Titãs e a atualidade de "Desordem"
Por Helton Grunge
Postado em 29 de dezembro de 2024
No final do ano de 1987, chegava às lojas um dos melhores álbuns do Rock Nacional: a banda Titãs lançava o grandioso Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987). O trabalho trazia a mesma agressividade do seu anterior, Cabeça Dinossauro (1986), junto de elementos modernos para a época, contando com bateria eletrônica e sintetizadores. Um álbum que contava com cada lado do vinil soando bem diferente do outro.
Porém, uma música ali chama bastante a atenção: estou falando de Desordem, faixa que traz os problemas do Brasil da época. O engraçado é que os problemas dos dias atuais são os mesmos (ou pelo menos bem parecidos). Se analisarmos bem, várias frases daquele momento podem se encaixar com o que vivemos hoje.
"São sempre os mesmos governantes, os mesmos que roubaram antes" ou "Tudo tem que virar óleo para por na máquina do estado": tendo em vista o grande aumento de impostos e os retornos precários que recebemos com isso, essa letra se torna mais atual do que podemos imaginar. É como se tivéssemos progredido (como progredimos), mas que após isso voltássemos a cair nos mesmos erros. E, sim, caímos.
Infelizmente, nós como população não aprendemos a exigir nossos direitos e acabamos aceitando todo e qualquer discurso vazio. É justamente isso que faz com que o Brasil não seja a potência que poderia e deveria ser.
Desordem traz consigo os problemas que o Brasil enfrentava nos anos oitenta, saindo de uma ditadura que trouxe problemas para o país e que não o deixou se desenvolver como outros que cresceram bastante na mesma época. Porém, se analisarmos bem, nos dias atuais nos encontramos em uma situação bem semelhante: aumento excessivo e exagerado de impostos, aumento desenfreado dos preços de itens básicos do nosso cotidiano e promessas vazias.
Manter a ordem é importante, porém, será que não enxergamos que com o rumo que o país adotou para seguir, iremos à falência? Algo deve ser feito e urgente, pois cometemos os mesmos erros e hoje pagamos por eles. Ainda há tempo. Não muito, mas há. Espero que não sejamos apenas mais alguns que acreditamos no futuro, mas sim, que possamos viver um futuro melhor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Ihsahn explica por que o Emperor não fará novos álbuns: "não dá para competir com isso"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI

A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Youtuber explica como foram todas as saídas de todos os integrantes do Titãs
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Próximo EP do Sepultura tem balada escrita em parceria com dois músicos dos Titãs
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião



