Campinas: Nosferatu, Clenched Fist e Dominus Praelii
Resenha - Dominus Praelii, Nosferatu (Hammer Rock Bar, Campinas, 27/04/2007)
Por Glauco Silva
Postado em 04 de maio de 2007
Noite de gala para os fãs do Metal oitentista em Campinas, com três excelentes representantes do gênero: os já consagrados paranaenses do Dominus Praelii, os paulistanos do Clenched Fist, e a prata da casa - o quarteto Nosferatu.
Fotos: Letícia Abreu
Após a mesma introdução de "Conan, o Bárbaro" que abre sua demo de 2003, o quinteto Clenched Fist domina o palco fazendo mais do que jus ao lema que pregam: REAIS HEADBANGERS ROMPENDO OS TEMPOS... tudo remete aos tempos áureos do Metal clássico dos anos 80 - do visual spikes, couro, tênis branco cano longo e cinturões de bala, até cada acorde (os de 'Into The Fire' já nasceram clássicos!) despejado pelos guitars Nicko e Ricardo.
A cozinha de Will (D) e Chris (B) mostra uma pegada muito forte e precisa, com nítida influência de ícones do NWOBHM e medalhões como o antigo Grave Digger e Running Wild. O vocal Vagner mostra afinação e potência... uma combinação, no mínimo, essencial pra quem quer seguir essa trilha revivalista. Apresentaram as músicas de sua demo de 2003, "Into The Fire", e deixaram seu recado no interior. Detalhe: normalmente a 1ª banda não entusiasma muito a galera, mas esta data foi uma feliz exceção!
Na seqüência, sem muita enrolação, o Nosferatu - agora como quarteto - adentra o palco. Devo confessar que não esperava muito, pois tinha assistido a uma apresentação da banda há alguns anos e não fiquei nada impressionado. No entanto, tem coisas que somente a estrada faz: nesse ínterim, a banda evoluiu MUITO, conseguindo imprimir uma identidade própria e muito energética ao som que fazem.
Com presença de palco absolutamente impecável, energia sobrando, e jogando em casa, não podia dar outra: aclamação de todos os bangers presentes, enquanto despejaram sons de suas duas demos sobre nossos ouvidos. Destaque para a grande performance de Hussein Salim, que recentemente assumiu os vocais, além da guitarra, com extrema competência. Os caras têm, com certeza, um futuro promissor - procure acompanhar os próximos shows deles!
Fechando a noite, os cães da estrada do Dominus Praelii (voltavam do Espírito Santo, e passaram por aqui a caminho de Sampa) aproveitaram a fogueira acendida pela banda anterior, não que isso fosse necessário: já são bem conhecidos na região de Campinas, pois voltaram após um longo intervalo sem shows nestas terras. Um set perfeito (nem curto nem longo), baseado em seus dois álbuns, levou o público à loucura, com o pessoal cantando a maioria das músicas junto ao talentoso maníaco Ricardo Pigatto.
Não posso deixar de destacar também a técnica dos guitars Silvio e Evandro, sendo que além de tudo o primeiro se comunica o tempo todo com a platéia, numa lição de humildade e a segurança de quem domina (ops...) completamente seu território.
Uma noite que, se de um lado tinha uma carga pesada - sem trocadilhos - de saudosismo, por outro transpirava honestidade e energia por todos os poros. Vale até a reflexão: será que a coisa anda feia a ponto de bandas contemporâneas preferirem beber na fonte original do Metal, ao invés se aventurarem com experimentalismos?
Enquanto se pensa isso, o público só tem a ganhar com esse grande revival - que, se não valesse apenas como diversão pura, serve também como uma verdadeira lição de História para não esquecermos os mestres de um passado não muito distante... parabéns aos músicos, e também à estrutura/atendimento exemplares que o Hammer proporciona.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Baterista explica motivo pelo qual não participará de turnê tributo da banda de Ace Frehley
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Como a banda R.E.M. mudou completamente a perspectiva de Eddie Vedder sobre música
O Deus da Guitarra que Ritchie Blackmore não curtia: "prefiro quando ele canta"
A droga pesada que John Lennon e Yoko usaram pelo "que os Beatles faziam com a gente"


365 celebrou os 472 anos de São Paulo com show memorável no CCSP
Inocentes em Sorocaba - Autenticidade em estado bruto - Uma noite nada inocente para se lembrar
Katatonia em SP - experiência tenazmente preservada com brasa quente na memória e no coração
Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



