palco. Parece um momento tenso, pois pela primeira vez se apresentariam com o novo guitarrista, Evandro Passos. Após alguns momentos de silêncio, em que a banda se cumprimenta, já começam os gritos de apoio do público presente. E realmente o novo guitarrista não decepcionou, fazendo um som pesado e preciso. O show deve continuar.
Um homem morre mas seu legado segue. E é com isso em mente que a Rebaelliun vai seguir em frente, compondo, tocando e honrando a memória de Fabiano Penna.






























Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Jorn Lande conta como foi ter um baterista de black metal em sua banda
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Nando Fernandes revela novidades sobre o novo álbum da Sinistra
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Por que o Brasil foi escolhido para o último show de Nicko McBrain com o Iron Maiden
Cinco músicas do Metallica que não tem nada a ver com heavy metal, mas deram muito certo
David Gilmour elege suas seis favoritas do Pink Floyd

Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



