Focus: apresentação intimista e competente em São Paulo
Resenha - Focus (Carioca Club, São Paulo, 17/03/2012)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 19 de março de 2012
Como parte da turnê comemorativa dos 40 anos do álbum "Moving Waves", o FOCUS fez sua sexta e última apresentação no Brasil neste sábado (17), em São Paulo. A banda holandesa, liderada pelo multi-instrumentista Thijs van Leer, desfilou clássicos do rock progressivo durante duas horas. Músicas do calibre de "Sylvia" e "Hocus Pocus" fizeram a alegria do público que compareceu ao Carioca Club em um agradável início de noite.
De cara é bom destacar e parabenizar a produção do evento. O show do FOCUS foi o primeiro realizado pela empresa Main Stage, que acertou em alguns detalhes primordiais em respeito ao consumidor. Primeiro: a banda entrou no palco exatamente no horário marcado. Segundo: início da apresentação às 19h, acessível de sobra até para uma metrópole como São Paulo. Terceiro: obviamente o FOCUS não seria capaz de lotar a casa, portanto, no setor "pista", diversas mesas foram colocadas para facilitar a visão e comodidade do público, além de dar a impressão de maior quantidade de pessoas.
Neste clima "clube de Jazz", enquanto os fãs conversavam sentados e apreciavam suas bebidas, a banda entrou em cena com a dobradinha "Focus I" / "Anonymous" e fez exatamente o que todos aguardavam: boas composições executadas por ótimos músicos. A começar pelo líder e fundador do FOCUS, Thijs van Leer, que, independentemente de estar muito parecido com o saudoso apresentador Chacrinha, ainda maneja seus instrumentos como poucos. Exímio flautista, também tocou simultaneamente com seu órgão Hammond durante "Sylvia" e "Focus II". Carismático, ainda arriscou palavras em português, fez piadas e exaltou seus companheiros diversas vezes. O destaque dos comandados foi Menno Gootjes, jovem guitarrista recém contratado, que esbanjou técnica e principalmente "feeling" - ele roubou a cena durante "Focus II". Após uma hora de canções intercaladas, entre elas "House Of The King" e "Eruption", Leer anunciou uma pausa de 10 minutos para um drinque.
Na volta, a "cozinha", mesmo com certa instabilidade no áudio do baixo de Bobby Jacobs, esteve impecável, afinal, o comando das baquetas ficou por conta de Pierre van der Linder, que gravou três álbuns de estúdio com a banda nos anos 1970. O entrosamento dos dois foi notável na introdução de "Answers? Questions! Questions? Answers!", claramente uma forma de improviso enquanto alguns roadies resolviam um problema no Hammond de Thijs van Leer.
Maior sucesso da banda, "Hocus Pocus" literalmente levantou o público com uma versão estendida e se encarregou de fechar a segunda parte da apresentação em grande estilo. Ainda teve tempo para o tradicional bis, com "Focus III" e aplausos calorosos de quem presenciou um show intimista e competente. Na despedida, Leer aproveitou para divulgar o site www.focustheband.com e foi embora ovacionado. Nós, amantes de boa música, agradecemos!
Focus em São Paulo
Data: 17 de março de 2012
Local: Carioca Club
Turnê: Moving Waves
Duração: 2h
Setlist:
1. Focus I / Anonymous
2. House Of The King
3. Aya-Yuppie-Hippie-Yee
4. Focus VII
5. Eruption
6. Sylvia
7. Focus II
8. Answers? Questions! Questions? Answers!
9. La Cathedrale de Strasbourg
10. Harem Scarem
11. Hocus Pocus
Bis:
12. Focus III
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"



Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Rockstadt Extreme Festival: 5 dias de metal, caos e shows inesquecíveis na Transilvânia
Jamiroquai - Rock, funk, soul, disco e muito groove em São Paulo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


