Dream Theater: Confraria progressiva em São Paulo

Resenha - Dream Theater (Espaço das Américas, São Paulo, 04/10/2014)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Durr Campos
Enviar Correções  

E lá se foram quase dois anos desde que os reis do metal progressivo mundial visitaram o Brasil. Já naqueles dias Mike Mangini ocupava o posto de baterista e a banda promovia sua estreia com ele, isto é, o álbum "A Dramatic Turn of Events" (2011). O rapaz, como todos sabem, fora escolhido após um processo de seleção registrado em vídeo e lançado via YouTube, o qual incluiu nomes como Derek Roddy, Marco Minnemann, Thomas Lang, Virgil Donati, Peter Wildoer e o brasileiro Aquiles Priester. Findada aquela excursão, não perderam tempo, correram para o estúdio e, em setembro do ano passado, soltaram o seu 12º disco de ineditas, que levou o nome de Dream Theater. Para conferir as canções dele ao vivo e outros sucessos, o Whiplash.Net foi ao Espaço das Américas neste sábado. O resumo dos fatos você acompanha a seguir.

Dream Theater: vídeo oficial de "Solitary Shell" ao vivo no Budokan

Kiss: fã paga US$50 mil por um fiasco de show em casa

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Divido em dois atos e um encore, pontualmente às 21h 'False Awakening Suite' iniciava a confraria progressiva na capital paulista em um noite fria, mas aquecida por um grupo enorme de fãs, ávidos pelo quinteto mais, literalmente, complexo do cenário musical pesado mainstream. 'The Enemy Inside', outra das novas, bastante conhecida a apreciada pela massa, veio em seguida trazendo a presença do vocalista James LaBrie, o qual só aumentou a empolgação da plateia que cantou tudo! Ficou bonito. 'The Shattered Fortress' foi uma boa pedida, pois manteve a energia intacta. Seu início pavorosamente complexo nos guia a um momento de tranquilidade. A voz de LaBrie estava soando muito bem e sem grandes exageros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

'On the Backs of Angels' puxou um belo coro. Interessante, pois não se nota quem sinta realmente falta do ex-baterista Mike Portnoy, pelo menos ao vivo. Mike Mangini detona! O cara deve ser o melhor em seu instrumento na atualidade, se falarmos em técnica e precisão. Faz até parecer fácil. O baixista John Mayung não fica atrás. O homem só melhora com o tempo. 'The Looking Glass', acertadamente chamada pelo nosso fotógrafo Fernando Yokota de a 'Spirit of Radio' deles, fez uma cola perfeita com sua antecessora. Parecia a mesma música. Nada a reclamar até aqui. Projeções belíssimas a todo o tempo mescladas às dos músicos entretiam o público mesmo do fundão. As guitarras de John Petrucci estavam impecáveis. Sua escolha de timbres casou-se sobrenaturalmente aos do tecladista e maestro Jordan Rudess.

Eu ainda aguardava uma mais 'véia', que veio na forma de 'Trial of Tears', retirada de um dos álbuns que mais escutei do Dream Theater, "Falling into Infinity" (1997). Apesar dele ter tido uma reposta menos favorável que "Awake", lançado três anos antes, abriu portas para os novaiorquinos, incluindo ali até mesmo uma canção feita ao lado do hit-maker Desmond Child (a bela 'You Not Me'), responsável por sucessos mundiais ao lado de Bon Jovi, Kiss, Madonna, etc. Talvez a falta mais sentida tenha sido do alcance tradicional dos vocais de LaBrie, o qual na época teve uma ruptura de cordas vocais. Aquele foi o primeiro e último de estúdio a contar com o tecladista Derek Sherinian, que substituiu o original Kevin Moore. 'Enigma Machine' teve um trecho deixado ao solo de Mike Mangini), mas a finalizaram até sua última nota. A comercial 'Along for the Ride', talvez a única realmente radiofônica em "Dream Theater" o disco, é uma das que mais curti nele. Balada deliciosa com uma belíssima atuação de LaBrie. Ouça-a abaixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

'Breaking All Illusions' encerrou o 'Act 1' e 15 minutos de intervalo começaram a ser contados de trás para frente no telão do palco. Foi o tempo de pegar uma bebida, comer algo, procurar os amigos espalhados pela casa e conferir a sequência de clássicos dali a frente. 'The Mirror' fez as honras de abrir alas ao passado, mais precisamente homenagear o já citado "Awake", que naquela mesmíssima data, duas décadas antes, era lançado. Lembro-me como hoje quando isto ocorreu, pois nem bem me recuperara do impacto gerado pelo "Images and Words" (1992), chegava em minhas mãos esta verdadeira jóia musical da música pesada progressiva. Tanto um quanto outro me renderam o prejuízo de comprá-los em dobro pois estraguei os primeiros CDs de tanto tocá-los. O 'mago das lentes' Yokota passou pelo mesmo, como bem me relatou durante o espetáculo. Olha, nem imagino quão difícil seja montar um set-lista nesta banda. São tantos sucessos, mas alguns deles com duração acima dos 10 minutos. Encaixar uma boa sequência sem levar um dia para terminar é uma jogada de mestre.

