Petra: um show digno de sua grandeza em Curitiba
Resenha - Petra (Curitiba Master Hall, Curitiba, 15/09/2012)
Por Jefferson Guedes Giammelaro
Postado em 28 de setembro de 2012
John Schillit (vocal), Bob Hartman (guitarra) , Greg Bailey (baixo) e Cristian Borneo (bateria) representaram no palco do "Curitiba Master Hall", 40 anos de estrada com muito rock'n'roll e hard rock, e esse foi o principal ingrediente para um show visto por cerca de 2000 pessoas de todas as idades e estados do Brasil. Eram esperados hits de todas as épocas, e quem foi não se arrependeu, com mais de 20 cds lançados e 40 anos de rock, a banda PETRA fez um show digno de sua grandeza.
Uma plateia com idade diversificada, esta é a definição do povo que estava aguardando a realização de sonhos de 5, 10, 15, 20, 35 anos ou mais de espera para ver a banda PETRA ao vivo. PETRA trouxe um show de hard rock para celebrar 40 anos de estrada para o Brasil com muita eficiência, carisma e emoção...
A banda antes mesmo do show, no mesmo dia, já tinha agraciado uma parte dos fãs com uma tarde de autógrafos onde a banda pode ver o quão diversificado e apaixonado são seus fãs, com pessoas trazendo CDs, camisetas e Lp´s de todas as épocas dos mais de 20 álbuns que gravou ao longo de sua caminhada.
O Show
O evento começou por volta das 20:00hs com 3 bandas locais abrindo a noite de rock, eram elas METAPOLIS, EFRATA e MAESTAH, essa última do ex-vocalista do STAUROS, Celso de Freyn; o show do PETRA começou por volta das 22:00 horas, já tocando o hit "Beat The System", do CD de mesmo nome lançado em 1984, época em que de todos os integrantes apenas o guitarrista Bob Hartman estava presente.
Tocaram músicas que tem mais de 20 anos como "All fired Up" e "Somebody's Gonna Praise His Name" ambas do CD "On Fire" do ano de 1988, e também músicas mais atuais do seu último CD de estúdio lançado em 2003, como "Jekyll & Hyde" e "All About Who You Know"
Um detalhe muito importante foi a emoção e o profissionalismo da banda em momentos específicos do show, profissionalismo mostrado quando por exemplo uma corda da guitarra de Bob estourou, e ao invés de simplesmente pararem a música esperando a troca da corda, a banda simplesmente improvisou, com o baixo e a bateria mantendo o ritmo e melodia da música enquanto o ótimo vocalista John ensinava partes da letrada música para o público (que na maior parte do show não precisou de ensinamento para acompanhá-los) para a integração e interação, e assim que a corda foi trocada e a guitarra afinada, Bob entrou no ritmo e mandaram a música até o fim...
A emoção esteve presente em vários momentos do show, pois para a alegria dos fãs a cada riff tocado era uma mistura de animação, empolgação e surpresa pelo "set-list" que a banda tocava, nas mais de 20 músicas que tocou, e também havia emoção por parte dos músicos, principalmente nos momentos em que a voz do público se igualava ao som vindo dos amplificadores, PA´s e etc... emocionando os músicos que muitas vezes deixaram o público cantar em uníssono as músicas deixando sem palavras John, Bob e Greg que faziam o vocal de apoio.
A banda não se esqueceu de seus clássicos como "Beyond Belief" e "Creed" do CD "Beyond Belief" (do ano de 1990) que rendeu um dos 3 prêmios "Grammy" que o PETRA ganhou em sua história, como também o já famoso "medley" que fazem de 10 músicas de épocas diferentes, ou ainda "I Waited For The Lord on High", "Lord, I Lift Your Name on High" e "Ancient of Days" do CD Petra Praise 2: We Need Jesus lançado em 1997, ou "Judas Kiss" do CD More Power To Ya, seu quinto cd lançado em 1982, ou a mais recente "Amazing Grace" do CD "Revival" de 2001.
Também houve o momento com as baladas, a consagrada "Just Reach Out" lançada no CD Wake-Up Call de 1993, além de um momento muito particular deste show onde a banda se propôs a tocar não para o público mas sim com o público músicas antigas e tocadas em muitas igrejas, "How Great Thou Art" e "Great is Our God", em um momento onde houve um grande sincronismo entre o grupo e o público.
A reta final do show contou com um momento de conversa onde o fundador e guitarrista Bob Hartman falou um pouco sobre todo o tempo de estrada da banda, e para que as pessoas não desistissem de seus sonhos, além de convidar as pessoas a saberem mais do amor de Cristo motivo este que impulsiona a banda a tocar o "hard rock" com o amor que fazem. Eles saíram do palco após tocar "Lord, I Lift Your Name on High", e logo retornaram com os gritos do nome das banda para mais duas músicas finais, deixando sentimentos de alegria em ver que valeu a pena excursionar para assistir a banda, e de que valeu a pena esperar por um show histórico, e também de esperança que esta não seja a ultima passagem da banda pelo Brasil, já que os principais membros já estão avançados em idade.
Setlist completo do show:
1.Beat the System
2.Dance
3.I Waited for the Lord on High
4.Ancient of Days
5.Amazing Grace
6.Creed
7.Judas Kiss
8.Right Place
9.How Great Thou Art
10.Great is Our God
11.Somebody's Gonna Praise His Name
12.All fired up (on fire)
13."Rock Medley ("Sight Unseen","It Is Finished", "Think Twice", "I Am On The Rock", "Midnight Oil", "Mine Field", "This Means War!", "It Is Finished (Reprise)")
14.Jekyll & Hyde
15.Just Reach Out
16.Beyond Belief
17."Guitar Solo" (feat. Bob Hartman)
18.Lord, I Lift Your Name on High
19.All About Who You Know
20.He Came, He Saw, He Conquered
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps