Xandria: uma apresentação memorável em São Paulo
Resenha - Xandria (Tribe House, São Paulo, 29/08/2009)
Por Diego Camara
Postado em 01 de setembro de 2009
Fotos: Leandro Anhelli
Uma bela noite de sábado em São Paulo. Um clima agradável, entre 15 e 20 graus, algo cada vez mais comum no inverno, não espantou o público que veio à Tribe House em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, para ver a banda alemã de metal XANDRIA pela primeira vez no Brasil.
O público chegou sem pressa ao local, que abriu suas portas com uma hora e meia de antecedência. Na hora do espetáculo a casa, bastante pequena e alternativa, estava cheia, com algo em torno de 500 pessoas que vieram para o único show da banda em terras nacionais.
O atraso e o calor dentro do local, que não possuía um bom sistema de ventilação, deixaram o público um pouco nervoso e impaciente para o início do show. Mesmo assim isso não desanimou nem um pouco os fãs da banda, que entrou no palco com 40 minutos de atraso abrindo com a ótima música "A New Age", que representa bem o momento do XANDRIA, vivendo uma nova era após a saída da vocalista Lisa Middelhauve e a entrada de Kerstin Bischof, que já é conhecida por alguns pelas suas colaborações com a banda alemã AXXIS.
A banda se mostrou bastante preparada e entrou com ótima energia, boa parte dela graças ao público que, embora pequeno, tinha o barulho e a animação de milhares. A qualidade do som não começou tão bem, as guitarras soavam muito altas e a voz de Kerstin estava um pouco abafada, algo que foi rapidamente corrigido pela equipe técnica.
Marco Heubaum, guitarrista do grupo, pareceu no início bastante impressionado com a força e o amor que o público transmitiu. Acredito que eles poucas vezes viram um público tão fervoroso quanto o que estava ali naquela noite, que cantou junto com Kerstin em "Emotional Man" e em praticamente todas as músicas, sem cansar por um instante sequer.
Falando em voz, Kerstin se mostrou bastante confiante e com uma grande potência e alcance vocal durante todas as 18 músicas. Se algum dos fãs da banda ainda duvidava das capacidades dela ou sentia saudades de Lisa, viu que Kerstin não deixa nada a desejar. Com grande personalidade ela não somente cantou, mas interpretou todas as músicas do XANDRIA e aplicou nelas seu próprio estilo, utilizando inclusive algumas passagens guturais e rasgadas durante a apresentação, além de mostrar que fala português como ninguém (ok, não tanto assim).
As 18 músicas tocadas formaram um setlist bastante sólido e composto por todos os quatro álbuns da banda. Grandes sucessos do XANDRIA como "Eversleeping" e "Now & Forever" não ficaram de fora, e as músicas pareceram satisfazer o público de uma maneira geral. A banda também tocou "Valentine", nova música que fará parte do próximo álbum e que está sendo apresentada durante a turnê da América do Sul.
Após tocar a música "India", a banda saiu por alguns minutos, voltando logo depois para o bis. Neste momento o guitarrista Philip Restemeier pegou o microfone e, falando em bom português, contou ao público que já morou no Brasil por alguns meses, que ama nossa terra e que sempre sonhou voltar para cá como um grande artista de rock. Como ele mesmo disse, e respondeu o público, parece que conseguiu. O XANDRIA fechou seu show com as ótimas "Vampire", "Firestorm" e com o sucesso "Ravenheart".
Uma apresentação memorável, de grande qualidade, que se dependesse do público poderia ter durado mais umas 4 horas, dada a empolgação no final do show. Quem foi ao Tribe House, apesar das condições humildes do local, teve boas horas de entretenimento e viu uma banda que está em altíssimo nível, com ótima qualidade e com vontade de crescer mais e mais, mostrando o porquê do XANDRIA ser considerado uma das melhores bandas do cenário do metal gótico mundial.
Setlist:
1. A New Age
2. Now & Forever
3. Emotional Man
4. Save My Life
5. Snow-White
6. Ginger
7. The Lioness
8. On My Way
9. Eversleeping
10. Salome
11. Fight Me
12. Valentine
13. The End of Every Story
14. In Love With The Darkness
15. India
--------------------------------------------------
16. Vampire
17. Firestorm
18. Ravenheart
Xandria é:
Kerstin Bischof – Vocal Principal
Marco Heubaum – Segunda Voz, Guitarra, Teclado
Philip Restemeier – Guitarra
Nils Middelhauve – Baixo
Gerit Lamm – Bateria












Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram


Alegando falta de pagamento, Xandria cancela turnê pela América Latina
O grande problema do Within Temptation atual, segundo Ambre do Xandria
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


