Angra: sempre vale à pena assistir ao show da banda
Resenha - Angra (Bar Opinião, Porto Alegre, 04/08/2018)
Por Guilherme Dias
Postado em 12 de agosto de 2018
Na noite do último dia 4 de agosto, em um belo e gelado sábado, a cidade de Porto Alegre recebeu mais uma vez o power metal do Angra. Dessa vez em turnê que promove o último álbum do grupo, "Omni", lançado em fevereiro desse ano.
O Angra mantém o mesmo time escalado desde 2015. O bar Opinião foi atacado por Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra e vocal), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). No repertório o trabalho antigo não foi mais prioridade, como em turnês anteriores. Dessa vez, a banda apresentou muita coisa nova, que possui muita qualidade. A essência é a mesma, mas com um toque que dá ao Angra uma nova identidade.
A primeira do set foi "Newborn Me" ("Secret Garden", 2014), que já é o clássico dessa nova fase do Angra. Na sequencia um breve passeio pela história da banda com "Travelers of Time" ("Omni"), "Angels and Demons" ("Temple of Shadows", 2004) e "Nothing to Say" ("Holy Land", 1996). Após "Insania" ("Omni"), mais uma volta no tempo. Lione anunciou que a próxima seria do ano de 2001, do álbum "Rebirth". Ele estava se referindo a "Running Alone", onde o mesmo teve uma atuação impecável,
merecendo demais todos os aplausos direcionados a ele no final da música.
A nova "Caveman" ("Omni") antecedeu o solo monstruoso de Bruno Valverde. A mais aclamada de "Omni" com certeza é "Black Widow's Web", ainda mais pelo charme das participações especiais de Sandy e Alissa White-Gluz (Arch Enemy). Na ausência das cantoras, Rafael fez as vozes de Sandy e Felipe as de Alissa.
A música tem o poder de lembrar épocas, amores, pessoas e uma infinidade de coisas. Quando "Spread Your Fire" ("Temple of Shadows") foi executada foi impossível não lembrar do ex-vocalista Edu Falaschi, mesmo que soe muito bem com Fabio Lione, ela é uma música que tem a identidade do Edu na melodia. Assim como "Carry On" tem a cara do também ex-vocalista André Matos, por exemplo.
Fabio Lione perguntou para os seus fãs se eles gostaram do novo "CD". Com muitas respostas positivas, ele anunciou a sua favorita: "OMNI: Silence Inside". Rafael anunciou a seguinte, também do último álbum, como uma canção linda e maravilhosa, referindo-se a "The Bottom of My Soul", contando com ele mesmo nos vocais. Ao final Rafael agradeceu ao público e mostrou uma câmera que estava filmando tudo em 360 graus.
Antes do bis a épica e linda "Lisbon" ("Fireworks", 1999) e "Magic Mirror" ("Omni"). Todos os membros se retiraram do palco, menos Rafael, que fez um longo discurso, dizendo: "Agora é uma boa hora para falar. Vocês realmente gostaram do 'Omni'? Se vocês nos acompanharam no You Tube devem ter notado que foi o álbum de maior interação entre banda e público. Devemos a vocês o sucesso do álbum. Falando em sucesso, são 27 anos de Angra... três décadas... muito, muito tempo. Nos anos 90 tudo foi muito difícil, éramos jovens, imaturos e eu gostaria de agradecer a todos os ex-membros. É o ano mais importante da nossa carreira, mais de 100 shows pelo mundo inteiro. Eu tenho muito orgulho de ser um sobrevivente do Angra. Palmas para essa formação atual. Palmas pra esse menino incrível, Bruno Valverde. Palmas para Felipe Andreoli, que quando entrou na banda era um molecão e é muito reconhecido atualmente. O mais novo da família tem a difícil responsabilidade de substituir um dos melhores guitarristas do mundo e trouxe toda a sua habilidade para nós, Marcelo Barbosa. Agora é a vez dele, um grande privilégio dessa banda. O legítimo tenor, mago do metal... o incrível Fábio Lione". Em seguida Felipe foi ao microfone e agradeceu imensamente ao Rafael por manter a espinha dorsal do grupo, com quem aprendeu muito durante todos esses anos.
"Agora eu preciso de todo mundo cantando essa música... essa emblemática canção: Rebirth", disse Lione. E em seguida foi executada "Nova Era", ambas do álbum Rebirth, fechando a noite em alto nível. Uma apresentação que mostrou que vale a pena assistir a um show do Angra sempre que possível. Se manter a escrita, daqui um ano o Angra retorna pra capital gaúcha para mais uma noite de muito metal.
Fotos por: Day Montenegro
(www.facebook.com/photo.daymontenegro)
Set-list completo:
Newborne Me
Travelers of Time
Angels and Demons
Nothing to Say
Insania
Running Alone
Caveman
Upper Levels
Black Widow´s Web
Spreade Your Fire
OMNI - Silence Inside
The Bottom of My Soul
Lisbon
Magic Mirror
Rebirth
Nova Era
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge
Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?
A banda dos anos 1980 que foi "citada" em "Infinita Highway" e teria gerado rivalidade


As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



