Halford: um culto ao Deus do Metal em São Paulo
Resenha - Halford (Carioca Club, São Paulo, 24/10/2010)
Por Fernão Silveira
Fonte: Fernão Silveira
Postado em 25 de outubro de 2010
O templo estava mais para capela do que para catedral, mas de que isso importa se deus estava lá, em pessoa (junto a seus discípulos), pregando seu divino metal a plenos pulmões?? A capela: Carioca Club, em São Paulo. A celebracão: um domingo (24/10), claro. A esta altura, talvez o deus em questão dispense maiores apresentações... Que Deus abençoe Rob Halford, o primeiro e único Deus do Metal, que finalmente trouxe a sua banda HALFORD para um show na capital paulista.
Confesso que, inadvertidamente, cheguei a pensar que o templo escolhido para o show de HALFORD não estivesse à altura da importância da banda. Felizmente, ledo engano. Apesar do palco apertadinho e do ar condicionado incapaz de refrescar os milhares de metaleiros – inclusive a banda - presentes, até que a casa respondeu muito bem ao desafio de receber o Deus do Metal e seu séquito de fiéis seguidores. Ademais, shows em clubes só aproximam mais artistas e fãs, o que por si só já é um grande barato.
E o que falar da proximidade entre Rob Halford e seus fãs nesta noite de domingo? Quem foi ao Carioca Club teve o privilégio de ver uma banda muito à vontade, feliz e disposta a recompensar o público com um show sólido - embora muito curto (só 1h25 de duração) – calcado em porradas deste grande projeto chamado HALFORD.
Uma felicidade visível no êxtase de Roy Z (guitarra) a cada solo diante de um público que ele conhece tão bem. Evidente nas trombadas de brincadeira que "Metal" Mike Chlasciak (guitarra) e Mike Davis (baixo) trocavam sobre o palco tão miúdo. Até Rob Halford não demorou a derreter (quase literalmente) com o calor do público. Sisudo e "durão" nas primeiras músicas, bastou cumprimentar a galera para que o frontman se soltasse e passasse a interagir de maneira muito legal com fãs e banda - conversando, fazendo piadas, dançando de forma hilária nas músicas mais agitadas e declarando inúmeras vezes seu amor aos fãs brasileiros.
Para deixar claro o clima de emoção e cumplicidade, vale destacar a bonita homenagem feita por Rob Halford a um colega tão brilhante e querido, que Deus tirou do nosso convívio este ano. Ao voltar para o bis, com bandeira do Brasil nos ombros, o frontman recebeu da platéia uma camiseta da banda DIO. Ao perceber de quem se tratava, Rob não demorou a exibir a peça para o público, pedindo aplausos para outro titã do metal: o imortal Ronnie James Dio. A casa veio abaixo.
Já que estamos falando de homenagens, o que se viu no Carioca Club foi um belo (porém curto) tributo ao Deus do Metal e seus 40 anos de rock pesado – como o próprio frontman fez questão de exaltar ao público. Fundeado por uma banda afiadíssima, com Roy, Metal Mike, Mike Davis e o excelente Bobby Jarzombek (bateria) matando a pau, Rob apresentou grandes canções de ontem e de hoje do HALFORD (que acaba de lançar novo álbum: "Made of Metal") e alguns poucos petardos de FIGHT e JUDAS PRIEST que fizeram valer cada centavo do ingresso.
"Resurrection", "Made In Hell" e "Locked and Loaded" abriram a festa e anteciparam o excelente show que estava por vir. Ainda do repertório do HALFORD, destaques especiais para a sempre explosiva "Golgotha" e para duas faixas do novo disco que prometem manter em alta a história do projeto paralelo de Rob: a faixa-tema, "Made in Hell", e a brutal (mas brilhante) "Fire and Ice".
Numa noite de homenagens, Rob Halford reproduziu dois covers eternizados pelo JUDAS PRIEST: "The Green Manalishi (With the Two-Prong Crown)", do FLEETWOOD MAC, e "Diamonds and Rust", de JOAN BAEZ – duas canções , aliás, que ficaram muito melhor nas cópias do que nos originais. Do JUDAS PRIEST mesmo, só "Jawbreaker". Foi pouco. Isso sem mencionar que apenas uma canção do FIGHT foi executada: "Nailed to the Gun" (uma das melhores da noite, aliás). Ok, é verdade que a noite era mesmo do HALFORD, mas facilmente caberiam alguns outros clássicos cantados por Rob à frente do JUDAS e do FIGHT. Obviamente, ficou o "gostinho de quero mais".
Que o Deus do Metal tenha piedade de nós e decida vir mais vezes ao Brasil para abençoar, pessoalmente, seus fiéis seguidores. Amém.
HALFORD – Carioca Club, São Paulo, 24/10/2010
Resurrection
Made In Hell
Locked and Loaded
Drop Out?
Made of Metal
Undisputed
Nailed to the Gun
Golgotha
Fire and Ice +
The Green Manalishi (With the Two-Prong Crown)
Diamonds and Rust
Jawbreaker
There's no Tomorrow
Thunder and Lightning
Cyber World
(BIS)
Heart of a Lion
Saviour
Outras resenhas de Halford (Carioca Club, São Paulo, 24/10/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
O hit de Frejat que homens demoraram a sacar o sentido: "As mulheres foram mais rápidas"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Metallica: James Hetfield comenta sobre egos, Mustaine, Load e homossexualidade
Pastora Sarah Sheeva, filha de Baby e Pepeu, afirma que Coldplay é música do capeta
A condição imposta pelo Rush para aceitar que Dinho Ouro Preto entrevistasse a banda


Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Ihsahn detalha conversas com Rob Halford para projeto de black metal: "Falamos disso desde 2001"
A faixa definitiva do Motorhead não é "Ace of Spades" nem "Overkill", de acordo com Rob Halford
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



