Shaaman: Show com Scelerata e Magician em Porto Alegre
Resenha - Shaaman e Scelerata (Auditório Araújo Viana, Porto Alegre, 10/04/2005)
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 10 de abril de 2005
Fotos por Leo Caobelli.
Um domingo quente que estava marcando de uma vez por todas o início da World Reason Tour, turnê em que a banda Shaaman está divulgando o seu mais recente disco, "Reason". Críticas e comentários sobre este novo disco você pode conferir na resenha do meu amigo Maurício Gomes Angelo, que detalhou muitíssimo bem quais são as novidades nesta nova fase da banda e as suas intenções com este novo álbum, que eu, sinceramente, pouco conhecia até o dia do show. Mas por falar em show, vamos direto ao assunto.
Sem muito atraso a primeira banda a entrar no palco foi a gaúcha Magician, que já está a algum tempo mostrando o que virá em seu primeiro disco, já sendo gravado e com lançamento a cargo da Megahard Records. É heavy metal direto, com algumas doses de experimentalismos progressivos e dotes melódicos. Dan Rubin (vocal), Renato Osorio e Cristiano Schmitt (guitarras), Elizandro Max (baixo) e Zé Bocchi (bateria) em pouco mais de meia hora desfilaram apenas uma música da sua conhecida demo "Brief Magic Story" (a faixa intitulada "Prime Evil" que abriu o show), passando por músicas de destaque como "Underworld Terror", "Reach Out for the Light" (cover do Avantasia) e as duas ótimas "Minstrel’s Domain" e "Siege of Zelgian". Realmente a Magician comprova a cada show ser um destaque à parte da cena gaúcha. Site oficial: www.magician.com.br.
Na seqüência veio outra banda gaúcha de renome, a Scelerata. Carl Casagrande (vocal), Bruno Sandri (guitarra), Magnus Wichmann (guitarra, ex-Holyfire), Gustavo Strapazon (baixo) e Francis Cassol (bateria) apresentaram pela primeira vez a nova fase da banda, após a fusão com a extinta banda Holyfire. Um show impecável, mas assim como a primeira banda que se apresentou, um pouco prejudicado pelo som do Auditório Araújo Viana, ainda um pouco embolado e sendo ajustado para o show principal da noite. Destaque para as composições "Holyfire", "My Paradise", o cover para Flight of Icarus (Iron Maiden), a nova "Wings to Fly" e "Adonai". A Scelerata também já está preparando o seu primeiro CD, para sair em breve. Site oficial: www.scelerata.com.
Começando por volta das 22h40 o show do Shaaman abriu com "Turn Away", para mim uma das melhores músicas deste novo disco. Por ser pesada, perfeita para a abertura dos shows desta nova turnê. Um público que certamente estava perto de duas mil pessoas, na sua maioria esmagadora jovens, curiosamente já tinha na ponta da língua algumas letras deste novo CD. Com um som já regulado e em um volume agradável tratando-se de heavy metal, a apresentação de Andre Matos (vocal), Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo), Fabio Ribeiro (teclado) e Ricardo Confessori (bateria) deu ênfase para os dois discos da precoce carreira do Shaaman, trazendo do "Ritual" as músicas "Distant Thunder", "Time Will Come", "For Tomorrow", "Pride" e a própria "Ritual", deixando para o bis "Here I Am". Nem preciso falar que todos agitaram demais nestas músicas, talvez o "Ritual" por completo seja o ponto mais alto de qualquer show futuro do grupo... Já quanto ao novo material, ainda pudemos conferir "Innocence" (a balada e novo ‘hit’, com certeza), "Trail of Tears", "Reason", "Scarred Forever" e "Iron Soul" (outro grande destaque), que fechou a apresentação antecipadamente.
Antecipadamente? Exatamente. A banda ainda tinha previsto cerca de 25 minutos de show quando a administração do Araújo Viana decretou o fim do espetáculo. Ficou realmente a impressão que faltou algo, mas isto não chega a ser um fator comprometedor para tornar a apresentação ruim. Pelo contrário, acho que todos saíram do Araújo Viana com a sensação de desejo saciado e dever cumprido. Parabéns à produção independente deste grande show, que ficou a cargo da Abstratti Produtora. E um parabéns especial para o público gaúcho, que comprovou ser um dos melhores do país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
A pior música do melhor disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence; "Péssima"
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços


ShamAngra anuncia o show "The Maestro" celebrando o legado de Andre Matos
A música de Ozzy Osbourne que foi tocada ao vivo por Angra e Shaman
Para Andre Matos, Shaman poderia ser maior que o Angra
Cinco separações que balançaram o universo da música pesada
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