A cola perfeita com "Lie" foi realizada como no álbum. "Muitos de vocês nem haviam nascido quando lançamos 'Awake'", brincou LaBrie. "Continuaremos a tocar coisas dele, se não se importarem", continuou. 'Lifting Shadows Off a Dream', a escolhida, arrancou lágrimas e coros bem caprichados ao meu redor. E assim foi: vieram 'Scarred', poucas vezes tocada [se] por aqui, a sorumbática 'Space-Dye Vest', 100% Kevin Moore [Nota do redator: Não entendo porquê tocam tantas dele. Até parece que o rapaz passou desta para uma melhor]. Quando chutei que viria uma '6:00' ou 'Innocence Faded', retornaram à fase atual com a longa 'Illumination Theory'.

O 'encore', como era de se esperar, contemplou o grandioso "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999), provavelmente o mais aclamado em sua discografia. Começando por 'Overture 1928', que teve sua parte instrumental cantarolada pelos fãs, seguindo com a ótima 'Strange Déjà Vu', cantada em uníssono, mas não tão ovacionada como 'The Dance of Eternity', uma das instrumentais mais notadas do DT. Na real, um dos itens progressivos mais bem forjados nos últimos 20 anos. 'Finally Free' pôs fim ao encontro e o ar nostálgico imperou. Enquanto as pessoas se despediam de seus ídolos, um 'outro' trazia novamente 'Illumination Theory' aos PAs.

Texto: Durr Campos
Fotos: Fernando Yokota. Set completo em
https://www.flickr.com/photos/fernandoyokota/sets/7215764835...

Agradecimentos à Denise Catto, Midiorama e Espaço das Américas pela atenção e credenciamento.

Set-List
Act 1
False Awakening Suite
The Enemy Inside
The Shattered Fortress
On the Backs of Angels
The Looking Glass
Trial of Tears
Enigma Machine (c/ solo de bateria de Mike Mangini)
Along for the Ride
Breaking All Illusions
Act 2
The Mirror
Lie
Lifting Shadows Off a Dream
Scarred
Space-Dye Vest
Illumination Theory
Encore:
Overture 1928
Strange Déjà Vu
The Dance of Eternity
Finally Free
Illumination Theory (Outro)




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dream Theater: vídeo oficial de Solitary Shell ao vivo no BudokanDream Theater
Vídeo oficial de "Solitary Shell" ao vivo no Budokan

Lista: vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempreLista
Vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempre

Dream Theater: tecladista Jordan Rudess homenageia Ennio Morricone (vídeo)Dream Theater
Tecladista Jordan Rudess homenageia Ennio Morricone (vídeo)

Dream Theater: Portnoy posta fotos emocionantes para parabenizar John PetrucciDream Theater
Portnoy posta fotos emocionantes para parabenizar John Petrucci

Sonoridades: Jordan Rudess em um papo único e surpreendente (vídeo)Sonoridades
Jordan Rudess em um papo único e surpreendente (vídeo)

John Petrucci: como surgiu a ideia de ter Mike Portnoy em seu novo álbum soloJohn Petrucci
Como surgiu a ideia de ter Mike Portnoy em seu novo álbum solo

Em 07/07/1992: Dream Theater lançava Images And Words, clássico do metal progressivoEm 07/07/1992
Dream Theater lançava Images And Words, clássico do metal progressivo

O Mapa do Metal: grandes bandas de metal dos Estados Unidos - Parte 1O Mapa do Metal
Grandes bandas de metal dos Estados Unidos - Parte 1

Prog metal: os 25 maiores álbuns da história, segundo o LoudwireProg metal
Os 25 maiores álbuns da história, segundo o Loudwire

Dream Theater: álbum solo de John Petrucci teve bateria gravada por Mike PortnoyDream Theater
álbum solo de John Petrucci teve bateria gravada por Mike Portnoy


Mike Portnoy: rebatendo fã que o acusou de nepotismo por divulgar banda do filhoMike Portnoy
Rebatendo fã que o acusou de nepotismo por divulgar banda do filho

Rock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?Rock e Heavy Metal
E se as capas dos álbuns fossem honestas?


Kiss: fã paga US$50 mil por um fiasco de show em casaKiss
Fã paga US$50 mil por um fiasco de show em casa

Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer partePoeira
Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


Sobre Durr Campos

Graduado em Jornalismo, o autor já atuou em diversos segmentos de sua área, mas a paixão pela música que tanto ama sempre falou mais alto e lá foi ele se aventurar pela Europa, onde reside atualmente e possui família. Lendo seus diversos artigos, reviews e traduções publicados aqui no site, pode-se ter uma ideia do leque de estilos que fazem sua cabeça. Como costuma dizer, não vê problema algum em colocar para tocar Napalm Death, seguido de algo do New Order ou Depeche Mode, daí viajar com Deep Purple, bailar com Journey, dar um tapa na Bay Area e finalizar o dia com alguma coisa do ABBA ou Impetigo.

Mais matérias de Durr Campos no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt