Circle II Circle: Noite memorável para órfãos do Savatage de São Paulo
Resenha - Circle II Circle (Hangar 110, São Paulo, 14/06/2008)
Por Alexandre Cardoso
Postado em 17 de junho de 2008
O momentâneo fim de atividades do Savatage gerou duas ótimas bandas: o Jon Oliva's Pain, do tecladista e mentor da banda, Jon Oliva; e também o Circle II Circle, capitaneada pelo fantástico ex-vocalista do Sava, Zakk Stevens. Como o som de ambas as bandas é, obviamente, muito parecido com o som do Savatage, os fãs não ficaram totalmente órfãos. E no último sábado, dia 14 de junho, o Hangar 110 recebeu o terceiro show da turnê brasileira do Circle II Circle.
Fotos: Alexandre Cardoso
Os paulistas do Seventh Seal foram os primeiros a subirem no palco, e a banda focou seu show nos sons do seu último álbum, "Days of Insanity". O som estava ruim, e não fez justiça à qualidade técnica dos músicos. Mas os caras não se abalaram e, apesar da tímida recepção do público, fizeram uma grande apresentação do seu heavy metal direto e sem firulas, bastante influenciado por Judas Priest, com destaque para o guitarrista Tiago Claro, que além de tocar bem, agita pra caramba, e também para o vocalista Ricardo Peres, com sua potente voz. As músicas do novo álbum funcionam muito bem ao vivo, e com certeza o Seventh Seal deixou uma boa impressão junto ao público.
Circle II Circle - Mais Novidades
As expectativas para o show do Circle II Circle eram muitas, não apenas pelo fato da banda tocar alguns sons do Savatage, mas principalmente pelo carisma e grande talento do vocalista Zakk Stevens. Por isso, quando o show teve início com "All That Remains", do segundo álbum da banda "Middle of Nowhere", a ovação que o cara recebeu da galera enlouquecida não foi nenhuma surpresa. E a proximidade do público com a banda, justamente pelo tamanho do Hangar 110, tornou o show ainda melhor.
Todos os músicos são muito simpáticos em cima do palco, e ficaram empolgados durante todo o show. Os guitarristas Evan Christopher e Andy Lee tocam pacas e suas guitarras conversam muito bem, o baixista Paul Michael Stewart agita sem parar, com caras e bocas, e executa os backing vocals muito bem; o batera Robert Drennan toca com muita vibração e pegada, sempre com um sorriso no rosto.
E Zakk Stevens é um frontman como poucos: aquele palco foi pequeno pra ele. Ele cantou absurdamente bem, provando que tudo que se fala sobre sua voz é verdade. Ele também abaixava-se para cumprimentar os fãs - e também aproveitou para beijar as mãos de algumas meninas, afinal, o cara não é bobo!
Obviamente, ele estava muito feliz por estar de volta ao Brasil, a São Paulo, pois a última vez havia sido há 10 anos, com o Savatage (na turnê do "The Wake of Magellan"). E, expressando seu sentimento, disse num português cheio de sotaque: "Do Caralho, São Paulo!". Logo mais, "Do Caralho" foi o mantra durante o resto da noite, entoado pelo público várias vezes, algo bem engraçado.
Dizer que as músicas do Savatage foram pontos altos do show seria óbvio, mas os fãs também estiveram lá pelas músicas do Circle II Circle. A banda deu ênfase à divulgação do novo álbum "Delusions of Grandeur", com "Fatal Warning", "Waiting", "Dead of Dawn", "Soul Breaker" e "Forever". Do álbum "Burden of Truth" (2006), tivemos "Revelations", "Evermore", "Messiah" e "Live as One".
"Watching in Silence", do álbum de mesmo nome, foi executada com Zakk na voz e Paul ao piano, numa versão acústica cantada por todos os presentes. Na sequência, "If I Go Away", do álbum "Streets" do Savatage, teve grande interpretação de Zakk. No final da música, muitos aplausos e gritos para Criss Oliva, o falecido guitarrista do Savatage.
Um fã subiu ao palco e, visilmente emocionado, ajoelhou-se diante de Zakk e fez uma referência. Ainda levantou, deu um baita abraço no cara e falou "I love you, man! You're the best!" ou algo parecido. Com certeza, um momento marcante nesse grande show e que arrancou aplausos efusivos dos presentes.
A sequência final foi só com músicas do Savatage ("Edge of Thorns", "Taunting Cobras", "Follow Me", "If I Go Away" e "He Carves His Stone"), que "derrubaram" o local. O encerramento do show ocorreu com uma pequena troca na formação, quando Zakk foi pra bateria e o batera Robert Drennan assumiu os vocais para o cover de "TNT", do AC/DC.
Depois que o show acabou, os músicos desceram do camarim e atenderam os fãs; foram bem solícitos, conversando, dando autógrafos e tirando fotos. Zakk foi o último a aparecer, pois estava dando uma entrevista para um programa de TV. Ainda assim, atendeu quem pôde antes de entrar na van para ir embora, já do lado de fora do Hangar.
Foi uma noite memorável para os fãs do Circle II Circle, de Zakk Stevens e claro, do Savatage. A banda ficou tão contente com o show que já se especula o retorno dos caras em Novembro desse ano. E se a próxima turnê fosse junto com o Jon Oliva's Pain? Vale a pena aguardar!
Set-list "Seventh Seal":
- Seventh Seal
- Trial images
- King of Lies
-The miles have between us
- Mistake in love
- Souls reaper
- Pleasure of sin
Set-list "Circle II Circle":
- All That Remains
- Sea of White
- Waiting
- Darkness Rising
- So Many Reasons
- Solo de bateria (Robert)
- Heal You
- Live as One
- Fatal Warning
- Soulbreaker
- Messiah
- Solo de guitarra (Andy)
- Revelations
- Dead of Dawn
- Forever
- Watching in Silence
- if I Go Away
- He Carves His Stone
- Follow Me
- Taunting Cobras
- Edge of Thorns
- TNT







Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
O detalhe que muitos ignoram e é o que Gary Holt mais admira em Slash
Vocalista Brian Ross (Satan, Blitzkrieg) passará por "cirurgia para salvar sua vida"
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Metallica será homenageado como Parceiro Visionário pela Cruz Vermelha
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns


My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


