Almah: Como foi a apresentação da banda em Porto Alegre
Resenha - Almah (Bar Opinião, Porto Alegre, 08/06/2014)
Por Guilherme Dias
Postado em 12 de junho de 2014
O domingo do dia 08/06/2014 estava frio em Porto Alegre, mas isso não foi problema algum para os fãs do ALMAH que estavam no Bar Opinião para prestigiar a banda, que esteve na capital gaúcha para divulgar o seu recente disco "Unfold", lançado no final de 2013.
O set-list estava recheado de músicas de toda a carreira da banda, que está em atividade desde o ano de 2006. Os eventos de heavy metal normalmente tem alguma atração na abertura dos shows principais com alguma banda local, e em Porto Alegre não é diferente.
A abertura ficou por conta da banda REVOLTA XXI que é original de Butiá/RS, apresentaram o seu thrash metal para aquecer a noite. A banda tocou algumas músicas próprias, entre elas "Próxima Refeição" e um cover de uma banda "pouco conhecida", segundo Isaias Fussa (Vocal/ Guitarra). "Territory" do SEPULTURA animou o público presente mesmo a banda não sendo do estilo do ALMAH.
Por volta das 21hs as luzes do palco se apagaram e ao som da trilha sonora "The Imperial March" do clássico "Starwars" o ALMAH subiu ao palco com "Hypnotized ", do disco "Motion". A presença de palco e o carisma são fundamentais na música, em qualquer estilo, para qualquer público. Edu Falaschi (vocal) e seus companheiros sorriam enquanto tocavam, cativando o público presente.
O show seguiu com as pesadas "Living and Drifting" e "The Hostage", onde Marcelo Barbosa (guitarra) e Diogo Mafra (guitarra) mostraram grande qualidade técnica. Os dois estavam muito ativos no palco, sempre caminhando de um lado a outro e batendo cabeça, assim como Raphael Dafras (baixo).
Edu disse que não tocava na capital gaúcha há três anos, e estava com saudade de ouvir os fãs cantando o "hino rio grandense", lembrando os tempos de ANGRA, onde todos cantavam o hino muito alto e com muito orgulho. Então realizou o pedido pois os seus colegas de banda estavam muito ansiosos para esse momento.
O público cantou o hino gaúcho, porém nada comparado aos anos de ANGRA, onde os shows lotavam muito mais na capital do Rio Grande do Sul. A casa de shows estava longe de sua lotação máxima, o público não passava de 500 pessoas.
Nos bumbos da bateria do gaúcho Marcelo Moreira havia uma mensagem, nela estava escrito "Paulo Almah Schroeber". Isso porque recentemente ocorreu o falecimento de Paulo, (ex-guitarrista da banda). Foi realizada uma homenagem para o também gaúcho Paulo Schroeber antes de "Beyond Tomorrow" (do disco Fragile Equality).
Após "Children of Lies", Falaschi disse que mudaria o rumo da apresentação, pois gosta muito de compor baladas também. "Breathe" realmente mudou o clima do show, porém mantendo a boa performance da banda no palco. Quando um disco é lançado, algumas músicas são destaques instantâneos e outras ficam no fundo do baú.
Edu Falaschi (vocal) comentou que em São Paulo a música do último disco que mais tem dado retorno para a banda é "Believer", a qual não decepcionou nenhum fã quando executada pela primeira vez em Porto Alegre, sendo uma das músicas mais animadoras do show.
O show ainda teve a partipação de Iuri Sanson (vocal) do HIBRIA para dividir os vocais de um clássico do IRON MAIDEN, "2 Minutes to Midnight", juntamente com Falaschi, levando os presentes à loucura. Iuri estava reencontrando a banda que dividiu o palco com o HIBRIA no último Rock in Rio. Mais uma balada foi apresentada no set-list, dessa vez foi "Warm Wind", dedicada a Micaela, filha do frontman.
A banda que projetou Edu Falaschi para o mundo não foi esquecida. O público pediu "Nova Era", mas recebeu "Heroes of Sand" do ANGRA. Marcelo Moreira (bateira) teve a sua vez no microfone, mas não para cantar. O baterista declarou que estava muito emocionado em tocar no mesmo palco em que assistiu bandas como HELLOWEEN e BLIND GUARDIAN.
Disse também que já havia tocado no palco do Bar Opinião, porém com a sua antiga banda BURNING IN HELL para abertura de shows, e não como banda principal.
Religião foi um assunto comentado por Edu, pois "Bullets In The Altar" fala sobre religião e fanatismo, sem falar sobre nenhuma forma de seguir a vida, dizendo que a religião está dentro de cada um.
Falaschi falou para o público que compôs ela pensando na tragédia ocorrida em uma escola em Realengo no Rio de Janeiro, onde um garoto entrou em uma sala de aula e assassinou doze crianças.
O show teve a duração de quase duas horas. A presença de palco do ALMAH foi perfeita, as guitarras muito sincronizadas, assim como o baixo e a bateria fazendo muito bem a "cozinha". Edu Falaschi não tem a mesma voz de 10 anos atrás, falhou em diversos momentos, mas isso não tirou o brilho que a banda teve no palco, mostrando-se muito competente em todos os momentos.
Antes de finalizar o show, Edu disse que a banda desceria do palco e iria direto para a pista, onde tiraria fotos com todo mundo e assinaria o que os fãs "precisassem" sem cobrar nada adicionalmente (alfinetando as bandas que fazem o serviço de "Meet and Greet", cobrando um valor adicional ao do ingresso para esse contato, normalmente antes dos shows).
A faixa de abertura do primeiro disco da banda, "King", encerrou o belo show que Porto Alegre teve o prazer de receber. Agora é momento de os fãs aguardarem pelo retorno da banda para o Rio Grande do Sul.
Fotos: Liny Oliveira®
Set-list completo:
1 - Hypnotized
2 - Living and Drifting
3 - The Hostage
4 - Beyond Tomorrow
5 - Children of Lies
6 - Breathe
7 - Believer
8 - Beware the Stroke
9 - Bullets on the Altar
10 - Late Night in 85
11 - 2 Minutes to Midnight – IRON MAIDEN
12 - Raise the Sun
13 - Days of the New
14 - Warm Wind
15 - Wings of Revolution
16 - Trace of Trait
17 - Heroes of Sand - ANGRA
18 - Torn
19 - Birds of Prey
20 - King












Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
A mensagem escondida na intro de "Hell Awaits", clássico do Slayer
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
As 10 músicas de Elton John que são as preferidas de Zakk Wylde
A melhor banda de Death Metal de todos os tempos, de acordo com o vocalista do Opeth
João Gordo explica por que não chegou a bater em Dado Dolabella em briga histórica
Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden

Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



