Campinas: Nosferatu, Clenched Fist e Dominus Praelii
Resenha - Dominus Praelii, Nosferatu (Hammer Rock Bar, Campinas, 27/04/2007)
Por Glauco Silva
Postado em 04 de maio de 2007
Noite de gala para os fãs do Metal oitentista em Campinas, com três excelentes representantes do gênero: os já consagrados paranaenses do Dominus Praelii, os paulistanos do Clenched Fist, e a prata da casa - o quarteto Nosferatu.
Fotos: Letícia Abreu
Após a mesma introdução de "Conan, o Bárbaro" que abre sua demo de 2003, o quinteto Clenched Fist domina o palco fazendo mais do que jus ao lema que pregam: REAIS HEADBANGERS ROMPENDO OS TEMPOS... tudo remete aos tempos áureos do Metal clássico dos anos 80 - do visual spikes, couro, tênis branco cano longo e cinturões de bala, até cada acorde (os de 'Into The Fire' já nasceram clássicos!) despejado pelos guitars Nicko e Ricardo.
A cozinha de Will (D) e Chris (B) mostra uma pegada muito forte e precisa, com nítida influência de ícones do NWOBHM e medalhões como o antigo Grave Digger e Running Wild. O vocal Vagner mostra afinação e potência... uma combinação, no mínimo, essencial pra quem quer seguir essa trilha revivalista. Apresentaram as músicas de sua demo de 2003, "Into The Fire", e deixaram seu recado no interior. Detalhe: normalmente a 1ª banda não entusiasma muito a galera, mas esta data foi uma feliz exceção!
Na seqüência, sem muita enrolação, o Nosferatu - agora como quarteto - adentra o palco. Devo confessar que não esperava muito, pois tinha assistido a uma apresentação da banda há alguns anos e não fiquei nada impressionado. No entanto, tem coisas que somente a estrada faz: nesse ínterim, a banda evoluiu MUITO, conseguindo imprimir uma identidade própria e muito energética ao som que fazem.
Com presença de palco absolutamente impecável, energia sobrando, e jogando em casa, não podia dar outra: aclamação de todos os bangers presentes, enquanto despejaram sons de suas duas demos sobre nossos ouvidos. Destaque para a grande performance de Hussein Salim, que recentemente assumiu os vocais, além da guitarra, com extrema competência. Os caras têm, com certeza, um futuro promissor - procure acompanhar os próximos shows deles!
Fechando a noite, os cães da estrada do Dominus Praelii (voltavam do Espírito Santo, e passaram por aqui a caminho de Sampa) aproveitaram a fogueira acendida pela banda anterior, não que isso fosse necessário: já são bem conhecidos na região de Campinas, pois voltaram após um longo intervalo sem shows nestas terras. Um set perfeito (nem curto nem longo), baseado em seus dois álbuns, levou o público à loucura, com o pessoal cantando a maioria das músicas junto ao talentoso maníaco Ricardo Pigatto.
Não posso deixar de destacar também a técnica dos guitars Silvio e Evandro, sendo que além de tudo o primeiro se comunica o tempo todo com a platéia, numa lição de humildade e a segurança de quem domina (ops...) completamente seu território.
Uma noite que, se de um lado tinha uma carga pesada - sem trocadilhos - de saudosismo, por outro transpirava honestidade e energia por todos os poros. Vale até a reflexão: será que a coisa anda feia a ponto de bandas contemporâneas preferirem beber na fonte original do Metal, ao invés se aventurarem com experimentalismos?
Enquanto se pensa isso, o público só tem a ganhar com esse grande revival - que, se não valesse apenas como diversão pura, serve também como uma verdadeira lição de História para não esquecermos os mestres de um passado não muito distante... parabéns aos músicos, e também à estrutura/atendimento exemplares que o Hammer proporciona.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
O disco clássico do Megadeth que David Ellefson não ouvia muito - mas passou a admirar
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Atribuir criação do melodic death metal ao Carcass é uma bobagem, segundo Jeff Walker
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
David Ellefson diz que continua amigo de Kiko Loureiro: "não se acovarda ao cancelamento"
King Diamond: As opiniões do rei sobre Satanismo
Vida de rockstar: sexo, drogas e mau comportamento

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



