Uriah Heep: Uma noite pra entrar na história da Virada Cultural
Resenha - Uriah Heep (Virada Cultural, São Paulo, 17/05/2014)
Por Ícaro Batista Cardoso
Postado em 20 de maio de 2014
É verdade que o Uriah Heep não tem tantos fãs no Brasil como Iron Maiden, Black Sabbath, Metallica. Mas e daí? O que esses tiozinhos tocam não é brincadeira. Clássicos que deixam qualquer um de queixo caído.
São Paulo, 17 de maio de 2014. Uma noite para entrar na história da Virada Cultural. Palco da São João. Quando cheguei, estava começando o tributo ao Hélcio Aguirra, falecido guitarrista do Golpe de Estado; um tributo excelente. Algumas horas a capital paulistana presenciava o retorno do Ira! (na Júlio Prestes), que foi um dos shows mais aguardados da virada.
Já passavam das 23h30min quando os velhinhos subiram no palco. Mick Box, o único membro original, com sua cabeleira branca empunhando sua Les Paul, também branca, começa a metralhar com o belo riff da "Against the Odds", música que sempre quis ver ao vivo. Bernie Shaw estava bem animado, cantando demais.
Sem muito o que falar, "Overload" chegou com tudo seguida da fantástica "Sunrise". Aplausos não faltaram para a banda. Davey Rimmer e Phil Lanzon anunciam o que está por vir, então a galera toda começa a cantarolar "uhh uhh ahhh ahh ahhh". Sim, "Stealin', cantada em coro por todos nós, foi executada de uma forma impecável.
Muitos lembram apenas de Ritchie Blackmore, Tony Iommi, Jimmy Page (sim, Deuses), mas caras, ouçam Uriah Heep, ouçam Mick Box. "I’m Ready", do álbum "Into The Wild" de 2011 arrancou aplausos do público.
"Between Two World", "July Morning" com um longo e espetacular solo de Mick Box, deixando muitos de cara com a habilidade. Um brinde ao passado, com a "Gypsy", que mais uma vez foi cantada em coro por muitos dos presentes abrilhantaram mais ainda o show. "Look at Youself" executada e uma pequena pausa para um "Happy Birthday" ao Russell Gilbrook, baterista da banda. Champagne e bolo no palco, aplausos distribuídos hora de mais um clássico: "Lady in Black".
Como manda o protocolo, vamos nos despedir e voltar pra um bis. Eis que surgem com "Easy Livin’" do álbum "Demons and Wizards" de 1972. A galera foi a loucura, agitação total dos fãs antigos e novos fãs, pois assistir um show desse e não ficar fã da banda é impossível.
Fim do show, palhetas distribuídas para a galera. Mick Box jogou alguns knobs de seu Marshall.
Verdade seja dita: esperava por mais músicas: "Circle of Hands", "The Wizard", "Devil's Daughter" entre outras, mas isso sempre acontece em shows. Sempre vai faltar aquela.
Algo que gostei muito nesse show foi ter visto muitas camisetas do Black Sabbath, Rainbow e Dio. Algo difícil.
O Uriah Heep retorna a São Paulo no dia 27 de maio para mais um show. Será na Via Marquês (Barra Funda). A Pop Javali participa como banda convidada. A realização é da Rock Brigade Concerts em parceria com a Weiss Prodarts e com a Moshi Moshi Produtora.
Uriah Heep:
Mick Box (guitarras e vocais)
Phil Lanzon (teclado e vocais)
Bernie Shaw (vocalista)
Russell Gilbrook (bateria e vocais)
Dave Rimmer (baixo e vocais).
Setlist:
1. Against the Odds
2. Overload
3. Sunrise
4. Stealin'
5. I'm Ready
6. Between Two Worlds
7. July Morning
8. Gypsy
9. Look at Yourself
10. Lady in Black
Encore:
11. Easy Livin'
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Todos os discos do Megadeth, do pior ao melhor, segundo a Metal Edge
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O álbum do Judas Priest que Mikael Åkerfeldt considera subestimado
Quais foram os álbuns que mais venderam de grandes bandas de heavy metal?
O dia que Paul McCartney comentou com Pedro Bial sobre fãs fazendo amor no Maracanã
O riff que foi o maior do Led Zeppelin, foi justamente o único que não foi de Jimmy Page



Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



