O rock é pai de tudo
Por Agmar Raimundo
Fonte: Site "O Esboço do Calabouço"
Postado em 31 de maio de 2018
O Rock é a celebração entre as forças mais poderosas da sociedade – a cultura e a atitude.
Não existe na música, num todo, nicho mais amplo e propício onde se pode ao mesmo tempo experimentar ousar introduzir elementos de culturas medievais com possibilidades pós-apocalípticas, ou simplesmente ousar uma inesperada junção de uma tribo indígena com uma banda de thrash metal. Em que mundo poderíamos imaginar uma cantora de música sertaneja fazer uma feat. com uma banda de Metal? Pois então, apesar dos factoides e estereótipos sobre o radicalismo e preconceitos envolvendo o meio do Metal, a cena é mais aberta do que muitos pensam.
Através do rock o ser humano consegue expressar seus instintos mais latentes: a emoção, a agressividade, o virtuosismo e a liberdade de expressão. É num show de rock que se aprende o verdadeiro significado da expressão "exorcizar os demônios". No rock não existe o "eu", o Ser, o ego, essa coisa egocêntrica não é bem-vinda; é sempre "nós", nunca é impessoal. Os roqueiros, metaleiros, headbangers, "trues", punks, qualquer outra designação que já inventaram para rotular aqueles que não se rendem ao "mainstream" são na verdade uma grande fraternidade mundial. Não existem torres de babel no rock, falamos uma só língua – R’N’R.
Apenas com alguns gestos e/ou maneiras de agir se pode identificar um outro de sua tribo: visual preto, camisas de bandas, cabelos longos, pessoas quietas demais, geralmente com um livro na mão, aqueles com muitas tatuagens, jaquetas jeans repletas de bottons e coturnos provavelmente são do mundo do rock. Alguns com cabelos moicanos como os punks também são fáceis de se identificar. São estilos de vestir, mas também pode ser um modo de protesto contra alguma coisa, quem sabe? Muitos, é claro, utilizam-se desses acessórios como moda – são os posers – mas nunca vingam.
O rock é o incômodo da sociedade moralista, pois foi criado para quebrar suas regras, dogmas e valores. Muito já tentaram impor proibições absurdas; imputar culpa por supostos suicídios induzidos por influência de suas letras. Na verdade, o rock salva, poderíamos dizer que é mais que uma religião – é uma necessidade vital. A música seria entediante e totalmente perecível, como produtos de supermercados que compramos olhando sempre a validade se não existisse o rock. Graças a ele o mundo aprendeu qual o real significado do que é protestar, das manifestações – lembremos Woodstock e a Guerra do Vietnã; o punk inglês e a monarquia; o rock nacional e a Ditadura. É só pegar as letras das músicas e ver qual carga de intelectualismo estão presentes em seu contexto.
O rock nos deu as tietes, os fã-clubes, os grandes espetáculos em arenas. Nada do que acontece na música pop e comercial que vende milhões em shows, merchandising e álbuns, DVD’s seria possível sem as grandes bandas de rock. Portanto, como disse Raul: "O diabo é pai do rock" e o rock é pai de tudo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981
As três bandas de rock que a MTV tocava, mas diretora não curtia o som
A opinião do fenômeno Mike Portnoy do Dream Theater sobre Aquiles Priester


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



